O segmento de SUV’s costuma ser o mais movimentado nestes últimos anos no setor automobilístico.
O lançamento de um SUV sempre ajuda na propagação de uma marca. Sabendo disso, a Volkswagen irá trazer para o Brasil a Tarek que desembarca por aqui em meados de 2020 e 2021 com uma missão: Bater a líder do segmento Jeep Compass.
Seu design adotará um formato mais quadrado, dando a impressão que foi esculpido em um bloco maçico, talvez por isso que a Volkswagen apresenta esse design com o nome de “Rock Cutting”, ou esculpido na rocha em português.
As rodas modelo Tomahawk, lanternas traseiras com efeito tridimensional, os retoques mais esportivo e a grade frontal em formato de trapézio invertido são pontos interessantes do visual do Tarek.
O interior do Tarek é, sem dúvidas, um dos mais completos da linha Volkswagen. Por se tratar de um veículo entre o T-Cross e o Tiguan, seu acabamento acaba sendo de excelente qualidade.
Sistema de som da Beats, quadro de instrumentos de 10 polegadas, multimídia podendo ser de 8, 10 ou 13 polegadas, bancos em couro, teto solar, vários porta objetos mais um espaço interno muito bom resultam em um veículo sofisticado para bater de frente com a Compass, mas ainda inferior ao Tiguan.
Os motores disponíveis no Tarek devem ser alguns já conhecidos dos brasileiros: 1.4 150 cv e 25,5 kgfm na versão 250 TSI, e o 2.0 do 330 TSI, que gera 186 cavalos.
O motor 1.4 possivelmente virá com o (Velho) câmbio Tiptronic de seis velocidades e o 2.0 com o DSG de dupla embreagem.
É evidente que a Tarek tem um potencial incrível para ser explorado pela Volkswagen, visto que pertence a uma gama do mercado que cresce cada vez mais. Suas tecnologias, seu design e sua faixa de preço são atrativos para quem pretende comprar um veículo deste porte.
O futuro é promissor, só resta saber se futuramente conseguirá ter o mesmo sucesso de vendas que o Jeep Compass, que mesmo custando acima dos 100 mil reais consegue ser o 11º carro mais vendido do Brasil.