A Zeekr, montadora chinesa de veículos elétricos e subsidiária do grupo Geely, anunciou o lançamento de seu segundo modelo para o mercado brasileiro: o Zeekr X. O novo SUV urbano totalmente elétrico chega ao país com duas versões de motorização e preços em cerca de R$ 272 mil. Este lançamento ocorre apenas alguns meses após a estreia da marca no Brasil, quando introduziu o sedã esportivo 001.
Pontos Principais:
Com o Zeekr X, a marca busca competir diretamente com SUVs de montadoras estabelecidas, incluindo a Volvo, que oferece o EX30, e a BYD, com o Yuan Plus. A Geely, grupo proprietário da Zeekr, possui participações em marcas renomadas como Volvo e Lotus, o que reforça sua atuação no segmento de veículos elétricos e sustentáveis. O Zeekr X representa o primeiro SUV urbano da marca no Brasil, oferecendo diferentes opções de motorização e tecnologia de ponta.
A previsão da empresa é de que o Zeekr X seja comercializado principalmente na versão topo de linha, chamada Flagship, com expectativa de vendas de até 100 unidades mensais. A marca já disponibilizou concessionárias nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e no Distrito Federal para atender a essa demanda inicial.
O Zeekr X chega ao mercado brasileiro em duas versões de configuração: Premium e Flagship, ambas totalmente elétricas. A principal diferença entre as versões está na motorização. A versão Premium conta com um motor elétrico traseiro de 272 cv e torque de 35 kgfm, enquanto a versão Flagship possui motores nos dois eixos, totalizando 428 cv e torque de 55,3 kgfm.
Essas especificações se traduzem em desempenho diferenciado entre as versões. A Flagship acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcança uma velocidade máxima de 180 km/h, enquanto a Premium oferece uma autonomia de 332 quilômetros com uma bateria de 51 kWh, comparada com a autonomia de 304 km da Flagship, que possui bateria de 66 kWh. Essas diferenças refletem o foco da marca em atender a diferentes perfis de consumidores.
O Zeekr X também utiliza uma arquitetura de 800 volts, permitindo recargas mais rápidas em comparação com veículos convencionais, que operam em até 400 volts. Essa arquitetura é compartilhada com o Volvo EX30, um dos principais concorrentes do Zeekr X, e visa reduzir o tempo necessário para recargas, um diferencial importante no segmento de veículos elétricos.
No mercado brasileiro, o Zeekr X enfrenta concorrência direta de outros SUVs elétricos de marcas bem estabelecidas. Entre os principais concorrentes estão o Volvo EX30, o BYD Yuan Plus e o Neta X. Cada um desses modelos possui características e preços específicos que atraem diferentes perfis de consumidores, criando um cenário de competitividade para o Zeekr X.
O BYD Yuan Plus, com preço de R$ 235.800, é um pouco mais acessível que o Zeekr X. Em termos de dimensões, o Yuan Plus é ligeiramente maior e possui uma potência inferior, com 70 cv a menos que a versão de entrada do Zeekr X. O Volvo EX30, com preços entre R$ 229.950 e R$ 299.950, compartilha a mesma arquitetura de 800 volts do Zeekr X e apresenta medidas mais compactas. Já o Neta X, ainda não disponível no Brasil, é previsto para chegar ao mercado local até o fim de 2024, com uma versão de entrada abaixo dos R$ 200 mil e características dimensionais próximas.
Essas variações tornam o Zeekr X uma opção competitiva, especialmente para consumidores que priorizam potência e tecnologia avançada. A Zeekr espera que a versão Flagship, mais potente, represente 70% das vendas do modelo, seguindo uma tendência observada em outros países da América do Sul, como o Uruguai.
O design do Zeekr X apresenta elementos modernos, com um conjunto óptico que remete aos faróis inspirados em “dentes-de-sabre”, popularizados por modelos da Peugeot. A traseira exibe um estilo minimalista com lanternas de LED e uma barra que conecta as extremidades do carro. A lateral do veículo é destacada pelas rodas de 20 polegadas e uma linha de cintura elevada, com uma acentuada elevação nas janelas traseiras.
Internamente, o Zeekr X compartilha diversas características com o Volvo EX30, como o design minimalista e a ausência de botões no painel central. O controle de funções, como o ar-condicionado e os retrovisores, é feito por meio de uma tela multimídia de 14,6 polegadas, o que reforça a semelhança com os modelos da Tesla. O painel de instrumentos de 8,8 polegadas oferece mais informações ao motorista e é complementado por um head-up display, que projeta dados essenciais no para-brisa.
Os materiais internos incluem couro sintético e superfícies emborrachadas, além de bancos esportivos com ajustes elétricos, que proporcionam uma posição confortável para o motorista. Este design e configuração interna visam atender ao perfil de consumidores que buscam inovação tecnológica e conveniência nos recursos de seu veículo.
Fundada em 2021 pelo grupo Geely, a Zeekr foi criada para atuar no mercado de veículos elétricos com o objetivo de competir com empresas estabelecidas globalmente, como a Tesla. A marca rapidamente expandiu sua presença internacional e, desde então, vendeu mais de 340 mil veículos ao redor do mundo. A Zeekr está presente em mais de 35 países, incluindo Israel, Alemanha, Austrália, Suécia, México, Colômbia, Uruguai e Costa Rica.
No Brasil, a Zeekr já estabeleceu concessionárias em diversos estados e planeja expandir sua atuação nos próximos anos. Além disso, a empresa oferece oito anos de garantia para a bateria e cinco anos para o veículo, com um programa de atendimento emergencial para motoristas que possam ficar sem carga.
Os executivos da Zeekr afirmam que o nome da marca é composto por três elementos que refletem sua missão: “ZE” representa zero ou ponto de partida, “E” simboliza eletrificação, e “KR” faz referência ao elemento químico criptônio, que emite luz quando eletrificado. Esse conceito reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade no mercado de automóveis.
Com a chegada do Zeekr X ao mercado brasileiro, a marca estabelece metas ambiciosas de vendas. A empresa pretende comercializar até 100 unidades do SUV por mês, concentrando a maior parte das vendas na versão Flagship. Segundo Diego Borghi, diretor de vendas da Zeekr para a América do Sul, a expectativa é de que a configuração mais potente atraia a maior parte dos consumidores.
No Uruguai, onde a marca já opera há mais tempo, a distribuição das vendas do Zeekr X ficou em cerca de 60% para a versão Flagship e 40% para a Premium. No Brasil, estima-se uma divisão semelhante para este e para outros modelos que serão lançados. Em termos de infraestrutura, a Zeekr conta com nove concessionárias em território nacional, número consideravelmente inferior às 48 lojas da Volvo, principal concorrente da Zeekr no país.
Essas metas refletem a estratégia da marca de se consolidar no mercado brasileiro e disputar o segmento de SUVs elétricos com marcas já estabelecidas. A presença inicial da Zeekr em grandes centros urbanos pode ser um fator de atração para consumidores interessados em veículos elétricos de alta performance.