Yamaha Ténéré 700 2025: Lançamento na Europa e Chegada ao Brasil

A Yamaha Ténéré 700 2025 chega à Europa com melhorias no design e tecnologia, incluindo versões tradicional e Rally, esta com foco off-road. O modelo traz novo farol LED, tanque rebaixado, painel TFT de 6,3 polegadas com GPS, conectividade e controle de tração ajustável. O motor CP2 de 690 cm³ agora possui modos de potência. Prevista para pré-venda no Brasil em 2025, a Ténéré 700 estará disponível em duas cores e com preços a definir.
Publicado por Alan Corrêa em Yamaha dia 5/11/2024

A Yamaha lançou a linha 2025 da Ténéré 700 na Europa, oferecendo aprimoramentos tanto no design quanto na tecnologia da motocicleta. Com duas versões disponíveis, a tradicional e a Rally, a nova Ténéré promete agradar diferentes perfis de motociclistas, atendendo tanto aqueles que utilizam a moto no dia a dia quanto os adeptos de aventuras off-road. O lançamento também antecipa a chegada do modelo ao mercado brasileiro, onde está prevista uma pré-venda para o início de 2025.

A versão Rally destaca-se por adaptações voltadas para uso em terrenos irregulares, com componentes que aumentam a capacidade de enfrentar condições off-road. No entanto, ainda não foi confirmado se o mercado brasileiro receberá a versão atualizada da Ténéré 700 2025 ou se serão mantidas características do modelo anterior.

Design da Ténéré 700 2025

A Yamaha Ténéré 700 2025 chega ao mercado europeu com melhorias em design e tecnologia, oferecendo duas versões: a tradicional e a Rally, esta última especialmente voltada para uso off-road.
A Yamaha Ténéré 700 2025 chega ao mercado europeu com melhorias em design e tecnologia, oferecendo duas versões: a tradicional e a Rally, esta última especialmente voltada para uso off-road.

O design da Ténéré 700 2025 é inspirado em motocicletas de rally, buscando maximizar funcionalidade e ergonomia. A estrutura da motocicleta é elevada, destacando-se pela dianteira robusta e pela traseira compacta, oferecendo uma posição de pilotagem que facilita a condução em terrenos variados. A moto é projetada para proporcionar estabilidade e conforto ao piloto.

O farol LED foi redesenhado, e o para-brisa foi elevado, melhorando a visibilidade e a proteção contra o vento. Além disso, o tanque de combustível da nova Ténéré 700 foi reconfigurado, apresentando um perfil mais baixo, o que contribui para o equilíbrio e facilita o manuseio da motocicleta. Essas alterações no design foram feitas com o intuito de melhorar a experiência de pilotagem em diferentes tipos de terreno.

A versão Rally também conta com um para-lama dianteiro elevado, que visa oferecer maior eficiência em terrenos desafiadores. Esse diferencial, junto com a suspensão aprimorada, reforça o caráter off-road do modelo Rally, proporcionando uma experiência de condução mais adequada a quem busca superar terrenos difíceis.

Tecnologia e Painel de Instrumentos

O design da Ténéré 700 2025 inspira-se em motos de rally, com estrutura elevada, farol LED redesenhado, para-brisa mais alto e tanque de combustível rebaixado para melhor equilíbrio.
O design da Ténéré 700 2025 inspira-se em motos de rally, com estrutura elevada, farol LED redesenhado, para-brisa mais alto e tanque de combustível rebaixado para melhor equilíbrio.

O modelo 2025 da Ténéré 700 incorpora avanços tecnológicos com um novo painel de instrumentos. A moto agora conta com uma tela TFT colorida de 6,3 polegadas, que oferece funcionalidades adicionais para o piloto. Entre as inovações, estão a conectividade, uma porta USB-C e um sistema de navegação GPS, que facilita o planejamento e acompanhamento de rotas.

O sistema de controle de tração da Ténéré 700 é ajustável, oferecendo segurança adicional em condições variáveis. Além disso, o modelo vem equipado com um sistema de freios ABS, que pode ser desligado quando o piloto preferir. Essa flexibilidade permite que o condutor personalize a configuração de acordo com o terreno, o que é especialmente útil para quem utiliza a moto tanto em vias pavimentadas quanto em trilhas.

O painel colorido também proporciona uma leitura facilitada das informações, tornando mais simples o monitoramento de dados de desempenho. A conectividade oferece uma experiência atualizada, permitindo que o piloto mantenha-se informado e tenha um suporte adicional durante a condução.

Suspensão e Motor

A suspensão foi aprimorada com um garfo invertido de 43 mm na frente e monoamortecedor na traseira, enquanto a versão Rally inclui componentes KYB que ampliam o deslocamento das rodas.
A suspensão foi aprimorada com um garfo invertido de 43 mm na frente e monoamortecedor na traseira, enquanto a versão Rally inclui componentes KYB que ampliam o deslocamento das rodas.

