Equipado com motor potente o Mistral reflete a engenharia de ponta da Bugatti em um design inspirado em outros ícones da marca.
A Bugatti estabeleceu um novo recorde de velocidade para carros de passeio conversíveis na pista de testes de Papenburg. Este feito coloca o Mistral à frente do Hennessey Venom GT Spyder. Vamos contar mais detalhes.
O Mistral é um dos últimos modelos com o icônico motor Bugatti de 8,0 litros e quatro turbos. Este carro faz parte de uma série limitada a 99 unidades e traz design inspirado em modelos icônicos da marca, como o La Voiture Noire e o Bolide. A performance recordista foi conduzida pelo piloto britânico Andy Wallace em 2019.
O local do teste foi escolhido devido à nova estrutura de propriedade da marca, agora uma joint venture com a Rimac, que limita o acesso à famosa pista de Ehra-Lessien, usada para testes anteriores. Ela demonstrou que o Mistral não apenas alcança altas velocidades, mas eleva o status dos supercarros conversíveis a um novo patamar.
Estabeleceu ainda, um novo marco no segmento de supercarros conversíveis ao atingir uma velocidade máxima de 453,9 km/h, ou 282,04 mph, com o modelo exclusivo Mistral ‘World Record Edition’. Este novo recorde foi obtido no circuito de testes de Papenburg, na Alemanha, onde a realizou testes sob condições controladas e com equipamento de verificação independente. O Mistral, desenvolvido em edição limitada e com design específico para a ocasião, superou a marca anterior detida pelo Hennessey Venom GT Spyder, que em 2016 atingiu 427,4 km/h, ou 265,6 mph.
O motor que impulsiona o Bugatti Mistral é o conhecido W16 de 8,0 litros e quatro turbos, com potência de 1.578 hp. Este propulsor já havia sido utilizado em outros modelos icônicos da marca e está se despedindo do mercado com este novo recorde. A marca decidiu fazer uma homenagem ao motor, que fez história na engenharia automotiva, ao alcançar essa velocidade em um carro conversível, que possui características aerodinâmicas desafiadoras para alcançar alta performance.
O carro foi dirigido por Andy Wallace, piloto britânico e vencedor de Le Mans, conhecido por suas contribuições em recordes de velocidade para a Bugatti. Wallace já havia estabelecido um recorde com o modelo Chiron Super Sport 300+ em 2019, ao atingir 490,5 km/h em uma pista de teste. Este novo recorde com o Mistral reafirma a experiência de Wallace em alcançar altas velocidades em condições de segurança e controle extremo.
O Mistral possui uma estrutura que reflete a tradição da Bugatti em design, mesclando inspiração de modelos anteriores e avanços específicos para a configuração conversível. O nome do modelo faz referência ao vento Mistral, conhecido por sua intensidade e velocidade na região sul da França. A estética do carro incorpora elementos do La Voiture Noire, com faróis verticais e linhas que destacam sua forma aerodinâmica. Na parte traseira, o modelo exibe uma barra de luz em formato de X, inspirada no design do Bugatti Bolide, modelo voltado exclusivamente para pistas.
Ela reduziu o tamanho das entradas de ar laterais em comparação ao Chiron para otimizar o desempenho do motor W16 no Mistral. Este ajuste foi fundamental para melhorar a eficiência de resfriamento e garantir que o motor pudesse operar em alta velocidade sem comprometer a segurança e o desempenho. Além disso, a carroceria em fibra de carbono contribui para a leveza do veículo, essencial para alcançar o recorde de velocidade.
O Mistral foi produzido em uma série limitada de 99 unidades, e cada carro apresenta características únicas. No entanto, apenas uma unidade, a chamada ‘World Record Edition’, foi usada para alcançar o recorde de velocidade, e permanecerá como uma peça exclusiva na coleção de seu proprietário. Essa edição especial conta com uma configuração de cores específica, em fibra de carbono com detalhes em laranja, escolhida pelo colecionador para destacar a singularidade do modelo.
A escolha de Papenburg como local para o recorde de velocidade do Mistral se deu por restrições de acesso à pista de Ehra-Lessien, tradicionalmente utilizada. Desde que a marca se uniu à Rimac em uma joint venture, o acesso a Ehra-Lessien passou a ser mais restrito. Papenburg, apesar de suas limitações, foi o local escolhido para a realização do teste. A pista de Papenburg possui longas retas de 4 km, consideravelmente mais curtas que as da pista anterior, o que demandou uma técnica precisa e alto nível de habilidade por parte do piloto.
Andy Wallace teve que entrar nas retas com alta velocidade a partir das curvas inclinadas da pista para alcançar a velocidade necessária. As condições da pista e o planejamento estratégico do teste foram fundamentais para garantir que o Mistral pudesse alcançar seu potencial máximo dentro dos limites estabelecidos. A pista de Papenburg permitiu que o teste ocorresse com segurança e eficiência, garantindo que o resultado pudesse ser registrado e verificado de maneira independente.
Esta mudança de local representa uma nova fase para a marca, que segue inovando em suas tecnologias e aprimorando suas técnicas para adaptação a diferentes condições de pista e ambientes de teste. O uso de Papenburg pode ser visto como um marco na história da Bugatti, demonstrando sua capacidade de se adaptar e continuar a buscar recordes de performance.
É uma marca conhecida por estabelecer recordes de velocidade ao longo de sua trajetória. Antes do Mistral, o Hennessey Venom GT Spyder detinha o recorde de carro conversível mais rápido, e antes dele, o Veyron Grand Sport Vitesse, com 1.183 hp, havia estabelecido a marca de 408,8 km/h (254 mph). A busca por velocidade máxima tem sido uma constante, que já atingiu recordes anteriores com outros modelos de carroceria fechada e agora reafirma sua posição no segmento de conversíveis.
O proprietário do Mistral World Record Edition é também dono de outros modelos icônicos da Bugatti, incluindo o Veyron Super Sport, o Veyron Vitesse e o Chiron Super Sport 300+. Esses veículos representam uma coleção de carros recordistas, cada um deles com seu próprio conjunto de conquistas. Com o Mistral, essa coleção se torna ainda mais exclusiva, destacando a importância da Bugatti no desenvolvimento de supercarros de alto desempenho.
A história dos recordes é marcada pela inovação e pela busca constante de superação. Cada novo modelo incorpora avanços tecnológicos que permitem à marca alcançar novas marcas, seja em termos de velocidade, desempenho ou exclusividade. O Mistral agora se junta a essa história, solidificando seu lugar como o carro conversível mais rápido do mundo.
O Bugatti Mistral, ao alcançar este novo recorde, reafirma a capacidade da marca em desenvolver veículos que desafiam os limites da engenharia e da velocidade. Este feito coloca o Mistral como um dos maiores marcos da história e destaca o empenho da empresa em continuar inovando, mesmo com o encerramento da produção de seu icônico motor W16.
Fonte: Bugatti