Antes de comprar o Citroën Basalt 2025, confira essas informações essenciais: preço, versões e desempenho do novo SUV

O Citroën Basalt chega ao mercado brasileiro com o objetivo de atrair clientes que buscam espaço interno e um veículo com bom custo-benefício. No entanto, o acabamento simplificado pode afastar consumidores mais exigentes.
Publicado por Alan Corrêa em Citroën dia 7/10/2024

O Citroën Basalt se apresenta como uma solução intermediária para consumidores que buscam espaço e versatilidade no segmento de SUVs cupê. Parte da linha C-Cubed, ao lado do C3 e do C3 Aircross, o Basalt se destaca por compartilhar a plataforma CMP, motores e características de design com os demais modelos. No entanto, seu público-alvo é diferenciado, buscando um carro com mais espaço e conforto para o dia a dia, especialmente para motoristas de aplicativos e famílias que precisam de mais capacidade de carga.

Pontos Principais:

No asfalto e na terra, o Citroën Basalt foi testado em um percurso de 128 km entre São Paulo e Itu, uma oportunidade para avaliar seu comportamento em diferentes tipos de vias. Na cidade, o carro apresenta uma suspensão de longo curso, proporcionando um rodar confortável, mesmo em vias mais acidentadas. O Basalt lembra, em alguns aspectos, os modelos da Fiat, outra marca do grupo Stellantis, oferecendo estabilidade nas ruas urbanas e até mesmo em trechos de chão batido, embora o SUV não seja recomendado para estradas de terra molhadas, devido à sua falta de tração especializada.

O modelo foi projetado para oferecer mais espaço e conforto, com um porta-malas de 490 litros, atraindo principalmente motoristas de aplicativos, taxistas e famílias que precisam de um veículo prático.
O modelo foi projetado para oferecer mais espaço e conforto, com um porta-malas de 490 litros, atraindo principalmente motoristas de aplicativos, taxistas e famílias que precisam de um veículo prático.

Na estrada, o Basalt oferece conforto para quatro passageiros, com um entre-eixos de 2,64 metros, que garante espaço suficiente para esticar as pernas. Seu porta-malas de 490 litros também é um ponto de destaque, sendo mais do que suficiente para atender às necessidades de viagens e do dia a dia. Com 4,34 metros de comprimento e 2,01 metros de largura, o SUV é prático para manobras em ambientes urbanos. A câmera de ré, presente nas versões mais equipadas, facilita essas manobras, embora a qualidade da imagem não seja em alta definição.

Em termos de desempenho, o motor T200 1.0 turbo, que já equipa outros modelos da Stellantis, entrega 130 cv e 200 Nm de torque. Apesar da transmissão CVT segurar um pouco nas retomadas, o conjunto motriz proporciona uma boa experiência de condução, equilibrando potência e economia de combustível. Durante os testes, o Basalt atingiu uma média de 14,8 km/l com gasolina, enquanto os dados oficiais do Inmetro indicam 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.

Um dos pontos mais criticados do Citroën Basalt é o acabamento interno, que utiliza plástico duro em toda a cabine, sem opções de materiais mais sofisticados. Isso pode desagradar consumidores que buscam um carro com um visual interno mais refinado. Apesar disso, o modelo oferece um painel digital de série e uma central multimídia de 10 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. No entanto, o sistema não é nativo, diferentemente de outros carros da Stellantis, como os Fiat e Jeep, que utilizam o sistema Uconnect.

Apesar do desempenho, o acabamento interno é criticado, com o uso predominante de plástico duro. Isso pode afastar consumidores que buscam mais sofisticação em um veículo.
Apesar do desempenho, o acabamento interno é criticado, com o uso predominante de plástico duro. Isso pode afastar consumidores que buscam mais sofisticação em um veículo.

Além disso, o Citroën Basalt não traz muitos recursos de assistência à condução, como sistemas semiautônomos, e o carregador de smartphone por indução é oferecido apenas como opcional. Os faróis são halógenos, mas o carro conta com luzes diurnas de LED (DRL) e rodas de liga leve nas versões mais caras, compondo um conjunto que prioriza o custo-benefício.

Em resumo, o Citroën Basalt é uma opção interessante para quem busca um SUV cupê com bom espaço interno, preço acessível e consumo eficiente. Seu desempenho na cidade e na estrada é satisfatório, principalmente para quem precisa de um carro versátil para o dia a dia. No entanto, o acabamento interno simples e a falta de ajustes ergonômicos, como o cinto de segurança não regulável, podem ser fatores de desvantagem para alguns consumidores. Ainda assim, o modelo se apresenta como uma alternativa viável para motoristas de aplicativo e famílias que buscam um carro prático e econômico.

