Volkswagen Golf Variant Usada: Preço, espaço e desempenho que todo SUV queria ter

A VW Golf Variant, embora tenha passado despercebida no mercado, apresenta uma série de características que a tornam uma escolha sólida entre os veículos usados. Com motor 1.4 TSI, versões Comfortline e Highline, bom espaço interno e tecnologia avançada, oferece desempenho consistente e robustez.
Publicado em Volkswagen dia 20/09/2024 por Alan Corrêa

A VW Golf Variant, lançada no Brasil em 2015, chegou para preencher a lacuna deixada pela Jetta Variant e logo se posicionou como uma opção interessante para famílias que buscavam espaço e praticidade sem abrir mão de um design elegante e de tecnologia. Com versões Comfortline e Highline, o modelo não recebeu o reconhecimento merecido no mercado de novos, mas tem ganhado destaque entre os carros usados.

As primeiras unidades, equipadas com motor 1.4 TSI a gasolina, rendem 140 cv e 25,5 kgfm de torque, associadas ao câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,3 segundos, mostrando um bom desempenho tanto em ambiente urbano quanto em rodovias. O consumo também agrada, com médias de 11,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada.

No entanto, a atualização do modelo em 2017 trouxe algumas mudanças que nem todos os consumidores aprovaram. O motor passou a oferecer 150 cv com a introdução da versão flex, mas o câmbio DSG foi substituído por um automático convencional de seis marchas. A suspensão traseira multilink, que proporcionava maior estabilidade e conforto, deu lugar a um eixo de torção mais simples.

O motor 1.4 TSi tem 150 cv a 4500 rpm e torque de 25,5 kgfm a 1500 rpm. Ele é equipado com injeção direta e turbocompressor, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos.
O motor 1.4 TSi tem 150 cv a 4500 rpm e torque de 25,5 kgfm a 1500 rpm. Ele é equipado com injeção direta e turbocompressor, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos.

Apesar disso, a Golf Variant manteve suas qualidades, como o excelente acabamento interno e o amplo espaço. Seus 2,63 metros de entre-eixos oferecem conforto para cinco ocupantes, e o porta-malas tem capacidade de 605 litros, podendo ser expandido para até 1.620 litros com os bancos rebatidos. Esses atributos fazem dela uma opção prática e robusta para quem busca um carro familiar.

A versão Highline é a favorita entre os compradores de usados, graças aos seus itens de série que incluem ar-condicionado digital bizona, volante multifuncional, bancos de couro, faróis bixenônio e teto solar. Já a Comfortline, embora mais simples, não deixa a desejar com equipamentos como assistente de partida em rampa, sete airbags e controle de estabilidade (ESP).

Ainda assim, é importante destacar alguns problemas recorrentes relatados por proprietários. O câmbio DSG, por exemplo, tem um histórico de funcionamento irregular, especialmente em pisos acidentados, além de trepidações e desgaste nas embreagens. Os custos de reparo podem variar entre R$ 8.000 e R$ 25.000, dependendo da gravidade do problema. Outro ponto de atenção são os pneus e rodas de 17 polegadas, mais suscetíveis a danos, além de relatos de bolhas nas laterais dos pneus devido a desalinhamento.

O teto solar, presente nas versões mais equipadas, também requer cuidado. Falhas na vedação podem provocar oxidação e mofo no forro do teto, exigindo manutenção frequente. Estalos e trancos ao abrir ou fechar são sinais de sujeira ou lubrificação inadequada nos trilhos.

Mesmo com esses pontos de atenção, a VW Golf Variant se destaca pela dirigibilidade semelhante à do hatch Golf, com uma suspensão firme e direção direta. Ela se mostra confiável tanto na cidade quanto em viagens longas, onde o espaço e a estabilidade fazem a diferença. Isso é evidenciado pelo depoimento de proprietários, que elogiam o veículo pela segurança proporcionada pelos sete airbags e pela economia de combustível, tanto em trajetos urbanos quanto rodoviários.

Outro ponto que chama a atenção é a capacidade de manutenção do modelo. Graças à simplicidade de sua construção, a Variant pode ser mantida até mesmo por reparadores independentes, o que contribui para reduzir os custos de manutenção, tornando-a uma opção ainda mais atraente no mercado de usados.

Entre os modelos disponíveis, a versão Comfortline manual de 2016 é a mais rara, mas pode agradar aos entusiastas da direção que preferem o controle proporcionado pelo câmbio manual de seis marchas. Por outro lado, a versão automática continua sendo a mais procurada devido à sua praticidade e conforto.

