A BYD está ampliando sua presença no mercado brasileiro com planos de importar 100.000 veículos eletrificados até o final de julho de 2024. Este movimento busca garantir o abastecimento de carros elétricos e híbridos plug-in até o final do ano, antes do aumento do imposto de importação para veículos eletrificados.
Durante um evento no Porto de Suape, em Pernambuco, a BYD apresentou o navio Explorer No. 1, que trouxe 5.459 veículos na sua segunda viagem ao Brasil. Este navio faz parte de uma frota de oito embarcações que distribuirão os veículos da marca pelos mercados internacionais. Com capacidade para transportar até 7.000 veículos, o Explorer No. 1 foi entregue em janeiro no porto de Yantai, na China.
Os modelos que estão chegando ao Brasil incluem o SUV BYD Song Pro e o sedã BYD King, ambos híbridos plug-in. Estes veículos possuem uma autonomia combinada de mais de 1.000 km. O Song Pro está programado para chegar em junho, enquanto o King chega em seguida. Em setembro, será a vez da BYD Shark, a primeira picape da marca, projetada para mercados internacionais.
Até o final de maio, a BYD já havia emplacado cerca de 30.000 modelos eletrificados no Brasil. A meta de importar 100.000 veículos representa um grande desafio, semelhante ao volume total de emplacamentos da Renault no ano passado. Este plano ambicioso visa fortalecer a posição da BYD no mercado de veículos eletrificados no Brasil.
Para acomodar o aumento nas vendas, a BYD está expandindo sua rede de concessionárias. A empresa inaugurou recentemente sua 100ª loja no Brasil, localizada em Florianópolis, Santa Catarina. O objetivo da BYD é alcançar 250 concessionárias no país até o final do ano, incluindo novas nomeações e lojas em operação.
Além da importação, a BYD planeja iniciar a produção de veículos eletrificados em sua fábrica em Camaçari, na Bahia, até o final do ano. Esta iniciativa visa reduzir a dependência de importações e fortalecer a presença da marca no mercado brasileiro.
Com esses passos, a BYD espera se consolidar como uma das principais fabricantes de veículos eletrificados no Brasil, competindo com outras marcas e atendendo à crescente demanda por carros elétricos no país.