Volkswagen Tera chega em 2025 e poderá ter motor 1.0 flex do VW Polo Track

Volkswagen planeja lançar o SUV Tera em março de 2025. O modelo, que poderá ser fabricado em Taubaté (SP), deverá contar com motores 1.0 aspirado e turbo, e design inspirado em SUVs europeus.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 12/12/2024

O Volkswagen Tera poderá ser lançado no Brasil em março de 2025, sendo planejado como um dos principais destaques da marca no próximo ano. O modelo nacional de entrada está sendo desenvolvido para disputar espaço no segmento de SUVs compactos e poderá ser fabricado em Taubaté (SP), compartilhando a plataforma MQB-A0 com outros modelos como Polo, T-Cross e Nivus. O Tera também deve ser exportado para outros mercados da América Latina.

Pontos Principais:

  • Volkswagen Tera poderá ser fabricado em Taubaté (SP) com base na plataforma MQB-A0.
  • Versão de entrada deve contar com motor 1.0 aspirado de até 84 cv e câmbio manual de cinco marchas.
  • Versões superiores serão ser equipadas com motor 1.0 turbo flex de até 116 cv e câmbio automático ou manual.
  • O design é inspirado nos SUVs europeus, com produção voltada ao mercado latino-americano.

O Tera deverá ser oferecido com opções de motorização pensadas para atender diferentes perfis de consumidores. A versão de entrada deve contar com o motor 1.0 aspirado de até 84 cv (etanol) e câmbio manual de cinco marchas. As versões superiores devem ser equipadas com o motor 1.0 turbo flex de até 116 cv, podendo ser combinado com câmbio automático de seis marchas ou manual.

Volkswagen poderá lançar o SUV Tera em 2025, fabricado em Taubaté. O modelo de entrada poderá ter motores 1.0 aspirado e turbo, com foco no mercado de SUVs compactos e custo competitivo.
Volkswagen poderá lançar o SUV Tera em 2025, fabricado em Taubaté. O modelo de entrada poderá ter motores 1.0 aspirado e turbo, com foco no mercado de SUVs compactos e custo competitivo.

O modelo deverá ter como diferencial seu preço competitivo, sendo posicionado como uma das opções mais acessíveis da categoria no Brasil. Essa estratégia poderia ser semelhante à adotada pela Citroën com o Basalt, que conta com motor 1.0 em versões de entrada.

Quanto ao design, o Tera deverá apresentar características inspiradas em SUVs europeus da Volkswagen. Na dianteira, os faróis de LED serão semelhantes aos do novo Nivus, mas com alterações na assinatura visual. A grade frontal e o para-choque poderão remeter ao Tiguan, enquanto a traseira vai apresentar lanternas em LED unidas por uma barra horizontal sem iluminação, com a placa posicionada no para-choque.

No interior, o Tera deverá seguir o padrão visual da marca, mas com um layout completamente novo. Ainda não foram divulgadas imagens do acabamento interno, mas espera-se um foco em funcionalidade e conforto.

Fonte: Terra e AutoMaisTV.