BMW F 450 GS 2026 aparece no EICMA com sistema inédito que pode mudar o rumo da linha GS

BMW F 450 GS 2026 aparece no EICMA com sistema inédito que pode mudar o rumo da linha GS
A nova trail da BMW chega leve, conectada e com embreagem automática para mudar a forma de pilotar dentro e fora da cidade.
Publicado por em BMW Motorrad dia

Entre os estandes luminosos do EICMA 2025, em Milão, a BMW atraiu olhares curiosos e celulares erguidos. No centro, uma moto compacta, agressiva e elegante roubava a cena. Era a BMW F 450 GS 2026, a nova integrante da família aventureira da marca. O modelo simboliza uma virada: é a aposta da fabricante em uma trail média capaz de entregar o espírito GS com mais leveza, conectividade e inovação mecânica.

Pontos Principais:

  • A BMW F 450 GS 2026 foi apresentada no EICMA 2025, em Milão.
  • Modelo tem motor bicilíndrico de 420 cm³ com 48 cv e torque de 4,3 kgf·m.
  • Estreia o sistema de embreagem automática Easy Ride Control, inédito na categoria.
  • Possui chassi leve, suspensões KYB e peso total de 178 kg em ordem de marcha.
  • Conta com modos de pilotagem, ABS Pro, controle de tração e painel TFT conectado.
  • Chega à Europa em 2026 e rivaliza com KTM 390 Adventure e Honda NX 500.

A BMW não fez apenas uma versão reduzida das grandes R e F. A F 450 GS foi pensada do zero para um público que busca versatilidade real, o tipo de motociclista que encara a cidade durante a semana e sonha com estrada de terra no fim de semana. O motor de 420 cm³, um bicilíndrico em linha com virabrequim defasado a 135 graus, entrega 48 cavalos a 8.750 rpm e 4,3 kgf·m de torque a 6.750 rpm. A sonoridade encorpada e a entrega linear são dignas de motos maiores, mas o segredo está na forma como tudo trabalha em harmonia: vibrações contidas, aceleração suave e sensação de controle o tempo todo.

A BMW revelou no EICMA 2025 a nova F 450 GS, moto que une design compacto, leveza e motor bicilíndrico de 48 cv para expandir o espírito aventureiro da marca.
A BMW revelou no EICMA 2025 a nova F 450 GS, moto que une design compacto, leveza e motor bicilíndrico de 48 cv para expandir o espírito aventureiro da marca.

O destaque é o novo sistema Easy Ride Control, que automatiza a embreagem e elimina a necessidade de acionar a alavanca nas trocas de marcha. Em tráfego intenso, a moto parece antecipar os movimentos do piloto. Em trilhas, transmite confiança, permitindo foco total na trajetória. Ainda assim, o controle manual continua disponível para quem prefere sentir cada troca de marcha. É o tipo de tecnologia que melhora a experiência sem roubar o protagonismo de quem pilota.

A ciclística reforça essa proposta de equilíbrio. O chassi tubular de aço usa o motor como parte estrutural, o que reduz peso e aumenta a rigidez. Com apenas 178 quilos em ordem de marcha, a F 450 GS responde rápido, muda de direção com leveza e mantém estabilidade exemplar. As suspensões KYB, com 180 milímetros de curso em ambas as rodas, lidam bem com buracos, irregularidades e lombadas sem perder o conforto.

O grande destaque é o sistema Easy Ride Control, uma embreagem automática que elimina o uso da alavanca e torna a pilotagem mais fluida na cidade e nas trilhas.
O grande destaque é o sistema Easy Ride Control, uma embreagem automática que elimina o uso da alavanca e torna a pilotagem mais fluida na cidade e nas trilhas.

Nos freios, a BMW aposta em nomes de respeito: pinças Brembo na frente e ByBre atrás, com discos de 310 e 240 milímetros e o auxílio do ABS Pro, que atua mesmo com a moto inclinada. O conjunto eletrônico ainda traz controle de tração, modos de pilotagem Rain, Road e Enduro, além de recursos como controle de torque e frenagem dinâmica. Nas versões mais equipadas, o modo Enduro Pro permite desativar o ABS traseiro e explorar o lado mais aventureiro da GS.

O design combina robustez e elegância. O farol em “X” e a carenagem compacta remetem à R 1300 GS, enquanto o painel TFT de 6,5 polegadas oferece conectividade total. O tanque de 14 litros garante autonomia de cerca de 350 quilômetros, e as versões — Basic, Exclusive, Sport e Trophy — variam entre propostas urbanas e visuais Rally. Há ainda opção de rodas raiadas e bancos de diferentes alturas, para adequar a moto a qualquer estatura.

Com apenas 178 kg e chassi tubular de aço, a nova F 450 GS prioriza equilíbrio e agilidade, reforçando a tradição de desempenho e controle das motos da linha GS.
Com apenas 178 kg e chassi tubular de aço, a nova F 450 GS prioriza equilíbrio e agilidade, reforçando a tradição de desempenho e controle das motos da linha GS.

Mais do que uma simples atualização, a F 450 GS representa uma nova maneira de entender o que é uma trail. É uma moto que conversa com a nova geração de motociclistas, que quer praticidade sem abrir mão da emoção. A BMW entrega um produto que combina a herança técnica da marca com um olhar atento às demandas do presente.

A BMW F 450 GS será oferecida em quatro versões globais, incluindo a Trophy, que traz embreagem Easy Ride e visual Rally, pensada para uso fora de estrada.
A BMW F 450 GS será oferecida em quatro versões globais, incluindo a Trophy, que traz embreagem Easy Ride e visual Rally, pensada para uso fora de estrada.

Quando chegar às lojas europeias em 2026, a F 450 GS terá pela frente concorrentes como KTM 390 Adventure e Honda NX 500. Mas a BMW aposta em algo que os números de ficha técnica não mostram: a sensação de liberdade refinada que sempre definiu a sigla GS. Uma moto que promete fazer o piloto esquecer o trânsito, o tempo e até a rotina, lembrando o motivo original pelo qual alguém decide andar de moto — o prazer puro de pilotar.

Fonte: BMW.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.