Pelo valor de R$ 621.000, a BMW M2 CS esgotou mesmo antes da marca anunciar a pré-venda. As 15 unidades destinadas ao Brasil já foram vendidas. O modelo esportivo, raro item de câmbio manual, é um dos carros mais cobiçados.
O M2 CS (sigla que significa coupé sport) tem como uma de suas principais características justamente o câmbio manual de 6 marchas. Hoje é um item em extinção em modelos desse porte, e desse preço. Mas existe um público específico para ele, que pode pagar e que sabe como usar.
Muita gente reclama que não são mais fabricados superesportivos com câmbio manual, e que isso tira toda a diversão. Pois bem, apesar de ser um item raro no mercado automobilístico, a montadora alemã fez o M2 CS, com transmissão manual de 6 velocidades.
Mas o modelo também admite como opcional um câmbio automático de 7 velocidades, composto de dupla embreagem, garantindo uma eficiência impressionante, com trocas extremamente velozes. Com essa composição o M2 CS fica ainda mais rápido, mas nada como acelerar um esportivo manual com tração traseira.
Essa transmissão incrivelmente trabalhada e aperfeiçoada atua em conjunto com o motor 3.0 biturbo a gasolina longitudinal de seis cilindros em linha. Essa incrível façanha da engenharia proporciona uma potência de 450 cv e um torque máximo de 56,1 kgfm.
Como essa motorização, além de todos os outros itens de segurança, como controle de estabilidade específico, e a aerodinâmica do modelo permitem que ele faça de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos.
Claro que quando se fala num carro cujo valor ultrapassa meio milhão de reais, é natural esperar que cada detalhe tenha sido cuidadosamente planejado para entregar o maior conforto, sofisticação e segurança.
No caso do M2 CS isso não é diferente. O modelo conta com detalhes em fibra de carbono, tais como o capô, o teto, os difusores e spoilers, e as capas dos retrovisores laterais. Com isso, ele fica ainda mais moderno e sofisticado que o M2 Competition, embora tenham muito em comum.
Como mencionamos acima, um modelo desse porte – ainda mais em se tratando de um esportivo – preza pela segurança, e não poderia ser diferente. O M2 CS conta com a suspensão adaptativa M, excelente para o uso esportivo. Ele ainda pode receber freios de carbono-cerâmica da divisão esportiva, que o deixam ainda mais seguro para competições.
Apesar de ser um modelo voltado para uma condução esportiva, o M2 CS é repleto de conforto e tecnologia. Para começar, por dentro ele é forrado em Alcântara no volante, painel, console e portas. Além disso, conta com um incrível sistema de válvulas no escapamento que permitem ao motorista dosar o ronco do motor 6 cilindros.
Em recente entrevista, o gerente da BMW no Brasil disse que o M2 CS é apenas o primeiro modelo da linha M em 2021, e que outras novidades surgirão ainda esse ano: “O modelo abre um ano que será repleto de novos lançamentos BMW M com foco na esportividade, performance e tecnologia”.