Fora do brasil encontramos um veículo pequeno, com bom motor, tecnologia de ponta empregada tanto sem seu interior quanto em sua mecânica, conversível e ainda por cima com componentes da renomada montadora italiana Alfa Romeo. O que mais a Fiat poderia adicionar ao seu 124 Spider?
A Abarth, marca italiana que teve seus direitos comprados pela Fiat, conseguiu enxergar no 124 Spider uma oportunidade para “apimentar” os veículos de sua marca mãe, assim como já fizeram com o bem-sucedido 500 Abarth.
Originalmente, o Fiat 124 foi um sedan compacto produzido na década de 60, sendo base para o desenvolvimento de outros veículos pelos mercados europeu e asiático, como o Lada Riva.
Com praticamente 5 décadas desde o lançamento do 124 original, a Fiat decidiu reutilizar o nome em um projeto feito em parceria com a japonesa Mazda e sua subsidiária Alfa Romeo.
O projeto consistia em utilizar a base do MX-5 Miata dos japoneses para a construção de um carro no mesmo estilo, porém utilizando componentes tanto da Fiat quanto da Alfa Romeo, justamente por serem mais sofisticados. Foi assim então que, em 2016, o Fiat 124 Spider foi lançado a público com a intenção de ser uma alternativa ao Miata, mesmo que o veículo italiano e o japonês sejam praticamente irmãos.
Com um motor 1.4 turbo de 160 cv e transmissões manual ou automática, ambas de seis velocidades, o 124 Spider entrega uma diversão sem igual e mais acessível do que veículos com propostas parecidas, porém mais potentes e caros como o F-Type da Jaguar e o já consagrado Z4 da alemã BMW.
Oferecido nas versões Classica, Lusso e Lusso Red Top Edition, os preços variam entre 26 mil dólares e 32 mil dólares.
Mas a versão italiana do Miata MX-5 não poderia ficar sem receber uma melhoria que todos os fãs da Fiat esperam e idolatram nos veículos do mundo inteiro: A versão esportiva Abarth.
Os modelos preparados pela Abarth começaram a ganhar notoriedade na linha de veículos da Fiat a partir de uma preparação feita no simples 500. Com uma série de modificações na mecânica e com um visual mais agressivo, o pequenino produz 167 cv e 23 kgfm de torque em um motor 1.4 turbinado, tudo isso com um câmbio manual de 5 velocidades e pesando 1.164 kg.
Com números tão impressionantes para um 500, a Abarth decidiu encarar o desafio de construir uma versão ainda melhor do 124 Spider, focando em um melhor desempenho e retoques de esportividade que antes não poderiam ser encontrados no veículo como opcionais.
O design base segue igual, com leves mudanças como a adição de uma roda na cor grafite aro 17 e o friso no para-choque na cor cinza. Em seu interior as mudanças começam a ser mais perceptíveis, iniciando com o belo logo da Abarth no volante no lugar do símbolo da Fiat original. Os bancos podem ser configurados nas opções de couro preto, preto ou vermelho, couro preto com acabamento em Alcântara ou os bancos esportivos da marca alemã Recaro. Além disso, ainda também merece destaque o sistema de condução esportiva do carro e os pedais esportivos feitos em alumínio Abarth.
A parte mais interessante de qualquer modelo preparado pela Abarth com toda certeza está debaixo do capô. O motor continua sendo o mesmo 1.4 turbinado, porém repaginado para entregar 168 cv ao invés de 160 da versão original, juntamente as mesmas opções de câmbio das demais versões. A preparação a primeira vista não enche muito os olhos, mas ao analisarmos que a velocidade máxima saltou de 217 km/h para 232 km/h e o 0-100 de 7,5 para 6,8, percebemos o quanto as alterações fizeram bem ao veículo.
O Fiat 124 Spider Abarth é um carro que entrega uma diversão sem igual, ainda mais se levarmos em conta os 29.590 dólares cobrados por ele, fazendo assim do “apimentado” italiano um modelo muito interessante a ser observado, mesmo que infelizmente seja de longe, já que não há previsão de vinda do 124 Spider ao Brasil. Por ora, nós brasileiros ficamos com o 500 Abarth, pois este sim está disponível para compra em território nacional.
Um passado glorioso, um novo capítulo prestes a ser escrito.
Motores, ação e o todo mostram que só o Abarth pode dar. O Abarth Rally Cup retorna ao Campeonato Europeu de Rally para surpreender ainda mais os fãs do Scorpion e deixá-los experimentar o máximo de adrenalina.
*Com informações da Abarth, Wikipedia e Stellantis.