O Volkswagen Jetta é um sedan de porte médio cheio de conforto, tecnologia e segurança. Em sua nova geração conta com um motor turbo sensacional, que entrega toda eficiência energética ainda em rotações baixas, o que diminui o consumo de combustível.
Atualmente no Brasil só temos uma versão do Volkswagen Jetta, a Hightline, com preço inicial sugerido de R$ 111.770, aproximadamente. O valor é alto, mas o modelo oferece tanta tecnologia e segurança, com uma motorização tão esplêndida, que o custo/benefício fica equilibrado.
O novo Jetta conta com o motor 2.0 TSI de 210 cv de potência (apenas a gasolina) aliado ao câmbio automático DSG de 6 velocidades com função Tiptronic, ou seja, possibilidade de troca manual sequencial pelas Paddles Shift. Uma motorização simplesmente fantástica.
Com essa motorização, o modelo oferece respostas muito mais rápidas, reduz o consumo de combustível significativamente, e ainda evita boa parte do barulho do motor dentro da cabine, especialmente na estrada.
O modelo conta com uma excelente central multimídia, instalada numa tela touchscreen de 8 polegadas, com recursos de conectividade com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, além de serviços como: comando de voz, bluetooth, SD-Card, conexão USB e Aux-In, sistema de navegação, entre outros.
Para completar o sistema, o Jetta traz o volante multifuncional, pelo qual é possível controlar os principais recursos do veículo sem tirar as mãos do volante. Além disso, o modelo conta com câmera de ré integrada à central multimídia.
Os retrovisores externos do Jetta contam com muita tecnologia. Eles estão equipados com luzes indicadoras de direção, ajuste elétrico, sistema de aquecimento para evitar de ficar embaçado, função Tilt-down que inclina para baixo o espelho do retrovisor direito quando a ré é engatada, e são rebatidos automaticamente quando o veículo é travado.
Outra vantagem é o ar condicionado Dual Zone, que permite escolher até duas temperaturas simultaneamente dentro do veículo, de maneira que motorista e passageiro podem ter a temperatura que melhor atenda as necessidades individuais. A indicação da temperatura é digital, de modo que pode-se escolher a temperatura exata para cada um.
O teto solar elétrico deixa o céu a um botão de distância, e além de permitir uma visão transparente acima das cabeças, possibilita mais entrada de ar e luz dentro do veículo, deixando o ambiente muito mais agradável.
Com o sistema Kessy a chave só tem a função de acompanhar o condutor, mas ela não precisa ser utilizada para destravar o veículo ou para acionar o seu motor, basta que sua presença seja reconhecida pelo sensor de aproximação.
O sensor de fadiga é capaz de perceber, pelas reações ao volante, como está o cansaço do motorista, emitindo sinais visuais e sonoros para o advertir e sugerir que pare o veículo par ase recompor ou descansar, conforme seja necessário.
O Jetta ainda conta com outros itens de segurança, entre eles o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) que ajuda o motorista a não perder o controle do veículo em situações extremas.
Tem também o Hill Assist que impede que o veículo recue numa subida pelo tempo necessário par tirar o pé do freio e acionar o acelerador.
Por fim, conta ainda com o Park Pilot, que funciona como um sensor de estacionamento traseiro mais sofisticado, pois indica na tela da central multimídia a distância do obstáculo que se encontra atrás do veículo.
O modelo é bastante completo, e traz uma lista de itens de série de fazer inveja: