Volkswagen e Microsoft trabalham juntas pela condução automatizada

A empresa de software Car.Software Organization do Grupo Volkswagen se juntou à outra grande empresa de softwares de computador, a Microsoft para desenvolver uma Plataforma de Condução Automatizada (PCA) baseada em nuvem no Microsoft Azure.

Notícias
4 meses atrás
Volkswagen e Microsoft trabalham juntas pela condução automatizada

A Volkswagen e a Microsoft têm sido parceiras estratégicas desde 2018 na Volkswagen Automotive Cloud, juntas vão entregar experiências de condução automatizada em escala global ainda mais rapidamente. O projeto irá aumentar a eficiência dos sistemas de assistência ao motorista (SAAM) e alavancar funções ainda mais tecnologias de condução automatizada para modelos das marcas do Grupo Volkswagen.

O futuro está próximo

Empresas irão construir uma Plataforma para trazer mais inovações para os carros do Grupo
Empresas irão construir uma Plataforma para trazer mais inovações para os carros do Grupo

Com a condução automatizada e um avançado sistema de assistência ao motorista, os passageiros do veículo poderão desfrutar de uma mobilidade ainda mais confortável com total segurança, e ainda reduzirão os congestionamentos.

Além disso, a conectividade em nuvem através dos serviços de acesso da Azure permitirá que os veículos da Volkswagen recebam novos itens independentemente do hardware para incrementar continuamente a experiência dos ocupantes.

No entanto, não será uma tarefa fácil, construir essas soluções requer recursos computacionais em grande escala. Para o treinamento, simulação e validação de funções da condução automatizada será preciso um gerenciamento diário de petabytes de dados, que vão desde as condições das estradas e condições meteorológicas até a detecção de obstáculos e o comportamento do motorista. Também dependerá de bons algoritmos de aprendizado de máquina, que sejam capazes de aprenderem com bilhões de quilômetros percorridos, tanto reais quanto simulados.

“Ao transformarmos o Grupo Volkswagen em um provedor digital de mobilidade, estamos visando aumentar continuamente a eficiência de nosso desenvolvimento de software. Estamos construindo nossa Plataforma de Condução Automatizada com a Microsoft para simplificar o trabalho de nossos desenvolvedores através de um ambiente de engenharia escalável e baseado em dados. Combinando nossa ampla expertise no desenvolvimento de soluções de condução conectada com o know-how da Microsoft sobre nuvem e engenharia de software, vamos acelerar a entrega de serviços de mobilidade seguros e confortáveis”, afirma Dirk Hilgenberg, CEO da Car.Software.

“Esta é a próxima evolução de nosso trabalho com o Grupo Volkswagen para aperfeiçoar sua transformação em um provedor de mobilidade baseado em software”, diz Scott Guthrie, vice-presidente executivo da Cloud + AI da Microsoft. “A força da Microsoft Azure e suas capacidades de computação, dados e Inteligência Artificial permitirão à Volkswagen entregar mais rapidamente soluções confiáveis de condução automatizada aos seus clientes.”

E é por isso que a Car.Software e a Microsoft irão trabalhar juntas, a partir do “ensinamentos dos quilômetros percorridos”, a fim de simplificar a experiência dos desenvolvedores. Tudo isso através de uma base de dados reais de tráfego dos veículos da Volkswagen, assim como dados de simulações.

Todos os serviços de computação, gerenciamento de dados e aprendizado de máquina do Microsoft Azure serão essenciais para a criação de um único ambiente de desenvolvimento em nível global para a Car.Software. A nova Plataforma de Condução Automatizada que será construída pela Car.Software e a Microsoft, servirá para ajudar no tempo de desenvolvimento e a gerenciar com eficiência esse grande volume de dados.

Ambas as empresas pretendem permitir aos parceiros de tecnologia construir ferramentas e serviços que se integrem à plataforma para aprimorar a criação de soluções de Condução Autônoma e Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista.

Para aumentar o desenvolvimento interno de software para automóveis, o Grupo Volkswagen vai investir cerca de 27 bilhões de euros em digitalização até 2025. O início da produção está planejado para 2022, todas as funções desenvolvidas de Condução Automatizada (CA) e o Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (SAAM) serão testadas, lançadas e operadas através da frota de veículos do Grupo.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?