A Nova Era das Scooters: O Que Esperar do Mercado com Modelos como a Yamaha Neo 125 UBS 2025

A Yamaha Neo 125 UBS é uma scooter automática desenvolvida para oferecer soluções práticas de mobilidade em ambientes urbanos. Com seu projeto focado em atender às demandas de transporte diário, o modelo proporciona ao usuário uma experiência de condução eficiente em trajetos curtos e de média distância. A presença de sistemas de segurança e a simplicidade na operação são aspectos fundamentais para quem busca um veículo de uso cotidiano.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Yamaha dia 3/01/2025

A Yamaha Neo 125 UBS é uma scooter automática de baixa cilindrada projetada para oferecer soluções em mobilidade urbana. Fabricada pela Yamaha, essa motocicleta visa atender às necessidades de quem busca um meio de transporte prático e eficiente para o uso no dia a dia. Com especificações que a posicionam entre as principais opções do mercado, o modelo traz tecnologias focadas em segurança e desempenho.

Este veículo se diferencia por apresentar um sistema de freios UBS (Unified Brake System), desenvolvido para garantir maior controle nas frenagens. Além disso, a construção leve da scooter contribui para a agilidade em ambientes urbanos, especialmente em trânsito intenso.

Lançada para competir com modelos semelhantes de outras marcas, a Yamaha Neo 125 UBS busca consolidar sua posição no segmento de scooters urbanas no mercado brasileiro.

Design e Ergonomia

A Yamaha Neo 125 UBS surge como uma opção funcional no mercado de mobilidade urbana. Com foco em eficiência, oferece soluções para quem busca praticidade no dia a dia das grandes cidades.
A Yamaha Neo 125 UBS surge como uma opção funcional no mercado de mobilidade urbana. Com foco em eficiência, oferece soluções para quem busca praticidade no dia a dia das grandes cidades.

O design compacto e o baixo peso do veículo tornam a Yamaha Neo 125 UBS uma opção adequada para quem precisa se deslocar com agilidade em centros urbanos. O formato do chassi foi planejado para garantir uma condução equilibrada e segura, especialmente em trajetos curtos e com muitas paradas.

O modelo possui um assento com altura de 775 mm em relação ao solo, oferecendo uma posição de pilotagem confortável. Sob o assento, há um compartimento de armazenamento espaçoso, capaz de acomodar pequenos objetos e um capacete.

A scooter conta com rodas de 14 polegadas, que ajudam a proporcionar maior estabilidade e controle em diferentes tipos de piso. Essas características fazem com que o modelo seja bem avaliado em termos de ergonomia e prática de uso.

Sistema de Freios UBS

A presença do sistema de freios UBS é um dos grandes diferenciais da Neo 125 UBS. Ele distribui a força de frenagem de forma automática, garantindo maior estabilidade em trajetos urbanos intensos.
A presença do sistema de freios UBS é um dos grandes diferenciais da Neo 125 UBS. Ele distribui a força de frenagem de forma automática, garantindo maior estabilidade em trajetos urbanos intensos.

Um dos principais destaques da Yamaha Neo 125 UBS é o sistema de freios UBS, que distribui automaticamente a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira. Esse sistema visa aumentar a segurança durante as frenagens, reduzindo o risco de derrapagens e garantindo maior estabilidade.

O freio dianteiro é do tipo disco hidráulico, com diâmetro de 200 mm, enquanto o traseiro utiliza tambor mecânico de 130 mm. Essa combinação contribui para um desempenho de frenagem eficiente, especialmente em condições de trânsito intenso.

Motor e Transmissão

Com transmissão automática CVT, a Neo 125 UBS oferece uma condução simplificada. A ausência de troca de marchas torna o veículo mais adaptado ao trânsito e deslocamentos frequentes.
Com transmissão automática CVT, a Neo 125 UBS oferece uma condução simplificada. A ausência de troca de marchas torna o veículo mais adaptado ao trânsito e deslocamentos frequentes.

A Yamaha Neo 125 UBS está equipada com um motor monocilíndrico de 4 tempos, SOHC, com refrigeração a ar. Esse motor oferece uma potência máxima de 9,8 cv a 8.000 rpm e torque de 1,0 kgf.m a 5.500 rpm, garantindo um desempenho adequado para o uso urbano.

O sistema de transmissão automática CVT elimina a necessidade de trocas de marcha, facilitando a condução, especialmente em congestionamentos e situações de parada e arranque constantes. A transmissão final é por engrenagens, o que contribui para maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.