Citroën Basalt First Edition 1.0 Turbo 2025

Citroën Basalt First Edition 1.0 Turbo 2025
Citroën Basalt First Edition 1.0 Turbo 2025

A Citroën Basalt First Edition 2025 é uma versão especial de lançamento topo de linha. Oferece uma combinação de motor turbo com alta eficiência, tecnologia avançada e foco em conforto e segurança. Ideal para quem busca um hatchback compacto e moderno com um design exclusivo.

Motor e Desempenho

O Citroën Basalt First Edition é equipado com um motor 1.0 Turbo de 3 cilindros, que entrega 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 194 km/h, oferecendo um desempenho ágil e eficiente.

Transmissão e câmbio

O modelo conta com uma transmissão CVT de 7 marchas, acoplada a um conversor de torque. Essa configuração proporciona trocas suaves e eficientes, otimizando a dirigibilidade tanto em ambientes urbanos quanto rodoviários.

Consumo e Autonomia

Com consumo urbano de 8,3 km/l e rodoviário de 11,9 km/l quando abastecido com gasolina, o Basalt First Edition oferece uma autonomia considerável, alcançando até 644 km em estradas com o tanque de 47 litros.

Segurança

O veículo vem equipado com controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. Além disso, conta com freios ABS, airbags laterais e frontais, câmera traseira para manobras e monitoramento de pressão dos pneus.

Conforto, Tecnologia e Entretenimento

O Citroën Basalt First Edition oferece ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro com ajustes elétricos, volante multifuncional e sistema de controle de velocidade. Para entretenimento, possui rádio com conexão Bluetooth e espelhamento de smartphone.

Interior e Capacidade

Com capacidade para cinco ocupantes, o modelo dispõe de um espaço interno bem distribuído e um porta-malas com 490 litros. Suas dimensões compactas e a distância entre-eixos de 2645 mm garantem um bom aproveitamento do espaço e conforto para todos os passageiros.

Suspensão, freios, direção e Pneus

A suspensão dianteira independente tipo McPherson e a traseira com eixo de torção garantem um equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a tambor. O modelo também vem equipado com pneus 205/60 R16.

Citroën Basalt Shine 1.0 Turbo 2025

Citroën Basalt Shine 1.0 Turbo 2025
Citroën Basalt Shine 1.0 Turbo 2025

Esta versão topo de linha oferece o máximo em tecnologia e conforto, combinando um motor turbo eficiente com recursos avançados de segurança e entretenimento. Ideal para quem busca desempenho e uma experiência premium em um SUV compacto e moderno.

Motor e Desempenho

Equipado com um motor 1.0 Turbo de 3 cilindros, entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,4 segundos, oferecendo desempenho ágil e eficiente em diversas situações, tanto urbanas quanto rodoviárias.

Transmissão e câmbio

A transmissão CVT de 7 marchas proporciona trocas suaves e melhora a economia de combustível. O conversor de torque integrado à transmissão oferece maior conforto durante a condução, especialmente em estradas e em tráfego intenso.

Consumo e Autonomia

Em termos de consumo, apresenta uma média urbana de 8,3 km/l com álcool e até 13,7 km/l com gasolina em rodovias. Com um tanque de 47 litros, sua autonomia pode alcançar até 644 km em condições rodoviárias, ideal para viagens mais longas.

Segurança

A versão topo de linha vem equipada com controle de tração, estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus. Além disso, possui airbags frontais e laterais, freios ABS e sensores de estacionamento traseiros.

Conforto, Tecnologia e Entretenimento

Oferece ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro e um sistema de entretenimento com conexão Bluetooth, USB e espelhamento de smartphone. O volante multifuncional e o controle de velocidade de cruzeiro garantem uma condução mais confortável e prática.

Interior e Capacidade

Com espaço para cinco ocupantes, o interior oferece conforto e versatilidade. O compartimento de carga tem capacidade de 490 litros, suficiente para transportar bagagens e itens essenciais com facilidade, ideal para o uso diário e viagens em família.

Suspensão, freios, direção e Pneus

A suspensão dianteira independente McPherson e o eixo de torção traseiro garantem estabilidade e conforto durante a condução. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor. O modelo também conta com pneus 205/60 R16, otimizando o desempenho em diferentes tipos de terreno.

Citroën Basalt Feel 1.0 Turbo 2025

Citroën Basalt Feel 1.0 Turbo 2025
Citroën Basalt Feel 1.0 Turbo 2025

A versão intermediária Basalt Feel 2025 é a escolha ideal para quem busca um bom custo-benefício. Com o mesmo motor potente de 130 cv da versão topo de linha, ela sacrifica alguns itens de conforto em troca de um preço mais acessível, sendo perfeita para quem quer desempenho sem gastar muito.

