Audi A3 Sedan 2021 chega mais sofisticado

Mas o projeto com o tempo se tornou defasado, necessitando de mudanças para continuar com suas boas vendas. Por isso, a Audi apresentou a nova geração do A3 Sedan, seguindo a linha do novo A3 hatch, que já foi apresentado ao público.
Publicado em Carros dia 29/04/2020 por Alan Corrêa

A chegada do A3 Sedan foi um verdadeiro sucesso da Audi no mundo inteiro. Com o acabamento de um carro Premium, preços mais acessíveis do que um sedan convencional da marca como o A4 e a confiabilidade alemã fizeram com que o A3 Sedan fosse um verdadeiro sucesso de vendas.

Mas o projeto com o tempo se tornou defasado, necessitando de mudanças para continuar com suas boas vendas. Por isso, a Audi apresentou a nova geração do A3 Sedan, seguindo a linha do novo A3 hatch, que já foi apresentado ao público.

Nova geração

Com a mesma base de visual desde 2014 e com um facelift em 2016, o A3 Sedan já contava com um visual que, embora muito atrativo, já era obsoleto contra os seus principais rivais.

Com a chegada da nova geração, o A3 Sedan ficou esteticamente mais moderno, porém sem perder o seu estilo que lhe consagrou. Para chamar atenção logo de cara, os faróis em LED no formato de bumerangue juntamente a uma nova grade frontal completamente remodelada.

Para completar o kit, na traseira as lanternas ganharam uma forma mais triangular e a chegada de novas rodas de liga leve para o modelo ajudaram a entregar um novo ar de sofisticação ao Audi A3 Sedan.

Interior repaginado

Uma das principais reclamações dos clientes da antiga geração do A3 era justamente do interior. Embora o carro utilizasse materiais de excelente qualidade, por dentro o modelo ainda era tido como “simples” em relação aos seus concorrentes.

Porém essa perspectiva mudou e muito nessa geração. Agora, o interior conta com um novo volante esportivo, novos bancos mais requintados, cluster digital de 10,25 polegadas, multimídia MMI Toutch de 10,1 polegadas e uma nova manopla de câmbio por botões (no mesmo estilo do novo Golf) como alguns dos novos itens.

O acabamento que já era bom evoluiu demais, ganhando inclusive toques em Alcantara para deixar o interior do veículo ainda mais luxuoso e agradável. Ainda podem ser adicionados alguns itens a mais como controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa, alerta de colisão com frenagem automática, aviso de ponto cego e de tráfego cruzado em manobra

Novo motor

A motorização que chegará aqui no Brasil ainda é um mistério, porém deve seguir o modelo europeu em alguns aspectos.

Por lá, o motor será um 1.5 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com câmbio manual de seis marchas ou S Tronic de sete velocidades com um leve sistema híbrido.

Ainda existe uma versão a diesel, utilizando um motor 2.0 TDI com 150 cv também, porém essa motorização não se destina para nosso mercado.

Quando chega por aqui?

O A3 Sedan foi lançado na Alemanha nesse mês de abril mesmo em meio a pandemia do Covid-19 que o mundo passa.

Por aqui, já sabemos que o veículo será importado, visto que a Audi não tem interesse em continuar a produção em terras brasileiras. E também vale ressaltar que não existe uma data definida para a chegada do modelo, ainda mais com a crise mundial que vem se alastrando.

Sem sombra de dúvidas o A3 Sedan evoluiu em muitos aspectos e definitivamente deixou de ser um “Jetta de gravata” com melhorias muito pontuais para o desenvolvimento do veículo que, com o preço certo, tem de tudo para cair novamente nas graças do público não só brasileiro como mundial novamente.