A empresa chinesa BYD, em colaboração com a Mercedes-Benz, criou a marca Denza em 2010, que se concentra em veículos elétricos premium. A joint venture inicialmente deu à BYD e à Mercedes-Benz participações iguais na nova empresa, conhecida como Shenzhen BYD Daimler New Technology. A Denza utiliza plataformas de veículos da Mercedes-Benz, com especificações técnicas provenientes da experiência da BYD com o modelo elétrico e6.
Ao longo dos anos, a BYD aumentou sua participação na Denza, controlando agora 90% da empresa, enquanto a Mercedes-Benz mantém os 10% restantes. Este aumento reflete o sucesso da BYD no mercado automotivo chinês, onde lidera em vendas, e seus esforços para expandir sua presença globalmente.
Recentemente, no salão automotivo de Pequim, a Denza lançou a Z9 GT, uma shooting brake de alto desempenho com 965 cv. Contudo, o foco atual é na Denza D9, uma minivan de luxo que está sendo considerada para venda no Brasil. Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD do Brasil, mencionou que a empresa está avaliando a introdução deste modelo no mercado brasileiro. A Denza D9 seria vendida em lojas separadas das da BYD, dividindo espaço com modelos da Bao.
A D9 está disponível em configurações híbridas plug-in e totalmente elétricas. As híbridas apresentam elementos horizontais na grade dianteira, enquanto as versões elétricas são identificadas por frisos verticais. Ambas as versões exibem um design futurista que se destaca no segmento de vans. Os modelos híbridos combinam um motor a combustão 1.5 turbo, que produz 138 cv e 23,5 kgfm de torque, com um motor elétrico de 231 cv e 34,6 kgfm de torque, oferecendo uma potência combinada de 300 cv. A bateria de 20,4 kWh permite uma autonomia de até 103 quilômetros em modo puramente elétrico e a van pode percorrer até 965 quilômetros com um tanque de combustível e bateria cheios. As versões elétricas da D9 variam entre 312 cv e 374 cv de potência, com uma bateria de 103 kWh que oferece autonomia entre 600 km e 620 km.
Internamente, a D9 possui um design que prioriza o conforto e a tecnologia. A van apresenta duas grandes telas digitais, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Os materiais usados incluem madeira e alumínio reais, além de amplas áreas acolchoadas. O design é complementado por várias funcionalidades tecnológicas como piloto automático adaptativo e múltiplos airbags.
Os passageiros da segunda fileira têm acesso a assentos reclináveis com múltiplas configurações para massagem, aquecimento e ajustes lombares, controlados por telas digitais incorporadas nos apoios de braço. Outras características incluem um porta-trecos expansível e um compartimento térmico que pode funcionar como refrigerador ou aquecedor.
Embora a terceira fileira seja menos luxuosa, ainda oferece comodidades como saídas de ar independentes e conexões para recarga de dispositivos móveis. Os bancos podem ser ajustados para proporcionar mais espaço para as pernas ou para a bagagem, conforme necessário.
Na China, o preço da Denza D9 varia de 340 mil a 470 mil yuans, dependendo da configuração e das especificações. Se introduzida no Brasil, a minivan de luxo poderia custar o dobro, competindo em um segmento de mercado semelhante ao da Kia Carnival, que teve suas vendas suspensas no país desde o ano passado. A introdução da D9 no Brasil ainda está sob estudo, e não há confirmação sobre a decisão final da BYD a respeito de sua importação.
*Com informações do BYD, Motor1 e Garagem360.