Motor e Desempenho

O motor 1.0 Turbo de 3 cilindros entrega 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Ele oferece uma condução eficiente tanto na cidade quanto em rodovias, equilibrando desempenho e economia.

Transmissão e câmbio

A transmissão CVT de 7 marchas oferece trocas suaves, melhorando o conforto ao dirigir. O câmbio proporciona uma resposta mais linear e eficiente, adaptando-se bem tanto ao tráfego urbano quanto a viagens em estradas.

Consumo e Autonomia

Com consumo urbano de 8,3 km/l no álcool e até 13,7 km/l com gasolina em rodovias, o modelo é eficiente para viagens longas. Com um tanque de 47 litros, sua autonomia rodoviária pode alcançar até 644 km com gasolina, tornando-o uma opção econômica.

Segurança

Apesar de ser uma versão intermediária, não compromete a segurança, oferecendo controle de tração, estabilidade, assistente de partida em rampas, além de freios ABS e airbags frontais e laterais. Conta ainda com monitoramento da pressão dos pneus.

Conforto, Tecnologia e Entretenimento

Embora ofereça menos conforto que versões superiores, ainda conta com itens como ar-condicionado, direção assistida e bancos ajustáveis. Em termos de entretenimento, oferece conexão Bluetooth, USB e espelhamento de smartphone, além de volante multifuncional.

Interior e Capacidade

Com capacidade para cinco ocupantes, o interior é funcional e oferece um bom aproveitamento de espaço. O compartimento de carga possui 490 litros, adequado para viagens ou uso diário, garantindo praticidade sem comprometer a capacidade.

Suspensão, freios, direção e Pneus

A suspensão dianteira independente McPherson e o eixo de torção traseiro garantem um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os freios dianteiros são a disco ventilado, e os traseiros, a tambor. O modelo usa pneus 205/60 R16 para garantir boa aderência.

Citroën Basalt Feel 1.0 2025

Citroën Basalt Feel 1.0 2025
Citroën Basalt Feel 1.0 2025

O Citroën Basalt Feel 1.0 2025 é a versão mais barata da linha, mas com claros compromissos em potência, desempenho e conforto. Com um motor fraco e câmbio manual cansativo, essa versão se destaca negativamente pelo desempenho limitado, sendo uma opção básica para quem busca apenas economia.

Motor e Desempenho

O motor 1.0 de 3 cilindros com apenas 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque oferece desempenho muito limitado. A aceleração de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos reflete a falta de potência, tornando o modelo lento tanto em vias urbanas quanto rodoviárias, o que pode comprometer a experiência de condução.

Transmissão e câmbio

O câmbio manual de 5 marchas adiciona mais desconforto ao conjunto, sendo pouco prático e cansativo, especialmente em trânsito intenso. Embora forneça controle direto, a falta de uma opção automática deixa a experiência de condução abaixo do esperado para um veículo dessa categoria.

Consumo e Autonomia

Apesar do desempenho fraco, o consumo de combustível é relativamente eficiente, com 9,3 km/l no álcool em uso urbano e até 14,6 km/l com gasolina em rodovias. Mesmo com essa economia, a falta de potência torna o carro menos atraente para quem precisa de desempenho e eficiência simultaneamente.

Segurança

O modelo mantém o básico em termos de segurança, como freios ABS, controle de tração e estabilidade, além de airbags frontais e laterais. Embora esses itens sejam positivos, não compensam a falta de desempenho e conforto geral do veículo.

Conforto, Tecnologia e Entretenimento

Em termos de conforto, o carro decepciona. Com apenas os itens essenciais, como ar-condicionado e direção assistida, ele não oferece um nível adequado de conforto para o dia a dia. O sistema de entretenimento, com rádio e conexão Bluetooth, é básico e não proporciona uma experiência sofisticada.

Interior e Capacidade

O espaço interno é funcional, mas sem grandes destaques. Com capacidade para cinco ocupantes e um compartimento de carga de 490 litros, o modelo oferece o mínimo necessário para o transporte diário, mas sem o conforto e o espaço que seriam esperados para longas viagens.

Suspensão, freios, direção e Pneus

A suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção oferecem estabilidade moderada, mas o conforto ao dirigir fica comprometido. Os freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor, junto com os pneus 205/60 R16, são adequados, mas não suficientes para melhorar significativamente a experiência de condução geral.

Fonte: Stellantis e Citroen.