O Volkswagen Fox, lançado em 2003, é um dos modelos mais conhecidos da marca no Brasil, mantendo uma boa aceitação no mercado de usados. Com a produção finalizada em 2022, o Fox permanece como uma escolha popular entre os consumidores que buscam um carro acessível e confiável. Sua longevidade se deve à robustez do projeto, oferecendo versões equipadas e um custo de manutenção considerado baixo para sua categoria.
Uma das versões mais buscadas é a Comfortline, que oferece um pacote de equipamentos atraente, como faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros e traseiros, e sistema de som com entradas auxiliares. Além disso, o motor 1.6 EA111, com até 104 cv, garante um desempenho adequado, sendo uma escolha preferida em relação ao motor 1.0, que é considerado menos potente.
Outro destaque é a versão Highline, com motor 1.6 16V de 120 cv, que proporciona uma performance mais vigorosa. O modelo também se destaca pelo câmbio manual de cinco ou seis marchas, dependendo da versão. No entanto, é importante ressaltar que o câmbio automatizado I-Motion pode apresentar problemas de trancos nas marchas, o que requer atenção na hora de adquirir o veículo.
Entre as vantagens do Fox, seu espaço interno é frequentemente elogiado pelos proprietários, além da posição elevada de dirigir, que melhora a visibilidade. No entanto, o ar-condicionado não era item de série em todas as versões, e algumas unidades podem ser encontradas sem esse equipamento essencial, dependendo do ano e da versão.
Modelos como a versão aventureira Track, com motor de 1 litro e três cilindros, são indicados para quem busca uma opção mais econômica. Esse motor é uma evolução do EA111 e oferece um desempenho superior ao anterior, além de ser mais eficiente no consumo de combustível.
No mercado de usados, os preços do Fox variam de acordo com a versão e o estado de conservação. Modelos 2015 podem ser encontrados a partir de R$ 31.000, sendo a versão Trendline uma das mais acessíveis. A versão Connect, lançada em 2018, é outra opção interessante para quem busca um hatch compacto bem equipado, com itens como central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de volante multifuncional.
Apesar de suas qualidades, o Fox não está isento de defeitos. O motor 1.6 16V é conhecido pelo consumo elevado de óleo, um problema que pode estar relacionado aos retentores de válvula ou aos anéis raspadores de óleo nos pistões. Além disso, a suspensão dianteira pode apresentar desgaste nas bieletas da barra estabilizadora, resultando em ruídos, mas esse é um reparo de baixo custo.
Outro ponto de atenção é a possível desvalorização do modelo, uma vez que ele saiu de linha recentemente. Para quem busca um carro com câmbio automático de verdade, o Fox pode não ser a melhor opção, pois seu câmbio automatizado não é tão eficiente quanto um automático convencional.
Em termos de segurança, o Fox não deixa a desejar, com versões equipadas com sensores de estacionamento e controle de tração. Contudo, é importante verificar se o veículo passou pelos recalls que a Volkswagen realizou para correção de falhas no alternador e na fixação do volante.
Para os fãs de carros aventureiros, a versão Xtreme, lançada em 2018, trouxe um visual robusto, com apliques plásticos nas portas e racks no teto, além de volante multifuncional revestido em couro e câmera de ré. No entanto, ela é uma das versões menos populares do modelo.
O Volkswagen Fox continua sendo uma opção atraente para quem busca um carro usado acessível, espaçoso e com bom custo-benefício. Com atenção aos defeitos recorrentes e aos recalls realizados, o modelo pode atender bem a quem procura um hatch compacto para uso urbano.
O Volkswagen Fox saiu de linha em 2022, encerrando um ciclo de quase 20 anos de produção no Brasil. As últimas versões comercializadas foram o Fox Connect 1.6 e o Fox Xtreme 1.6, ambas equipadas com o motor 1.6 de 104 cv. O modelo, que sempre se destacou pela praticidade e robustez, teve sua produção descontinuada como parte da estratégia da Volkswagen de renovar sua linha com carros mais modernos e alinhados com as tendências do mercado automotivo.
A versão Connect foi bem equipada, oferecendo itens como central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sensores de estacionamento e volante multifuncional. Já a versão Xtreme, voltada para um público que buscava um visual mais aventureiro, trazia apliques plásticos nas laterais, rack no teto e detalhes exclusivos no design. Essas últimas versões mantiveram o Fox relevante até seus momentos finais de produção.
Mesmo após o encerramento da produção, o Fox ainda é muito procurado no mercado de usados, principalmente pelas versões finais, que oferecem um bom custo-benefício e uma lista interessante de equipamentos de série. Além disso, sua manutenção acessível e a vasta oferta de peças contribuem para que o modelo continue sendo uma escolha atraente para quem busca um hatch compacto.
Fonte: Volkswagen, Wikipedia, Webmotors e OLX.