Brasil atinge 10 mil pontos de recarga para elétricos e híbridos plug-in

O Brasil alcançou, em agosto, a marca de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in, um marco que destaca a expansão da infraestrutura de eletromobilidade no país. Este crescimento acompanha o aumento das vendas de veículos eletrificados, que somaram mais de 13 mil unidades em setembro de 2024.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 8/10/2024

O Brasil superou a marca de 10 mil pontos de recarga para carros elétricos e híbridos plug-in, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), utilizando informações da empresa Tupi Mobilidade. Essa conquista reflete um avanço significativo na infraestrutura do país, acompanhando o crescimento das vendas de veículos eletrificados, que somaram 13.265 unidades em setembro. Estes números incluem elétricos puros, híbridos plug-in, híbridos convencionais e micro-híbridos, sendo que apenas os elétricos e híbridos plug-in requerem pontos de recarga para suas baterias.

Pontos Principais:

  • Brasil ultrapassa 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in.
  • Em setembro de 2024, foram vendidos 13.265 veículos eletrificados no país.
  • ABVE destaca o impacto na geração de empregos e investimentos no setor.
  • Desafios permanecem para expandir a infraestrutura em rodovias brasileiras.

Segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, a marca de 10 mil pontos de recarga é simbólica e reflete o sucesso da expansão da mobilidade elétrica no Brasil. Ele destaca que a evolução desse ecossistema está promovendo a geração de empregos, renda e investimentos não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de componentes, equipamentos, softwares e na prestação de serviços relacionados à eletromobilidade.

Embora a infraestrutura urbana de recarga tenha crescido, a oferta em rodovias é limitada. A falta de eletropostos nas estradas dificulta o uso de veículos elétricos em viagens longas.
Embora a infraestrutura urbana de recarga tenha crescido, a oferta em rodovias é limitada. A falta de eletropostos nas estradas dificulta o uso de veículos elétricos em viagens longas.

Em dezembro de 2020, o país contava com apenas 350 pontos de recarga. Esse número aumentou para 1.250 em fevereiro de 2022 e, em agosto de 2024, chegou a 10.622. Esse avanço é essencial para suportar o crescimento da frota de veículos elétricos no país e para aumentar a confiança dos consumidores na viabilidade da eletromobilidade.

Mesmo com a evolução dos eletropostos, ainda existem desafios para expandir a infraestrutura de recarga em rodovias brasileiras. Fora algumas rodovias em São Paulo, Paraná, Goiás e Distrito Federal, a oferta de pontos de recarga nas estradas ainda é limitada, dificultando o uso de veículos elétricos para longas viagens. Assim, o uso desses veículos é mais viável em áreas urbanas, onde a concentração de eletropostos é maior.

Entre janeiro e setembro de 2024, foram emplacados 122.548 veículos leves eletrificados, um crescimento de 113% em relação ao mesmo período de 2023, quando 57.510 unidades foram vendidas. Esse aumento é atribuído, em parte, à ampliação da infraestrutura de recarga e ao crescente interesse dos consumidores pela mobilidade elétrica.

A ABVE tem se empenhado em divulgar informações para reduzir a resistência dos consumidores quanto à mobilidade elétrica. Atualmente, a associação reúne 58 empresas envolvidas na infraestrutura de recarga, produção de veículos, componentes e prestação de serviços voltados ao ecossistema de eletromobilidade.

Além de impulsionar o mercado automotivo, a expansão da eletromobilidade está gerando impactos econômicos positivos, como a criação de empregos diretos e indiretos. Isso inclui a fabricação de componentes e peças, bem como a prestação de serviços de manutenção e desenvolvimento de soluções de recarga. A expansão da mobilidade elétrica é vista como uma oportunidade para fortalecer a indústria nacional e promover uma transição energética sustentável.

Brasil observa crescimento nas vendas de veículos eletrificados

O mercado de carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil segue em crescimento, com destaque para a disputa acirrada entre as diferentes tecnologias de eletrificação, que ganham cada vez mais espaço.
O mercado de carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil segue em crescimento, com destaque para a disputa acirrada entre as diferentes tecnologias de eletrificação, que ganham cada vez mais espaço.

Em setembro de 2024, as vendas de veículos eletrificados no Brasil atingiram 13.265 unidades, marcando um crescimento constante no setor. Esse aumento é impulsionado pela expansão da infraestrutura de recarga pública, que já conta com mais de 10 mil eletropostos no país. A competição entre veículos elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) segue acirrada, refletindo o avanço das tecnologias de propulsão alternativa.

As vendas de carros elétricos (BEV) em setembro somaram 4.699 unidades, representando 35,4% do total de veículos eletrificados. Apesar de uma leve queda em comparação ao mês anterior, o crescimento em relação a setembro de 2023 foi significativo, com um aumento de 156,8%. Já os híbridos plug-in (PHEV) registraram 4.869 unidades vendidas, dominando 36,7% do mercado de eletrificados no mês, ainda que tenham sofrido uma retração de 15,8% em relação a agosto.

Os híbridos plenos (HEV) e híbridos flex (HEV Flex) também mantiveram sua relevância no mercado. Com 9,3% e 11,6% de participação, respectivamente, esses modelos atendem à demanda crescente por alternativas que combinam a eficiência energética com a flexibilidade de combustíveis convencionais. No entanto, o crescimento mais notável nos próximos anos deve vir dos micro híbridos (MHEV), que, em setembro, representaram 7% das vendas e são apontados como uma tecnologia com grande potencial de expansão.

Um estudo recente, desenvolvido pela ANFAVEA em parceria com o Boston Consulting Group (BCG), prevê que a venda de veículos eletrificados crescerá de forma exponencial até 2030. As projeções indicam que mais da metade dos carros vendidos no Brasil serão eletrificados, atingindo 1,5 milhão de unidades por ano. Até 2040, a expectativa é que essa participação aumente para impressionantes 90% das vendas totais, refletindo um futuro predominantemente elétrico.

Fonte: Terra e InsideEVS.