Audi Q7 é um SUV fantástico da marca alemã

O mais luxuoso e potente utilitário esportivo da Audi chegou com duas opções de motorização, a gasolina e a diesel, além de cinco diferentes performance. Apesar das proporções majestosas, é extremamente ágil, a versão a diesel vem com motor 3.0 TDI com 258 cv de potência e 61,2 kgf.m de torque em um motor V6. Já a versão a gasolina vem com um propulsor 3.0 V6 de 333 cv e 44,9 kgf.m de torque. Ambas são associadas a uma transmissão automática de oito velocidades. Os motores são acoplados à nova transmissão Tiptronic automática de oito marchas e a tração é a famosa quattro, integral e permanente.
Publicado em Carros dia 3/05/2020 por Alan Corrêa

O mais luxuoso e potente utilitário esportivo da Audi chegou com duas opções de motorização, a gasolina e a diesel, além de cinco diferentes performance. Apesar das proporções majestosas, é extremamente ágil, a versão a diesel vem com motor 3.0 TDI com 258 cv de potência e 61,2 kgf.m de torque em um motor V6. Já a versão a gasolina vem com um propulsor 3.0 V6 de 333 cv e 44,9 kgf.m de torque. Ambas são associadas a uma transmissão automática de oito velocidades. Os motores são acoplados à nova transmissão Tiptronic automática de oito marchas e a tração é a famosa quattro, integral e permanente.

Tanto o modelo a gasolina (Audi Q7 Ambition TFSi Quattro) quanto a diesel (Audi Q7 Ambition TDi Quattro) custam o mesmo valor R$ 449.990, se diferem apenas pelo combustível mesmo. As cores disponíveis são, Branco Carrara e Preto Profundo (sólidas); Azul Galáxia, Branco Geleira, Cinza Samurai, Marrom Argus, Prata Florete e Preto Orca (metálicas). Com acabamento do interior em Bege, Cinza, Marrom ou Preto.

Descubra tudo o que o Audi Q7 tem

Esse é realmente um SUV que faz jus ao seu preço, o Q7 tem 5,05 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,74 m de altura, além de 2,99 m na distância entre-eixos, pesando 1.970 kg. Com enormes rodas de 20 polegadas, calçadas com pneus 285/45 R20.

Por fora o Q7 tem um design que chama atenção, é moderno e elegante com novos faróis (que podem receber iluminação a laser como opcional), grade dianteira e para-choque com entradas de ar maiores. Na traseira, as lanternas redesenhadas e com novos grafismos agora são unidas por um friso metálico. Já o interior do Audi Q7 esbanja conforto e tecnologia, há muito espaço para todos os ocupantes, o que pode incluir até sete pessoas, com o opcional da terceira fileira de bancos. Os bancos são em couro e possuem ajustes elétricos e suporte lombar na dianteira (com memória para o motorista), que incluem até o apoio de cabeça, que pode ser movido em sentido vertical e horizontal.

Os equipamentos do Audi Q7 incluem o ar-condicionado automático de quatro zonas (permitindo que até os ocupantes da segunda fileira controlem a temperatura individualmente), start-stop, teto solar panorâmico e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (com câmera 360º).

O porta-malas tem capacidade de 295 litros (quando os sete lugares estão ocupados), 890 litros (cinco ocupantes) e até 2.075 litros (com a segunda fileira rebatida). Além disso, a tampa do porta-malas é elétrica (abertura e fechamento) e pode ser acionada por gestos (graças ao sensor debaixo do para-choque).

Ainda por dentro, o SUV recebe a versão mais recente da central multimídia MMI com duas grandes telas sensíveis ao toque no centro do painel, uma tela de LCD retangular de 12,3 polegadas e outra com 8,3 polegadas de alta resolução. O Audi Virtual Cockpit, quadro de instrumentos digital da marca, é de série, enquanto o head-up display é opcional.

No quesito segurança, o Q7 é equipado com múltiplos airbags, assistente de atenção (que monitora sinais de cansaço do motorista), hold assist, controle eletrônico de estabilidade, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de pontos cegos e vários outros.

Como opcional, a Audi oferece para o Q7 um grande pacote tecnológico, que agrega faróis full LED, câmera de visão noturna e eixo traseiro dinâmico. Além do assistente de segurança ao mudar de faixa, o sistema que evita a abertura das portas quando um carro ou ciclista estiver próximo, assistente de tráfego reverso, Audi Pre Sense, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de tráfego e o Active Lane Assist, que mantém o carro dentro da faixa.

Outro item opcional é a suspensão adaptativa, que permite escolher entre 6 níveis de altura (que variam em até 11,5 cm a distância do solo). O Q7 já vem com uma novidade na suspensão, o sistema de estabilização eletromecânica de rolagem, que reduz significativamente os movimentos da carroceria em curvas. O modelo pode ser equipado também com suspensão ativa pneumática e eixo traseiro direcional, que esterça as rodas de trás em até cinco graus na direção oposta às rodas da frente em baixas velocidades e na mesma direção em velocidades altas para melhorar a estabilidade.

Já as opções de performance são, Prestige Plus 50 TDI quattro tiptronic, Performance 50 TDI quattro tiptronic, Performance Black 50 TDI quattro tiptronic, Performance 55 TFSI quattro tiptronic e Performance Black 55 TFSI quattro tiptronic. Sendo que da primeira à terceira opção tem potência de 258 CV, velocidade máxima de 230 Km/h, com aceleração de 6,5 s e deslocamento de 2967. As outras duas ultimas opções oferecem potência de 333 CV, velocidade máxima de 250 Km/h, aceleração de 6,1 s e deslocamento de 2995.