Volkswagen reduz versões do Polo para dar espaço ao novo SUV VW Tera

A Volkswagen mudou o jogo: o Polo 2026 perdeu versões e ganhou foco. Com apenas quatro opções, o hatch abre espaço para o SUV Tera. Menos combinações, mesma estratégia: ajustar o portfólio para não concorrer com ele mesmo e manter relevância entre hatches e SUVs de entrada.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias e Volkswagen dia 10/04/2025

A Volkswagen iniciou uma reestruturação em sua linha de compactos no Brasil, e o Polo será diretamente impactado por essa mudança. O hatch, que atualmente é um dos modelos mais vendidos da marca no país, passará por uma redução significativa de versões a partir da linha 2026. Essa movimentação tem como principal motivador o lançamento do novo SUV compacto Tera, previsto para chegar ao mercado nacional entre maio e junho.

Pontos Principais:

  • Volkswagen reduz versões do Polo 2026 para quatro configurações.
  • Motivo da mudança é a chegada do novo SUV compacto Tera.
  • Somente duas combinações de motor e câmbio serão oferecidas.
  • Versões intermediárias, incluindo MPI e Comfortline, saem de linha.
  • Polo Track terá motor 1.0 aspirado; Sense e Highline usam motor turbo.
  • Tera usará o mesmo motor 1.0 aspirado e parte de preço semelhante ao Polo MPI.

Conforme relatos de concessionários e informações obtidas junto a fontes do setor, o Polo deixará de oferecer as versões intermediárias, ficando apenas com quatro opções de acabamento. A fabricante já comunicou oficialmente a mudança, e essa nova estratégia busca evitar a sobreposição de preços e públicos entre o hatch e o utilitário esportivo, que terá motorização semelhante em suas versões de entrada.

A Volkswagen reposicionou o Polo 2026, que agora será vendido em apenas quatro versões. A decisão prepara o terreno para o lançamento do SUV compacto Tera nos próximos meses.
A Volkswagen reposicionou o Polo 2026, que agora será vendido em apenas quatro versões. A decisão prepara o terreno para o lançamento do SUV compacto Tera nos próximos meses.

Essa reorganização também afeta diretamente a disponibilidade de determinadas configurações mecânicas e impacta a oferta do motor 1.0 MPI no portfólio da marca. Com isso, o consumidor verá uma simplificação na gama, o que reflete uma tentativa de racionalizar a linha de produtos e adaptar a estrutura às exigências de mercado e à chegada de novos modelos.

Reposicionamento da linha Polo

O Volkswagen Polo 2026 será oferecido apenas em quatro versões: Track, Robust, Sense e Highline. Essa mudança representa uma redução em relação à linha 2025, que contava com sete variantes no total, incluindo as opções MPI, TSI e Comfortline, além da já extinta GTS.

A exclusão das versões intermediárias é resultado da baixa procura por esses modelos e do reposicionamento do hatch no portfólio da marca. A versão Robust continuará existindo, mas voltada exclusivamente para vendas diretas, especialmente a frotistas, sendo oferecida como um pacote específico derivado da configuração Track.

A versão Highline permanecerá como a opção mais completa da linha, mantendo-se como a única com acabamento superior. Sua manutenção na linha se justifica por representar uma alternativa mais equipada e com motorização turbo, ainda que haja uma diferença considerável de preço em relação ao Polo Sense.

  • Polo Track 1.0 MPI – R$ 95.790
  • Polo Robust 1.0 MPI – R$ 95.790 (venda direta)
  • Polo Sense 170 TSI – R$ 107.990
  • Polo Highline 170 TSI – R$ 131.650

Motorização e combinações disponíveis

Com o enxugamento da linha, o Polo passa a contar com apenas duas opções de motorização. A versão de entrada Track, junto com a Robust, utilizará o motor 1.0 MPI aspirado flex, capaz de entregar 84 cv de potência e torque de 10,3 kgfm, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

Já as versões Sense e Highline utilizarão o motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de seis marchas. Essa simplificação nas configurações mecânicas elimina a oferta anterior de câmbio manual nas versões turbo, que existia nas variantes TSI e Comfortline.

A decisão afeta também a presença do motor MPI no mercado. Com a retirada do Polo MPI do portfólio, essa motorização fica restrita à versão Track, até que o SUV Tera seja lançado oficialmente. O Tera também utilizará esse motor em sua configuração de entrada, o que indica uma continuidade da aplicação da unidade 1.0 aspirada no segmento de entrada da marca.

Chegada do SUV Tera e impactos no portfólio

O lançamento do Volkswagen Tera está agendado para ocorrer entre maio e junho de 2025. O modelo ocupará uma faixa de mercado semelhante à das versões intermediárias do Polo, motivo pelo qual essas variantes foram excluídas. O novo SUV utilizará o mesmo motor 1.0 aspirado com câmbio manual na versão de entrada, e deve ter preço inicial estimado na casa dos R$ 100 mil.

Com o Tera posicionado nesse patamar de preço, o objetivo da Volkswagen é consolidar o Polo como um modelo mais acessível em sua configuração de entrada, enquanto o Tera assume o papel de intermediário entre o hatch e os SUVs maiores da marca. A expectativa é que a versão topo de linha do Tera custe aproximadamente R$ 140 mil, ultrapassando ligeiramente o valor cobrado pelo Polo Highline.

Essa movimentação também ajuda a evitar a competição interna entre modelos da própria marca, permitindo um alinhamento mais claro entre os públicos-alvo de cada veículo. O Polo se concentra no consumidor que busca um carro compacto com boa relação entre custo e entrega, enquanto o Tera mira nos que desejam um SUV compacto com visual e posição de dirigir elevada.

Fim da versão GTS e transição estratégica

A estratégia de simplificação da gama do Polo não é novidade. Antes mesmo da chegada do Tera, a Volkswagen já havia retirado do catálogo a versão GTS, que trazia o motor 1.4 turbo de 150 cv e os faróis IQ.Light. Essa decisão foi tomada para abrir espaço na linha esportiva da marca para o Nivus GTS, que ocupará o papel de modelo com apelo mais dinâmico.

A reestruturação também é acompanhada por movimentações industriais. Com a maior demanda por versões de entrada como o Track, a marca passou a fabricar esse modelo em mais de uma planta, buscando atender ao volume de vendas nas vendas diretas e também ao público PCD.

Apesar de todos os ajustes, o Polo ainda mantém sua relevância no mercado nacional, sendo um dos hatches mais emplacados no Brasil. A nova configuração da linha, com menos versões e foco nas motorizações 1.0 MPI e 1.0 TSI, visa manter essa posição ao mesmo tempo em que a marca amplia sua oferta de SUVs com o Tera.

Fonte: Volkswagen, Terra, Autoo e QuatroRodas.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo com foco em análises, lançamentos, testes e novidades do setor. Produzo conteúdo especializado e atualizado para o Carro.Blog.Br.