Tesla Model 3 lidera falhas em inspeções obrigatórias na Alemanha entre seminovos

Estudo alemão aponta o Tesla Model 3 como o carro com maior índice de falhas em inspeções obrigatórias entre seminovos de até cinco anos de uso, destacando problemas em freios, iluminação e suspensão.
Publicado por Alan Corrêa em Tesla dia 28/11/2024

O Tesla Model 3 foi classificado como o veículo com mais falhas em testes de inspeção obrigatórios na Alemanha, segundo relatório do TÜV, que avalia carros com mais de três anos de uso. Essa é a segunda vez consecutiva que o modelo ocupa essa posição, destacando desafios na confiabilidade de veículos elétricos.

Pontos Principais:

  • O Tesla Model 3 foi o carro com mais falhas entre seminovos de 2 a 3 e 4 a 5 anos de uso.
  • Principais problemas incluem defeitos em freios, suspensão e sistema de iluminação.
  • O peso das baterias em veículos elétricos contribui para maior desgaste em componentes.
  • Modelos adaptados de carros a combustão mostraram melhor desempenho em inspeções.

Na Alemanha, veículos com mais de três anos precisam passar por inspeções TÜV a cada dois anos. Esses testes abrangem diversos sistemas do veículo, como direção, freios, suspensão e iluminação. No último levantamento, apenas 20% dos carros foram aprovados na primeira tentativa.

Tesla Model 3 é destaque negativo em testes obrigatórios de inspeção na Alemanha, acumulando o maior número de falhas entre veículos seminovos de 2 a 5 anos, pelo segundo ano consecutivo.
Tesla Model 3 é destaque negativo em testes obrigatórios de inspeção na Alemanha, acumulando o maior número de falhas entre veículos seminovos de 2 a 5 anos, pelo segundo ano consecutivo.

O Tesla Model 3 apresentou mais problemas do que qualquer outro carro na faixa de 2 a 5 anos de uso. As principais falhas identificadas foram nos sistemas de freios, suspensão e iluminação. Especialistas do TÜV afirmam que os veículos elétricos enfrentam desafios adicionais devido ao peso de suas baterias, que sobrecarregam os componentes. Além disso, a frenagem regenerativa reduz o desgaste dos freios, mas também pode prejudicar sua manutenção.

Joachim Bühler, diretor administrativo da TÜV Association, destacou que a alta quilometragem não compensa os problemas estruturais do modelo. Ele também citou que a manutenção inadequada pode ser um fator agravante nos defeitos encontrados.

O relatório revelou que carros elétricos adaptados de modelos a combustão, como o VW e-Golf e o Mini Cooper SE, tiveram melhor desempenho nos testes em comparação com veículos projetados como elétricos desde o início, como o Renault Zoe e o Tesla Model 3. Isso sugere que adaptações feitas em plataformas já existentes oferecem maior confiabilidade.

Apesar das vantagens dos veículos elétricos em economia de combustível e custo operacional, o estudo evidencia que a manutenção continua sendo um ponto crítico. O Tesla Model 3, por exemplo, obteve o pior índice de aprovação em inspeções, destacando a necessidade de maior atenção ao serviço e aos cuidados com componentes-chave.

O levantamento alemão é um alerta para proprietários de veículos elétricos e fabricantes, indicando a importância de projetar sistemas mais robustos e garantir uma manutenção adequada para veículos pesados, como os movidos a bateria.

Fonte: JornalDoCarro e iG.