A BYD alcançou o primeiro lugar em vendas no mercado automotivo chinês, superando a tradicional líder SAIC em um ano de desafios para a indústria. Em setembro de 2024, a BYD vendeu 419.426 veículos, um aumento de 45,32% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2024, a empresa somou 2.747.875 veículos vendidos, representando um crescimento de 32,13%. Além da marca principal, esse total inclui as vendas das marcas Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang, que também fazem parte do grupo BYD.
Pontos Principais:
Em contrapartida, a SAIC, que por muitos anos liderou o mercado chinês, registrou uma queda significativa de 35,03% nas vendas de setembro, com 313.260 unidades vendidas. No acumulado do ano, a montadora totalizou 2.649.333 veículos, uma queda de 21,5% em comparação com o ano anterior. A redução no desempenho da SAIC foi acentuada pelos resultados negativos de sua joint venture com a General Motors, enquanto as parcerias com Volkswagen e Wuling conseguiram manter a estabilidade.
A liderança da SAIC no mercado chinês foi historicamente sustentada por suas parcerias com montadoras globais, como Volkswagen e GM. Em contraste, a BYD alcançou a liderança por meio de uma estratégia focada na produção de veículos elétricos acessíveis, destacando-se no segmento com o modelo Seagull. Esse veículo, com preço inicial abaixo de US$ 10.000 (69.800 yuans), foi o carro elétrico mais vendido da China em agosto, com 40.949 unidades, e continuou a liderar em setembro, com 43.425 unidades vendidas.
O sucesso da BYD ocorre em um cenário de forte concorrência no setor de veículos elétricos (NEVs) na China, marcado por uma intensa guerra de preços. Apesar disso, a empresa manteve seu crescimento, quebrando recordes consecutivos de vendas ao longo de 2024. As expectativas para o segundo semestre indicam um crescimento ainda maior nas vendas de veículos elétricos, beneficiando a BYD, que se especializou nesse segmento.
Além de dominar o mercado de carros elétricos acessíveis, a BYD está diversificando sua atuação com a expansão para segmentos de SUVs de luxo, picapes e até supercarros elétricos. Essa diversificação fortalece a presença da empresa em diferentes categorias e amplia seu alcance tanto no mercado doméstico quanto no internacional.
Em contraste, a SAIC continua a enfrentar dificuldades, especialmente no segmento de veículos elétricos, onde seu desempenho não correspondeu às expectativas para 2024. Mesmo com parcerias estratégicas com marcas globais, a montadora viu sua produção ser superada pela BYD, que também obteve liderança em volume de produção.
Fonte: Carnewschina, Wikipedia, InsideEVS, MSN e CNN.