No mercado de usados, os preços da VW Golf Variant variam consideravelmente. Modelos de 2015 e 2016 podem ser encontrados por valores em torno de R$ 80.000 a R$ 85.000, enquanto as versões mais recentes, de 2017 e 2018, ultrapassam os R$ 110.000, dependendo da versão e do estado de conservação.

Mesmo não tendo o mesmo apelo dos SUVs, a VW Golf Variant se apresenta como uma opção confiável e prática para quem busca um veículo familiar com bom desempenho e espaço interno. Sua manutenção relativamente simples e o conforto proporcionado pela suspensão multilink nas primeiras versões são pontos fortes que podem fazer a diferença na hora da compra.

Ao escolher uma Variant usada, é importante observar os pontos de desgaste mais comuns, como o câmbio DSG e o teto solar, além de garantir que os recalls, como o de atualização do software de iluminação para os modelos de 2016 e 2017, tenham sido realizados.

Para quem deseja fugir da popularidade dos SUVs e busca uma opção com espaço, desempenho e um bom nível de equipamentos, a VW Golf Variant é uma escolha sólida e bem equilibrada no mercado de carros usados.

Preços aproximados do VW Golf Variant

  • 2015 – Preço Aproximado: R$ 75 mil até R$ 83 mil
  • 2016 – Preço Aproximado: R$ 83 mil até R$ 89 mil
  • 2017 – Preço Aproximado: R$ 90 mil até R$ 92 mil
  • 2018 – Preço Aproximado: R$ 88 mil até R$ 119 mil

Desempenho, motor e potência

A transmissão automática de 6 marchas com conversor de torque e tração dianteira combinada com direção elétrica garante um desempenho suave e eficiente na estrada.
A transmissão automática de 6 marchas com conversor de torque e tração dianteira combinada com direção elétrica garante um desempenho suave e eficiente na estrada.

O desempenho desse veículo é reconhecido pela combinação de um motor com turbo e uma transmissão eficiente. Ele é equipado com um motor de quatro cilindros, que oferece potência suficiente para enfrentar tanto o trânsito urbano quanto estradas em alta velocidade. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em cerca de 9,3 segundos, sendo uma boa resposta para uma proposta familiar e robusta. A tração dianteira e a transmissão automatizada de dupla embreagem, com sete marchas, garantem uma condução suave, ajudando a manter o conforto e o controle ao dirigir. Embora algumas versões tenham adotado um câmbio automático de seis marchas, a configuração inicial é considerada superior por sua eficiência. A plataforma utilizada neste modelo oferece uma boa distribuição de peso, o que melhora a estabilidade e o comportamento em curvas. A direção é direta e precisa, o que facilita manobras em diferentes tipos de terreno. Esse equilíbrio entre desempenho e praticidade é um dos grandes atrativos do veículo.

Consumo e autonomia

O consumo é um dos pontos positivos do modelo, com médias que o tornam competitivo em relação a outros veículos familiares. No ambiente urbano, ele alcança cerca de 11,7 km/l, enquanto em rodovias o consumo pode chegar a 14,8 km/l. O bom desempenho do motor turbo, aliado à transmissão eficiente, contribui para uma economia satisfatória de combustível, o que é um ponto de destaque para quem busca um veículo econômico sem abrir mão de potência. A autonomia é reforçada pelo tanque de combustível com boa capacidade, permitindo longas viagens sem a necessidade de paradas frequentes para reabastecimento. Isso o torna uma escolha interessante para famílias que buscam um carro para viagens longas, além do uso cotidiano na cidade.

Interior

O interior acomoda 5 ocupantes e o porta-malas tem capacidade de 605 litros. As dimensões incluem comprimento de 4562 mm, largura de 1799 mm e altura de 1468 mm.
O interior acomoda 5 ocupantes e o porta-malas tem capacidade de 605 litros. As dimensões incluem comprimento de 4562 mm, largura de 1799 mm e altura de 1468 mm.

O interior do veículo é espaçoso, com foco no conforto dos ocupantes. Os 2,63 metros de entre-eixos garantem um bom espaço interno para cinco passageiros, sem comprometer o conforto de quem viaja no banco traseiro. O acabamento interno é de alta qualidade, proporcionando uma sensação agradável ao dirigir. O porta-malas, com capacidade de 605 litros, se destaca como um dos maiores da categoria, oferecendo espaço suficiente para viagens em família. Quando os bancos traseiros são rebatidos, essa capacidade aumenta significativamente, atingindo até 1.620 litros. Isso o torna uma escolha prática para quem precisa de espaço adicional para bagagens, equipamentos ou compras volumosas.

