A Audi confirmou que a terceira geração do Q3 será produzida no Brasil a partir de 2026. O SUV compacto e seu derivado Sportback terão montagem em São José dos Pinhais (PR), na mesma planta do Grupo Volkswagen que já recebeu o modelo em outras gerações. A decisão reforça o compromisso da marca alemã com o mercado brasileiro, especialmente no segmento de utilitários esportivos premium.
Revelado na Europa em junho de 2025, o novo Q3 chega ao país com atualizações visuais, novos equipamentos e foco em motorização mais potente. O motor 2.0 turbo a gasolina, já utilizado no modelo importado, deve ser mantido como principal opção para o consumidor brasileiro. Ele é o único disponível atualmente com o sistema de tração integral quattro e a transmissão automática Tiptronic de oito marchas, combinação que garante desempenho elevado.

A potência do novo SUV deverá subir em relação ao modelo atual. Enquanto a configuração vendida hoje no Brasil entrega 231 cv, a Audi deve oferecer a versão S line, equipada com 265 cv e 40,8 kgfm de torque. Essa escolha mantém o posicionamento de desempenho mais próximo das versões europeias de maior prestígio, afastando a possibilidade de adoção da configuração de 204 cv usada em alguns mercados.

Na Europa, o Q3 também é oferecido em versão híbrida plug-in, com 272 cv, combinando motor 1.5 turbo a combustão e unidade elétrica de 116 cv, com autonomia de até 120 km no modo elétrico. Embora essa alternativa ganhe destaque fora do Brasil, a Audi ainda não confirmou sua vinda para o mercado nacional. A prioridade deve ser consolidar a produção local com o 2.0 turbo.
Em termos de equipamentos, a expectativa é de que a versão mais completa seja oferecida com um pacote fechado, sem opcionais, incluindo quadro de instrumentos digital de 11,9 polegadas, multimídia de 12,8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, head-up display, sistema de som Sonos, piloto automático adaptativo e faróis matrix led configuráveis. Versões mais acessíveis, como a Prestige, devem contar com pacotes reduzidos para manter preços competitivos.

Hoje, a linha Q3 no Brasil parte de R$ 299.990 e chega a R$ 379.990 nas versões mais equipadas do Sportback. A tendência é de reajuste, com os valores ultrapassando a barreira dos R$ 400.000 nas configurações topo de linha quando a produção nacional for iniciada. Isso posiciona o SUV em um patamar semelhante ao de rivais de BMW e Mercedes-Benz.

Com a nacionalização, a Audi espera aumentar a disponibilidade do Q3 e reforçar a presença no segmento premium. A fabricação local também reduz custos logísticos e pode dar maior flexibilidade para atender às variações de demanda. O Paraná volta a ter relevância estratégica no cenário automotivo com a chegada da nova geração do utilitário.
Fonte: QuatroRodas, QuatroRodas e AutoEsporte.