A Volkswagen confirmou o lançamento do VW Tera, seu mais recente SUVW, que chega ao Brasil em 2025. Com uma estratégia de lançamento amplamente divulgada e participativa, o novo modelo promete ser um marco para a marca ao abrir um novo segmento no mercado brasileiro, acompanhando o crescente sucesso da linha de SUVs da Volkswagen no país. O nome “Tera” remete à tecnologia e ao conceito inovador da proposta, e foi escolhido após uma campanha interativa que contou com a colaboração do público, gerando mais de 700 milhões de visualizações nas redes sociais da marca.
O VW Tera foi apresentado pela primeira vez no Rock in Rio, em setembro, quando apareceu camuflado e cercado por uma estrutura de LED glass que destacava o design dos faróis, a silhueta e detalhes das rodas. Esse lançamento inicial gerou grande expectativa e curiosidade entre os visitantes do festival, que podiam ver de perto o conceito visual do novo SUV enquanto a marca revelava alguns detalhes da proposta.
“SUVW” é um termo criado pela Volkswagen que combina “SUV” (Sport Utility Vehicle) com “VW” (Volkswagen), destacando a linha de SUVs da marca, como T-Cross, Nivus e Taos. Essa nomenclatura enfatiza a identidade e inovação dos utilitários esportivos da Volkswagen.
Com desenvolvimento e produção realizados no Brasil, o Tera integra o compromisso da Volkswagen de investir em novos produtos e expandir sua linha até 2028. A estratégia da marca inclui a introdução de 16 novos modelos, visando consolidar sua posição de liderança no mercado de SUVs, setor no qual já conta com modelos como T‑Cross, Nivus, Taos e Tiguan. Com o lançamento do Tera, a Volkswagen busca não apenas ampliar seu portfólio, mas também capturar novos públicos com um SUV que, além de inovador, é totalmente conectado.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, destacou o nome como uma escolha robusta e representativa da filosofia do novo SUV, que carrega o “T” em seu nome, tradição que permeia os SUVs da marca globalmente. Segundo ele, o Tera chega como um “divisor de águas” no mercado e deve se consolidar como mais um sucesso da linha SUVW.
A campanha para a escolha do nome do Tera contou com intensa participação digital, incluindo sugestões de nomes com até cinco letras feitas pelos seguidores da Volkswagen. Para aumentar a interação, a marca utilizou inteligência artificial para transformar algumas sugestões em animações, o que gerou ainda mais engajamento online.
O novo modelo será produzido na planta da Volkswagen em Taubaté (SP), o que também reforça o compromisso da empresa com a produção nacional e com o desenvolvimento de produtos que atendam diretamente às demandas e preferências do mercado local. Além do mercado interno, há expectativa de que o Tera venha a ser exportado para outros países, considerando o potencial de ampliação da linha SUVW.
A Volkswagen, que já lidera as vendas no segmento de SUVs no Brasil, visa com o Tera ampliar essa liderança e oferecer uma linha ainda mais completa ao público brasileiro. O Tera se soma ao portfólio, que inclui o T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, que seguem bem posicionados no mercado e respondem pela alta representatividade da marca entre os consumidores.
No lançamento inicial do Rock in Rio, o Tera foi apresentado em uma estrutura de LED com tecnologia de transparência e efeitos holográficos. Esse recurso permitiu que os visitantes observassem a assinatura de luzes do modelo, dando uma prévia do estilo e da identidade visual. A recepção do público foi positiva, com grande interesse no estande da marca durante o festival.
Com uma campanha que utilizou múltiplos canais, a Volkswagen alcançou milhões de visualizações e interações, aproveitando o sucesso do Rock in Rio e o engajamento digital. Agora, o próximo passo é a produção em série, que deve iniciar em breve para que o lançamento esteja disponível ao público em 2025.
Ao longo dos próximos meses, mais informações sobre o VW Tera devem ser divulgadas, incluindo aspectos técnicos, configurações e opções de conectividade, além de eventuais funcionalidades exclusivas que reforcem o apelo tecnológico do modelo.