A carga útil do veículo, embora não seja o foco principal, também é um ponto a ser considerado, já que sua estrutura robusta permite o transporte de cargas com facilidade. O sistema de ar-condicionado é eficiente e conta com saídas para os bancos traseiros, melhorando o conforto de todos os ocupantes.

Medidas

A suspensão traseira multilink é uma das características que se destacam nas versões iniciais do modelo, proporcionando maior estabilidade e conforto em diferentes tipos de terreno. No entanto, em versões mais recentes, esse sistema foi substituído por um eixo de torção, o que gerou algumas críticas devido à redução na suavidade da condução. Ainda assim, a suspensão dianteira continua eficiente, absorvendo bem as irregularidades do solo. O peso do veículo é de aproximadamente 1.357 kg, o que, aliado ao motor turbo e à transmissão de dupla embreagem, garante um desempenho adequado em diversas condições. As dimensões generosas também contribuem para o conforto dos passageiros e para a capacidade de carga do porta-malas.

O sistema de freios é eficaz, com discos nas quatro rodas, garantindo boa resposta e segurança. Contudo, há relatos de perda de eficiência dos freios em situações de uso intenso, algo que deve ser levado em consideração por motoristas que costumam fazer viagens longas em estradas. As rodas de 17 polegadas são padrão em muitas versões, oferecendo uma boa aderência ao solo, mas também são suscetíveis a danos, especialmente em terrenos acidentados.

Ficha Técnica do Volkswagen Golf Variant Highline 1.4 TSi AT 2018

A suspensão dianteira independente McPherson e traseira de eixo de torção, com freios a disco ventilado na frente e sólido atrás, são complementados por pneus 205/55 R16.
A suspensão dianteira independente McPherson e traseira de eixo de torção, com freios a disco ventilado na frente e sólido atrás, são complementados por pneus 205/55 R16.

Geral

  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Perua
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 7
  • Plataforma: MQB

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão e escape
  • Cilindrada unitária: 349 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 74,5 mm
  • Razão de compressão: 10:1
  • Curso do pistão: 80 mm
  • Deslocamento total: 1.395 cm³
  • Potência máxima: 150 cv a 4500 rpm
  • Código do motor: EA211
  • Torque máximo: 25,5 kgfm a 1500 rpm
  • Peso/potência: 8,85 kg/cv
  • Torque específico: 18,3 kgfm/litro
  • Peso/torque: 52,0 kg/kgfm
  • Potência específica: 107,5 cv/litro
  • Rotação máxima: 6300 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: AQ250
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,9 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Altura do flanco dianteiro: 113 mm
  • Traseiros: 205/55 R16
  • Altura do flanco traseiro: 113 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4562 mm
  • Largura: 1799 mm
  • Distância entre-eixos: 2635 mm
  • Altura: 1468 mm
  • Bitola dianteira: 1549 mm
  • Bitola traseira: 1519 mm
  • Porta-malas: 605 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso: 1327 kg
  • Carga útil: 533 kg
  • Reboque sem freio: 640 kg
  • Reboque com freio: 1700 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 207 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,1 s

Consumo

  • Urbano: 7,5 km/l (álcool), 11,1 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 8,8 km/l (álcool), 13 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 375 km (álcool), 555 km (gasolina)
  • Rodoviária: 440 km (álcool), 650 km (gasolina)

Equipamentos do Volkswagen Golf Variant Highline 1.4 TSi AT 2018

Equipamentos de segurança incluem freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina. Para conforto, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro e sistema start-stop.
Equipamentos de segurança incluem freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina. Para conforto, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro e sistema start-stop.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED (opcional)
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Alerta de colisão frontal (opcional)
  • Indicador de fadiga (opcional)
  • Assistente de farol alto (opcional)
  • Frenagem automática de emergência (opcional)
  • Vetorização de torque

Conforto

  • Ar-condicionado automático, com zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Ajuste do volante em altura e profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebativeis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico (opcional)
  • Teto panorâmico (opcional)
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido e rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas e no porta-luvas
  • Chave presencial
  • Porta-luvas climatizado
  • Sistema start-stop
  • Recuperação de energia cinética

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS (opcional)
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Leitor de cartão de memória

Fonte: Volkswagen, Webmotors, Motor1 e iCarros.