A Índia tem muitas surpresas, uma delas é a mudança de seu nome para Bharat, outra é o Tata Tiago EV que é um carro elétrico bem barato.
A indústria automobilística está em um período de transição marcado pela crescente demanda por veículos elétricos (EVs) em todo o mundo. No entanto, a acessibilidade ainda é um dos principais obstáculos para a adoção em massa dessa tecnologia. No entanto, recentemente, a Tata Motors, uma empresa indiana com uma longa história na fabricação de veículos, anunciou um marco significativo na direção de tornar os EVs mais acessíveis. Vamos conhecer o Tata Tiago EV, um compacto carro elétrico que pode revolucionar o mercado.
A Tata Motors anunciou o lançamento do Tata Tiago EV, um carro compacto elétrico que pode ser adquirido na Índia por um preço inicial de 849.000 rupias, o que equivale a aproximadamente R$ 56.000 em uma conversão direta. Esta notícia é notável, pois desafia a crença de que os carros elétricos são substancialmente mais caros do que seus equivalentes a combustão. Embora o Tiago EV seja cerca de US$ 2.000 mais caro do que o Tiago a gasolina, ele ainda é notavelmente acessível, especialmente para um carro elétrico recém-lançado.
Para entender completamente a proposta do Tiago EV, é útil compará-lo a um de seus concorrentes diretos, o Renault Kwid E-Tech. Ambos os veículos têm especificações muito similares e uma proposta de serem carros elétricos acessíveis. O Tiago EV oferece duas opções de bateria: um pacote de 19 kWh que proporciona uma autonomia de 250 km e um pacote opcional de 24 kWh que estende essa autonomia para até 315 km com uma carga completa. Vale ressaltar que o alcance estimado é calculado pelo Modified Indian Driving Cycle (MIDC), que é conhecido por ser menos preciso em comparação com o ciclo de teste WLTP.
Além disso, com a bateria menor, o Tiago EV possui um motor menos potente, com 60 cv e 11,2 kgfm de torque. Por outro lado, o modelo de longo alcance recebe um motor mais potente com 74 cv e um pouco mais de torque, 11,6 kgfm. Ambos os modelos têm uma taxa padrão de carregamento de 3,3 kW, mas é possível adquirir um carregador de bordo atualizado de 7,2 kW a um custo adicional. A Tata Motors também afirmou que o Tiago EV suporta carregamento rápido, embora não tenha especificado a potência real, apenas afirmando que é possível adicionar 110 km de alcance em 30 minutos.
O nível de acabamento topo de linha, chamado XZ+ Tech Lux, é uma opção que vale a pena considerar. Este modelo oferece uma ampla variedade de recursos que melhoram significativamente a experiência de condução. Ele inclui ar condicionado automático, sensor de chuva e faróis automáticos, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento traseiros e câmera. Além disso, como é comum em carros elétricos, o Tiago EV vem com frenagem regenerativa regulável, que ajuda a aumentar a eficiência e a autonomia do veículo.
O lançamento do Tata Tiago EV é um marco emocionante no mundo dos carros elétricos, especialmente para a Índia, um país que está enfrentando desafios significativos relacionados à poluição do ar e às emissões de gases de efeito estufa. A acessibilidade deste veículo elétrico pode ser a chave para uma maior adoção da mobilidade elétrica no país e pode inspirar outras empresas automobilísticas a seguir o exemplo da Tata Motors na busca por soluções sustentáveis e acessíveis para o transporte.
Com um preço competitivo, opções de alcance e recursos de luxo, o Tiago EV tem o potencial de se tornar um sucesso entre os consumidores indianos que buscam alternativas mais limpas e econômicas para a locomoção. À medida que avançamos em direção a um futuro mais sustentável, iniciativas como essa têm um impacto significativo na transformação do setor automobilístico.
*Com informações da Tata Motors.