Suspensão

O mercado de scooters no Brasil está em expansão e a Neo 125 UBS encontra espaço como opção competitiva. Preço, manutenção acessível e suporte são fatores relevantes.
O mercado de scooters no Brasil está em expansão e a Neo 125 UBS encontra espaço como opção competitiva. Preço, manutenção acessível e suporte são fatores relevantes.

O sistema de suspensão dianteira da Yamaha Neo 125 UBS utiliza garfo telescópico, com curso de 90 mm. Na parte traseira, a suspensão é do tipo motor-balança, com curso de 78 mm. Esses componentes foram projetados para oferecer conforto ao piloto e ao passageiro durante o uso em vias urbanas.

As suspensões são calibradas para absorver as irregularidades do piso, proporcionando maior estabilidade e controle. Esse fator é relevante para o público-alvo do modelo, que geralmente utiliza a scooter em trajetos com pavimentação irregular.

Informções de Mercado

Além do transporte pessoal, a Neo 125 UBS se apresenta como alternativa viável para atividades de lazer. Seu formato compacto permite trajetos recreativos com agilidade e conforto.
Além do transporte pessoal, a Neo 125 UBS se apresenta como alternativa viável para atividades de lazer. Seu formato compacto permite trajetos recreativos com agilidade e conforto.

O segmento de scooters automáticas tem mostrado crescimento no mercado brasileiro, impulsionado pela demanda por veículos mais eficientes para o tráfego urbano. A Yamaha Neo 125 UBS ocupa uma posição de destaque nessa categoria devido à combinação de preço acessível e características funcionais.

Concorrentes diretos deste modelo incluem outras scooters de 125 cc, como Honda Elite 125 e Suzuki Burgman. Para se diferenciar, a Yamaha oferece garantia de quatro anos, fator que agrega valor ao produto e atrai consumidores em busca de maior segurança no investimento.

Outro ponto que influencia positivamente a aceitação do modelo no mercado é a ampla rede de concessionárias e assistência técnica da Yamaha, que facilita a manutenção e o acesso a peças de reposição. O modelo também se destaca pelo baixo custo de manutenção, fator relevante para quem utiliza a scooter diariamente.

A Yamaha Neo 125 UBS se posiciona como uma opção viável para quem busca uma scooter automática de baixa cilindrada para o uso urbano. Suas especificações técnicas e características voltadas à praticidade fazem do modelo uma alternativa eficiente para deslocamentos diários.

Com itens como sistema de freios UBS, transmissão automática e design compacto, o modelo atende às principais demandas de quem precisa de agilidade no trânsito. A garantia estendida e a presença de uma rede ampla de assistência também contribuem para a atratividade do produto no mercado.

A tendência de crescimento do segmento de scooters automáticas indica que modelos como a Yamaha Neo 125 UBS continuarão a ganhar relevância, especialmente em grandes centros urbanos, onde a mobilidade eficiente é uma necessidade constante.

Ficha Técnica da moto Yamaha Neo 125 UBS

  • Motor
    • Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
    • Potência (Gasolina): 9,8 cv (8000 rpm)
    • Torque (Gasolina): 1,0 kgf.m / 5500 rpm
    • Potência Máxima: 9,8 cv (8.000 rpm)
    • Torque: 1,0 kgf.m (5.500 rpm)
    • Cilindros: 1
    • Cilindrada: 125 cc
    • Diâmetro X curso: 52,4 x 57,9 mm
    • Taxa de compressão: 9,5:1
    • Alimentação: Injeção eletrônica
    • Tipo de combustível: Gasolina
  • Suspensão
    • Suspensão dianteira: Garfo telescópico
    • Suspensão traseira: Motor-balança
    • Curso da suspensão dianteira: 90 mm (suspensão) / 90 mm (roda)
    • Curso da suspensão traseira: 78 mm (suspensão) / 80 mm (roda)
  • Câmbio
    • Sistema de transmissão: Automático CVT
    • Transmissão final: Engrenagens
    • Embreagem: Sapata Centrífuga Seca
  • Freios
    • Sistema de freios: UBS
    • Freio dianteiro: Disco hidráulico
    • Ø do freio dianteiro: 200 (Ø externo) mm
    • Freio traseiro: Tambor mecânico
    • Ø do freio traseiro: 130 mm
  • Dimensões
    • Altura do assento: 775 mm
    • Tipo de chassi: Underbone
    • Capacidade do tanque (reserva): 4,2 L
    • Peso Líquido: 97 kg
    • Altura mínima do solo: 135 mm
    • Comprimento x Largura x Altura: 1870 x 685 x 1070 mm
    • Pneu traseiro: KENDA 90/80-14M/C (49P)
    • Distância entre eixos: 1260 mm
    • Pneu dianteiro: KENDA 70/90 – 14M/C (34P)

Fonte: Yamaha.