Se tiver uma área onde a crise não foi sentida no Brasil certamente está a venda de carros. A paixão dos brasileiros por automóveis fez com que as montadoras investiram pesado em 2018. Afinal, o domínio da Chevrolet acabou prevalecendo e o Onix venceu pela quarta vez consecutiva.
Quase o dobro, esta foi a vantagem do Onix sobre o seu concorrente mais próximo, o Hyundai HB20. Seguindo o ritmo de campeão de vendas por três anos consecutivos, o Onix desde janeiro já largou na frente e bateu seu próprio recorde de unidades vendidas.
Os hatches médios tiveram um recorde em 2018, mas negativo: a categoria com índice mais baixo de vendas. Aliás, algo que não foi surpresa e que deve ser manter em 2019.
A liderança absoluta do Honda Fit em 2018 quase chegou a ser abalada pela ameaça da Chevrolet Spin.
No mesmo ano que a Volkswagen lançou o Virtus já obteve o segundo lugar e mostrou que pretende em 2019 ameaçar o reinado do Chevrolet Prisma, que deteve a invencibilidade durante o ano inteiro.
Outra categoria com supremacia plena é do Toyota Corolla, com 41,7% do mercado, entre os sedãs médios.
Embora o Ford Ka tenha sido o líder entre os veículos de entrada, o destaque ficou com o Renault Kwid que em seu primeiro ano completo assumiu a terceira posição.
Entre os SUVs, a disputa foi acirrada até final do ano. Afinal prevaleceu a liderança do Hyundai Creta.
Subindo uma categoria acima, para os utilitários premium, se somarmos as unidades vendidas do SW4, ix35, ASX e Sportage a quantidade total não chega nem próximo do domínio absoluto de vendas do Jeep Compass.
Desde 2000 nenhuma novidade abala a liderança do Fiat Strada entre os picapes. Aliás, o próprio Strada mantém sua invencibilidade sem muita inovação.
O resultado final pela disputa dos veículos pelo ranking foi a consolidação da Chevrolet como líder entre as montadoras.