Após Cinco Anos, Toyota Descontinua o Supra A90 com Versão Especial de 429 Cavalos

Última versão do Toyota Supra A90 é lançada após cinco anos no mercado. Com 429 cavalos de potência e melhorias inspiradas nas corridas, o modelo se despede em edição limitada voltada para performance em circuito.
Publicado por Alan Corrêa em Toyota dia 28/11/2024

O Toyota Supra A90 está se despedindo do mercado após apenas cinco anos de vendas. A fabricante japonesa lançou a versão “Final Edition”, que traz uma série de atualizações focadas em desempenho em pista. Essa edição especial é equipada com um motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, que foi revisado para entregar uma potência aumentada de 335 para 429 cavalos. A transmissão é uma caixa manual de seis marchas, mantendo a configuração que remete ao espírito esportivo do Supra original.

Pontos Principais:

  • Última versão do Toyota Supra A90 é lançada, chamada “Final Edition”.
  • Motor de seis cilindros em linha atualizado para 429 cavalos.
  • Ajustes na suspensão e melhorias na aerodinâmica, inspirados nas corridas.
  • Carroceria em preto fosco com elementos aerodinâmicos de fibra de carbono.

Toyota informou que esta edição não se trata apenas de um modelo com adesivos comemorativos. A “Final Edition” apresenta melhorias inspiradas nas competições em que o Supra participou, como drifting, NASCAR e a categoria GT4. Entre as atualizações, há um novo caminho de admissão de ar e ajustes no controle do motor, que resultaram no aumento significativo de potência. Além disso, o torque também foi ampliado para 420 lb-ft, melhorando a performance geral do veículo.

Toyota lança a edição final do Supra A90, com 429 cavalos e ajustes na suspensão, celebrando o legado do modelo esportivo e destacando melhorias inspiradas nas corridas de competição.
Toyota lança a edição final do Supra A90, com 429 cavalos e ajustes na suspensão, celebrando o legado do modelo esportivo e destacando melhorias inspiradas nas corridas de competição.

Para garantir a eficiência em curvas, a suspensão recebeu amortecedores ajustáveis KW com 16 estágios de ajuste de retorno e 12 de compressão, características similares ao modelo Supra GT4. As cambagens dianteira e traseira foram ajustadas para melhorar a aderência, enquanto o diferencial ativo foi otimizado para reduzir o subesterço em curvas.

Motor de seis cilindros do Supra A90 atualizado para entregar 429 cavalos e torque de 420 lb-ft, aumentando a potência e trazendo um desempenho ainda mais expressivo para a edição final.
Motor de seis cilindros do Supra A90 atualizado para entregar 429 cavalos e torque de 420 lb-ft, aumentando a potência e trazendo um desempenho ainda mais expressivo para a edição final.

A direção elétrica do Supra também foi recalibrada, visando maior precisão durante a condução em alta velocidade. O chassi ganhou reforços em alumínio e estabilizadores para aumentar a rigidez estrutural. Os freios são fornecidos pela Brembo, com discos de 19 polegadas e componentes de alta tecnologia, enquanto os pneus mais largos foram montados em rodas de liga leve maiores.

Inspirado em competições, o Supra Final Edition recebe ajustes no motor e suspensão, com melhorias em potência e dirigibilidade, destacando o foco em performance para circuitos.
Inspirado em competições, o Supra Final Edition recebe ajustes no motor e suspensão, com melhorias em potência e dirigibilidade, destacando o foco em performance para circuitos.

No aspecto visual, o A90 “Final Edition” possui um acabamento em preto fosco e um pacote aerodinâmico desenhado no túnel de vento, que inclui um spoiler frontal de fibra de carbono, canards laterais, um aerofólio traseiro com suportes estilo pescoço de cisne e dutos no capô também em fibra de carbono. O sistema de escapamento é fornecido pela Akrapovic, destacando o foco em performance.

Interior do Supra Final Edition tem bancos Recaro, detalhes em Alcantara e cintos vermelhos, destacando a esportividade enquanto mantém conforto e foco na condução.
Interior do Supra Final Edition tem bancos Recaro, detalhes em Alcantara e cintos vermelhos, destacando a esportividade enquanto mantém conforto e foco na condução.

O interior do modelo foi igualmente adaptado para uso esportivo, com bancos Recaro, cintos de segurança vermelhos e acabamento em fibra de carbono. Há também a inclusão de detalhes em Alcantara, para conferir maior aderência e conforto durante a condução. Segundo Akio Toyoda, CEO da Toyota, o Supra é um modelo que tem um significado especial para a marca e para ele pessoalmente, sendo um dos veículos em que treinou para se tornar um “mestre piloto”.

Akio Toyoda enfatiza que o Supra é especial para a Toyota e celebra seu legado com a edição final, homenageando a herança esportiva e a conexão com os entusiastas.
Akio Toyoda enfatiza que o Supra é especial para a Toyota e celebra seu legado com a edição final, homenageando a herança esportiva e a conexão com os entusiastas.

Além do lançamento da “Final Edition”, outras notícias relacionadas ao mundo da Toyota e suas subsidiárias também surgiram recentemente, como a introdução de uma versão protótipo do Hyundai Ioniq 9, a reestruturação da marca Jaguar e a apresentação de um Porsche 914 equipado com motor Cayman. Essas informações mostram a efervescência do mercado automotivo e as constantes inovações propostas pelas principais montadoras.

Supra Final Edition com acabamento preto fosco e pacote aerodinâmico em fibra de carbono, incluindo spoiler e aerofólio, desenhados para otimizar a eficiência em pista.
Supra Final Edition com acabamento preto fosco e pacote aerodinâmico em fibra de carbono, incluindo spoiler e aerofólio, desenhados para otimizar a eficiência em pista.

Com a despedida do A90 Supra, Toyota parece mirar em um futuro onde novas tecnologias e adaptações ao mercado continuarão a guiar o desenvolvimento dos seus veículos. No entanto, com esta edição final, a montadora celebra o legado do Supra com uma homenagem à sua herança em pistas e o carinho dos entusiastas por sua performance e design.

Fonte: Toyota e TopGear.