O Toyota Supra A90 está se despedindo do mercado após apenas cinco anos de vendas. A fabricante japonesa lançou a versão “Final Edition”, que traz uma série de atualizações focadas em desempenho em pista. Essa edição especial é equipada com um motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, que foi revisado para entregar uma potência aumentada de 335 para 429 cavalos. A transmissão é uma caixa manual de seis marchas, mantendo a configuração que remete ao espírito esportivo do Supra original.
Pontos Principais:
Toyota informou que esta edição não se trata apenas de um modelo com adesivos comemorativos. A “Final Edition” apresenta melhorias inspiradas nas competições em que o Supra participou, como drifting, NASCAR e a categoria GT4. Entre as atualizações, há um novo caminho de admissão de ar e ajustes no controle do motor, que resultaram no aumento significativo de potência. Além disso, o torque também foi ampliado para 420 lb-ft, melhorando a performance geral do veículo.
Para garantir a eficiência em curvas, a suspensão recebeu amortecedores ajustáveis KW com 16 estágios de ajuste de retorno e 12 de compressão, características similares ao modelo Supra GT4. As cambagens dianteira e traseira foram ajustadas para melhorar a aderência, enquanto o diferencial ativo foi otimizado para reduzir o subesterço em curvas.
A direção elétrica do Supra também foi recalibrada, visando maior precisão durante a condução em alta velocidade. O chassi ganhou reforços em alumínio e estabilizadores para aumentar a rigidez estrutural. Os freios são fornecidos pela Brembo, com discos de 19 polegadas e componentes de alta tecnologia, enquanto os pneus mais largos foram montados em rodas de liga leve maiores.
No aspecto visual, o A90 “Final Edition” possui um acabamento em preto fosco e um pacote aerodinâmico desenhado no túnel de vento, que inclui um spoiler frontal de fibra de carbono, canards laterais, um aerofólio traseiro com suportes estilo pescoço de cisne e dutos no capô também em fibra de carbono. O sistema de escapamento é fornecido pela Akrapovic, destacando o foco em performance.
O interior do modelo foi igualmente adaptado para uso esportivo, com bancos Recaro, cintos de segurança vermelhos e acabamento em fibra de carbono. Há também a inclusão de detalhes em Alcantara, para conferir maior aderência e conforto durante a condução. Segundo Akio Toyoda, CEO da Toyota, o Supra é um modelo que tem um significado especial para a marca e para ele pessoalmente, sendo um dos veículos em que treinou para se tornar um “mestre piloto”.
Além do lançamento da “Final Edition”, outras notícias relacionadas ao mundo da Toyota e suas subsidiárias também surgiram recentemente, como a introdução de uma versão protótipo do Hyundai Ioniq 9, a reestruturação da marca Jaguar e a apresentação de um Porsche 914 equipado com motor Cayman. Essas informações mostram a efervescência do mercado automotivo e as constantes inovações propostas pelas principais montadoras.
Com a despedida do A90 Supra, Toyota parece mirar em um futuro onde novas tecnologias e adaptações ao mercado continuarão a guiar o desenvolvimento dos seus veículos. No entanto, com esta edição final, a montadora celebra o legado do Supra com uma homenagem à sua herança em pistas e o carinho dos entusiastas por sua performance e design.