App da Volkswagen te ajuda a calcular seu combustível

A novidade foi lançada no dia 7 de julho, e vai muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual será a emissão de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o combustível escolhido. Essa é mais uma iniciativa da Volkswagen do Brasil na luta contra a redução de emissões de poluentes.
Publicado em Tecnologia dia 15/07/2021 por Alan Corrêa

Novo aplicativo oferecido pela Volkswagen do Brasil permite calcular de forma digital entre qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina. A calculadora já está disponível no App Meu Volkswagen, e quem tem celular com sistema Android já pode desfrutar do novo app, em breve também estará disponível para o sistema iOS.

A novidade foi lançada no dia 7 de julho, e vai muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual será a emissão de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o combustível escolhido. Essa é mais uma iniciativa da Volkswagen do Brasil na luta contra a redução de emissões de poluentes.

“É mais uma entre várias ações que estamos tomando com foco na descarbonização. Essa ferramenta, além de ser um facilitador na vida dos clientes, que não precisam mais ficar fazendo contas, ajuda na conscientização em relação à emissão de CO2, o principal gás causador do efeito estufa e das mudanças climáticas, pois mostra a diferença na quantidade de CO2 fóssil que o seu veículo irá emitir com cada combustível”, explica Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Saiba mais

Com foco na sustentabilidade, a Volkswagen lançou o app Meu VW que leva em consideração o lado financeiro e ambiental, através da metodologia “poço-à-roda”. Além dessa parte, também é possível consultar informações do veículo e agendar serviços.

O método “poço-à-roda” considera o CO2 não renovável emitido pelo escapamento do veículo somado à emissão de CO2 no processo de produção e transporte do combustível. Na parte de consulta “Abasteça Consciente”, você confere a diferença de emissão de CO2 entre o etanol e a gasolina. Basta preencher os respectivos preços do litro do etanol e da gasolina que o aplicativo vai mostrar instantaneamente o resultado.

Para maior precisão o app utiliza um algoritmo específico para cada versão de cada modelo, pois há características específicas para cada tipo de veículo. Influencia também o tipo de uso que será escolhido pelo cliente, entre cidade, estrada ou misto. Mas há ainda outros fatores relacionados ao motor e ao veículo que são considerados no consumo por quilômetro rodado.

O valor que será exibido pelo app foi baseado em dados de consumo energético do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO e da intensidade de carbono dos combustíveis do programa RenovaBio. Já para o resultado do etanol, considerou-se a média das certificações publicadas pelas empresas produtoras no instante da definição da metodologia.

A diferença entre os combustíveis é grande quando se olha na parte ambiental. O etanol, se comparado com a gasolina pura, gera 70% menos emissão de CO2 não renovável na atmosfera, e ainda o etanol apresenta cerca de 70% da densidade energética da gasolina, o que quer dizer que, um litro de etanol libera o equivalente a 70% da energia de um litro de gasolina. Essa diferença é gigante por conta do processo de produção do etanol que é quase todo renovável.

No etanol, como sua origem é vegetal, a combustão é reduzida em até dez vezes a emissão de material particulado e apresenta muito menos tendência à emissão de hidrocarbonetos por evaporação.

Já a gasolina é um derivado do petróleo, e o carbono que compõe o combustível é extraído de reservatórios subterrâneos, formado por enormes depósitos fósseis. Quando acontece a combustão, esse carbono é lançado no ar como CO2. A alta concentração deste gás na atmosfera é o que causa o aquecimento do planeta e as mudanças climáticas.

Diferente da gasolina, o carbono presente no etanol vem da própria atmosfera, por meio da fotossíntese da cana de açúcar, portanto quanto é feito a combustão do etanol para a atmosfera, as plantas absorvem novamente o CO2 emitido.