No dia 25 de junho foi dia da Nissan comemorar o 50º aniversário da vitória do icônico 240Z no Rally da África Oriental.
Em homenagem, a marca criou um protótipo baseado no carro esportivo de 1971, com capô e rodas pretas bem semelhantes, para mostrar como seria um carro de rali contemporâneo da Nissan.
O Juke Rally Tribute Concept, como é chamado, é equipado por trem de força elétrico híbrido avançado, este deve ser, muito provavelmente, um dos crossover mais radicais que a Nissan já fez.
O esboço do Juke, que ainda é apenas digital, traz um visual mais robusto, com cavas das rodas mais largas para acomodar os pneus off-road feitos sob medida, dois faróis LED adicionais no capô e proteções mais volumosas nos para-choques, além de uma altura bem mais elevada em relação ao solo e uma traseira curta.
O capô e as rodas pretas do 240Z, também serviram de base para o carro-conceito Gripz de 2015 e depois para o design do Juke de produção em 2019, e agora passa a ser o ponto de partida natural para o Juke Rally Tribute Concept.
Não há qualquer indicação técnica relativamente ao motor híbrido elétrico do Juke Rally, ele foi pensado por conta do compromisso da Nissan com a futura eletrificação de seus veículos, mas não só por isso, com o motor elétrico o modelo terá mais eficiência e desempenho.
As imagens do novo Juke foram anunciadas precisamente no dia em que o Campeonato Rally da África Oriental voltou a acontecer, depois de 19 anos inativo, mas agora com o nome Safari Rally Kenya.
“O JUKE Rally Tribute Concept celebra um momento icônico na herança da Nissan, com a participação e vitória do lendário 240Z no Rally da África Oriental, em 1971. Ao comemorar essa vitória, ele também reflete a história pioneira da Nissan em crossovers, design marcante e motorizações eletrificadas. Estamos muito satisfeitos em comemorar o 50º aniversário da vitória dessa conquista notável com essas imagens impressionantes”, diz Coralie Musy, Vice-Presidente, Marca e Experiência do Cliente da Nissan Europa.
O icônico 240Z foi conduzido para a vitória no Rally da África Oriental pelo piloto Edgar Herrmann com Hans Schüller como navegador. O modelo tinha um motor 2.4 de seis cilindros em linha, com 210 cavalos e potência enviada para as rodas traseiras.
Em 2013 o 240Z vitorioso foi restaurado e mantido como parte da coleção privada da Nissan, na sede global da marca em Kanagawa, no Japão.