A nova Ténéré 700 traz melhorias importantes na suspensão. Na dianteira, a moto é equipada com um garfo invertido de 43 mm, que permite ajustes completos, enquanto na traseira o modelo conta com um monoamortecedor revisado. Essas atualizações proporcionam maior estabilidade e absorção de impactos, características valorizadas em terrenos mais desafiadores.

A versão Rally vai além, com peças específicas da KYB que ampliam a capacidade de deslocamento das rodas. Essa configuração é voltada para pilotos que pretendem utilizar a moto em trilhas e caminhos irregulares. As melhorias nas suspensões refletem o compromisso da Yamaha em oferecer uma experiência de pilotagem otimizada, com ajustes que se adaptam a diferentes condições.

O motor da Ténéré 700 mantém-se o CP2 de 690 cm³, reconhecido por sua performance. No entanto, o modelo 2025 inclui o sistema YCC-T, que permite ao piloto escolher entre dois modos de potência: o modo Sport, que oferece respostas mais rápidas, e o modo Explorer, que proporciona uma condução mais suave, ideal para terrenos variados e condições menos previsíveis.

Estética e Cores Disponíveis

O motor CP2 de 690 cm³ permanece na nova Ténéré 700, agora com sistema YCC-T, que permite ao piloto escolher entre dois modos de potência: Sport para respostas rápidas e Explorer para suavidade.
O motor CP2 de 690 cm³ permanece na nova Ténéré 700, agora com sistema YCC-T, que permite ao piloto escolher entre dois modos de potência: Sport para respostas rápidas e Explorer para suavidade.

A estética da Ténéré 700 2025 é marcada pela oferta de cores que ressaltam a proposta da motocicleta. O modelo tradicional estará disponível nas cores Frozen Titanium e Icon Blue, com tonalidades que transmitem uma imagem robusta. Já a versão Rally diferencia-se com uma pintura azul combinada a detalhes dourados, um visual que remete ao uso off-road e adiciona identidade ao modelo.

As cores da motocicleta são parte do apelo visual que a marca Yamaha busca trazer com a Ténéré 700 2025. A escolha das cores também visa atender a diferentes perfis de motociclistas, desde os que utilizam a moto no asfalto até os que buscam enfrentar terrenos mais exigentes.

A Yamaha ainda não divulgou os preços das novas versões, mantendo uma expectativa sobre a chegada do modelo no Brasil. A escolha da versão e dos detalhes específicos para o mercado brasileiro será decisiva para atender às preferências locais, enquanto a pré-venda já é aguardada com interesse pelos entusiastas de motocicletas aventureiras.

Especificações

Motor

  • Tipo de motor: 4 tempos, 2 cilindros, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas
  • Deslocamento: 689 cc
  • Diâmetro x curso: 80,0 x 68,6 mm
  • Taxa de compressão: 11,5 : 1
  • Potência máxima: 54,0 kW (73,4 PS) @ 9.000 rpm
  • Versão de potência limitada: N/A
  • Torque máximo: 68,0 Nm @ 6.500 rpm
  • Sistema de lubrificação: Cárter úmido
  • Tipo de embreagem: Úmida, multi-disco
  • Sistema de ignição: TCI
  • Sistema de partida: Elétrica
  • Sistema de transmissão: Malha constante, 6 marchas
  • Transmissão final: Corrente
  • Consumo de combustível: 4,3 L/100 km
  • Emissão de CO₂: N/A
  • Sistema de combustível: Injeção eletrônica

Chassi

  • Quadro: Estrutura tubular em aço com duplo berço
  • Ângulo de Caster: 27º
  • Trail: 105 mm
  • Sistema de suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido, Ø 43 mm
  • Sistema de suspensão traseira: Suspensão de link, braço oscilante
  • Curso dianteiro: Padrão: 210 mm; Baixo: 190 mm
  • Curso traseiro: Padrão: 200 mm; Baixo: 180 mm
  • Freio dianteiro: Disco hidráulico duplo, Ø 282 mm
  • Freio traseiro: Disco hidráulico simples, Ø 245 mm
  • Pneu dianteiro: 90/90 – 21 M/C 54V
  • Pneu traseiro: 150/70 R 18 M/C 70V

Dimensões

  • Comprimento total: Padrão: 2.370 mm; Baixo: 2.350 mm
  • Largura total: 935 mm
  • Altura total: Padrão: 1.455 mm; Baixo: 1.440 mm
  • Altura do assento: Padrão: 875 mm; Baixo: 860 mm
  • Distância entre eixos: 1.595 mm
  • Altura mínima do solo: Padrão: 240 mm; Baixo: 225 mm
  • Peso em ordem de marcha: 208 kg
  • Capacidade do tanque de combustível: 16,0 L
  • Capacidade do tanque de óleo: 3 L

Tela e Conectividade

  • Tipo de tela: TFT
  • Tamanho da tela: 6,3 polegadas
  • Conectividade com smartphone: MyRide
  • Piloto automático adaptativo: Não
  • Navegação na tela: MyRide com navegação curva a curva

Fonte: Yamaha e OAntagonista.