210 mil carros devem ser fabricados pela Hyundai por ano

De olho na perspectiva de crescimento do mercado automotivo brasileiro em 2019 e nos expressivos números de vendas de seus modelos nacionais (linha HB20 e Creta), a montadora sul-coreana Hyundai anunciou um aumento de 30.000 carros produzidos por ano em sua fábrica em Piracicaba.
Publicado em Notícias dia 12/04/2019 por Alan Corrêa

De olho na perspectiva de crescimento do mercado automotivo brasileiro em 2019 e nos expressivos números de vendas de seus modelos nacionais (linha HB20 e Creta), a montadora sul-coreana Hyundai anunciou um aumento de 30.000 carros produzidos por ano em sua fábrica em Piracicaba.

Com esta estratégia, a Hyundai planeja notoriamente atingir um patamar maior ainda com seus veículos que, constantemente, estão na lista dos mais vendidos de suas respectivas categorias.

Hyundai Brasil e a fábrica

A história da Hyundai não começou bem em território brasileiro, sendo que a marca tinha seus modelos rejeitados pelo público por conta de seu design exótica à época e a má-fama que a mesma adquiriu em seus primeiros anos por aqui.

Mas este cenário mudou completamente na metade da década passada com a chegada do marcante SUV Tucson, que rapidamente chamou atenção pelo seu belo desgin e credibilidade passada pelo projeto. Em seguida, vieram outros modelos que aproveitaram a boa fama da Tucson como o belo Santa Fé (SUV acima da Tucson para público alvo com maior poder aquisitivo), o Santa Cruz (modelo maior da Santa Fé) e o sucesso do sedan grande Azera, entre outros modelos.

Com o sucesso destes modelos, vieram outros modelos que seguiam a linha mais esportiva da Hyundai como o hatch sensação à época I30, o sedan médio Elantra e o tão lembrado pelo visual agressivo e marcante além do motor decepcionante Veloster.

Com o mercado mais luxuoso indo bem e o nicho intermediário sendo segurado pelo I30, em 2012 a Hyundai decidiu abrir no Brasil uma fábrica em Piracicaba (SP) para a criação de uma linha popular de veículos nacionais, chamados HB20 e HB20S (modelo Sedan).

A linha HB20 é um sucesso desde o seu lançamento, figurando em todos os rankings de vendas de veículos em posições altíssimas, mas começa a sentir o peso de seu design mais antigo (2012), por isso a nova geração prevista para chegar neste ano é tão aguardada.

No final de 2016, a fábrica decidiu entrar na onda dos SUV e lançaram o Creta, que atinge números expressivos em relação aos seus concorrentes, inclusive superando o HR-V em vendas no último ano.

Produção na fábrica

Quando a fábrica de Piracicaba foi aberta, a mesma contava com 2,5 mil funcionários que trabalhavam em 2 turnos e possuía uma capacidade anual de fabricar cerca de 150 mil automóveis ao ano.

Não demorou muito para a linha HB20 cair nas graças do público e, consequentemente, aumentar a demanda pelo mesmo. Com isso, a fábrica decidiu adicionar um terceiro turno, contratando mais 200 funcionários e elevando a fabricação para 180 mil veículos anuais.

No ano passado, a capacidade foi elevada para 190 mil carros por conta dos ganhos pontuais no fluxo de produção, ficando muito claro que a fábrica conseguiria sim aguentar uma maior demanda de produção.

Com este potencial de fabricação nítido e as vendas altas, a Hyundai decidiu investir 125 milhões de reais em tecnologias para aumentar a produção de 36 carros por hora para 42, causando assim um impacto de 30 mil carros produzidos a mais ao final do ano.

Quais os impactos?

Para que este aumento na capacidade de produção valha a pena, a Hyundai deverá oferecer uma maior oferta de veículos tanto da linha HB20 quanto do Creta.

Também vale ressaltar que a já cansada geração do HB20 será deixada de lado para a chegada de uma nova que promete aumentar as vendas ainda mais. Já se preparando para essa futura demanda que com certeza ocorrerá, o investimento para o aumento da produção vai fazer muito bem para a aceitação do veículo, uma vez que sua produção será aumentada e a disponibilidade do veículo quando o comprador vier realizar o ato da compra será maior ainda.