Afinal de contas: vale a pena ter um carro elétrico no Brasil?

A falta de infraestrutura de carregamento é um desafio para donos de carros elétricos no Brasil, mas as vendas desses veículos cresceram 128% em 2023. Proprietários destacam a economia e a sustentabilidade, mas enfrentam dificuldades para instalar pontos de recarga em condomínios e durante viagens longas. Apesar disso, muitos afirmam que não voltariam a usar veículos a combustão, valorizando o conforto e o impacto ambiental positivo dos elétricos.
Publicado em Notícias dia 7/06/2024 por Alan Corrêa

A falta de infraestrutura de carregamento é um dos principais desafios enfrentados por quem possui um carro elétrico no Brasil. Embora a quantidade de pontos de recarga tenha aumentado, ainda não é suficiente para atender a demanda crescente, especialmente fora das regiões Sul e Sudeste. Esse obstáculo é citado com frequência pelos motoristas de veículos elétricos, que relatam dificuldades em encontrar pontos de recarga acessíveis durante viagens longas.

As vendas de carros elétricos no Brasil têm mostrado um crescimento significativo. Em 2023, houve um aumento de 128% nas vendas, com um total de 19,3 mil unidades vendidas. Apesar desse crescimento, os veículos elétricos ainda representam menos de 1% do mercado automotivo brasileiro. No entanto, o aumento rápido nas vendas indica uma mudança no comportamento dos consumidores, que começam a ver vantagens econômicas e ambientais na escolha desses veículos.

Proprietários de carros elétricos destacam a economia proporcionada pela redução dos custos com combustível e manutenção. Felipe Honorato, motorista de aplicativo, relata que seus gastos mensais caíram de R$ 3 mil com um carro a combustão para cerca de R$ 750 com um veículo elétrico. Além disso, muitos donos de carros elétricos apreciam a sustentabilidade desses veículos e o impacto positivo que eles têm no meio ambiente.

A instalação de pontos de carregamento em condomínios ainda é um problema a ser resolvido. Thiago Garcia, proprietário de um carro elétrico, tentou instalar um ponto de recarga em seu condomínio, mas encontrou resistência dos demais moradores. Sem um consenso, ele depende de pontos de recarga públicos, que são mais caros e nem sempre estão disponíveis. Essa situação é comum entre os proprietários de veículos elétricos que moram em prédios mais antigos, onde a infraestrutura para suportar a recarga desses veículos não foi planejada.

Os motoristas de carros elétricos também enfrentam desafios durante viagens longas. Paulo Fares relatou um incidente em que quase ficou sem carga em Águas de São Pedro (SP), devido à falta de pontos de recarga disponíveis para não hóspedes de um hotel. Situações como essa geram ansiedade e destacam a necessidade de uma infraestrutura de recarga mais abrangente e confiável para suportar o uso desses veículos em viagens de longa distância.

Apesar dos desafios, muitos proprietários de carros elétricos afirmam que não voltariam a utilizar veículos a combustão. Eles valorizam o silêncio e o conforto proporcionados pelos veículos elétricos, além de acreditar que estão contribuindo para um futuro mais sustentável. A satisfação dos usuários com a experiência de dirigir um carro elétrico, mesmo com as dificuldades encontradas, indica um compromisso crescente com essa tecnologia.

Por fim, a eletrificação dos veículos no Brasil está provocando mudanças significativas na forma como os motoristas e as comunidades se adaptam a essa nova realidade. A criação de clubes e grupos de apoio, como o Ora Clube e a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), mostra que os proprietários de veículos elétricos estão dispostos a compartilhar informações e experiências para ajudar outros interessados nessa tecnologia. Isso demonstra um movimento coletivo em direção à adoção de carros elétricos, impulsionado tanto por benefícios econômicos quanto por preocupações ambientais.

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*Com informações do OlharDigital, iG, Estadão e MobiAuto.