Não é novidade para ninguém que a tendência do mercado automobilístico mundial são os famigerados SUVs. Com uma estatura maior, suspensão elevada e maiores porta-malas, este tipo de veículo vem se tornando febre e queridinho de muitas pessoas e montadoras ao redor do mundo.
Já que ter um SUV no mercado é sinônimo de aumento de vendas, você deve estar se perguntando neste exato momento por que a italiana Fiat não possui um modelo dessa categoria, certo? Bem, na verdade eles até tem, porém no mercado norte-americano. Por lá, transformaram o 500 em um SUV para tentar alavancar as vendas da marca.
A montadora Fiat sediada em Turim (Itália) possuí um grande portfólio de marcas automotivas. Controlada pela família Agnelli, tem como marca “irmã” a Ferrari e no ano de 2014 se fundiu com o Grupo Chrysler (que já pertencia aos italianos desde 2008), originalizando assim a FCA (Fiat Chrysler Automobiles). E não foi apenas a Chrysler comprada neste meio, pois a marca já era dona das gigantes Dodge e Jeep.
Uma marca sendo dona de montadoras de renome como Chrysler, Dodge e Jeep é o suficiente para fazer da Fiat reconhecida no cenário norte americano de veículos, certo? Não exatamente…
Desde sua volta aos EUA em 2009, a marca vem enfrentando muitas dificuldades para conseguir vender seus veículos muito por conta de sua má reputação adquirida na segunda passagem dos italianos pela América do Norte nos anos 50. Até mesmo a Alfa Romeo, clássica montadora de veículos esportivos da Fiat, vem enfrentando problemas para vender seus carros (porém com menos dificuldade por conta de seu renome mundial e pela excelente avaliação do Giulia).
A Fiat até tentou lançar alguns modelos de menor porte no mercado americano como o 124 Spyder e o simpático 500 como conhecemos. O problema é que os americanos não costumam aderir aos carros de pequeno porte (o 500 é menor ainda), fazendo com que o carro fosse muito mal de vendas. A única versão que conseguiu cativar de fato os americanos (em partes) foi o 500 Abarth com motor turbo e câmbio manual.
Foi então que, em 2014, foi lançado o modelo 500X, uma SUV do 500 utilizando a plataforma do Jeep Renegade. O veículo, muito por conta da onda dos SUVS, vendeu bem melhor que os outros modelos da marca, que aos poucos vai se recuperando da péssima fama deixada no último século.
Entrando em seu modelo 2019, o Fiat 500X chega com mudanças não tão importantes em seu visual, porém mais conectado e tecnológico do que nunca!
Seu design segue como um “500 bombado”. A grade frontal é exatamente a mesma do 500 convencional, se diferenciando apenas a traseira com faróis quadrados diferentes do modelo compacto. Alguns pacotes de opcionais podem acrescentar alguns diferenciais como detalhes em cobre, faróis de LED completos e faróis de neblina (pacote urban). Está disponível nas cores Nero Cinema (preto), Grigio Graphite (cinza), Vibrante Green (verde) e Bianco Gelato (branco).
Por dentro, o veículo conta com bancos em couro com o nome 500, volante multifuncional em couro, freio de mão eletrônico, multimídia com opção de GPS, teto solar panorâmico (opcional), som Beats (opcional) e aquecimento dos bancos (opcional). As principais novidades, os detectores de ponto cego, faróis automáticos, alerta de colisão frontal, sensor de chuva, detector de faixa e o piloto automático estão disponíveis apenas no pacote Advanced Driver Assistance Group, que custa 1.395 dólares.
A motorização do veículo também impressiona positivamente. Com um 1.3 turbinado de 177 cv de potência e 21 kgfm de torque, o veículo se mostra esperto nas retomadas de velocidade e com uma excelente economia de combustível. O sistema adaptado de tração faz com que o carro detecte quando é necessário utilizar mais força, originalizando assim maior conforto e desempenho. De quebra, o 500X ainda é o veículo com maior torque de sua categoria.
O 500X é realmente um veículo muito interessante que, por meio de uma jogada da Fiat para aproveitar a febre dos SUVS e alavancar suas vendas, nos trouxe um SUV que não faz jus a má fama da marca no país. Os italianos já demonstraram interesse em trazer o SUV ao Brasil, porém em um futuro não muito distante.