BYD Song Plus e GWM Haval H6 disputam liderança entre os híbridos mais vendidos

O comparativo entre o BYD Song Plus e o GWM Haval H6 PHEV19 destaca as principais atualizações dos SUVs híbridos para 2025, com ênfase nas mudanças em motorização, espaço interno e consumo de combustível. Ambos os modelos disputam a liderança do segmento no Brasil.
Publicado em GWM dia 19/08/2024 por Alan Corrêa

O confronto entre o BYD Song Plus 2025 e o GWM Haval H6 PHEV19 representa a disputa acirrada pelo topo da categoria de híbridos mais vendidos no Brasil. Os dois SUVs chineses chegam com atualizações significativas em suas versões 2025, buscando atrair diferentes perfis de consumidores.

O BYD Song Plus, já consagrado, recebeu uma nova bateria de 18,3 kWh, que ampliou sua autonomia elétrica de 28 km para 68 km. Esse aumento veio acompanhado de melhorias no motor elétrico, que agora gera 194 cv, enquanto o motor a combustão perdeu ligeiramente em potência. A soma dessas mudanças mantém a potência combinada em 235 cv, mas o consumo, especialmente em modo híbrido, aumentou.

O GWM Haval H6, por sua vez, traz a nova versão PHEV19, com uma bateria de 19 kWh que oferece autonomia elétrica de até 74 km. O modelo se diferencia por sua capacidade de recarga rápida, além da opção de recarga lenta. Em termos de potência, o Haval H6 supera o rival, com 326 cv combinados e um torque de 54 kgfm, o que resulta em acelerações mais rápidas e melhor desempenho nas retomadas.

Design e aparência externa

O comparativo entre BYD Song Plus 2025 e GWM Haval H6 PHEV19 destaca as atualizações em design, motorização e tecnologia, refletindo a disputa acirrada no segmento de SUVs híbridos no Brasil.
O comparativo entre BYD Song Plus 2025 e GWM Haval H6 PHEV19 destaca as atualizações em design, motorização e tecnologia, refletindo a disputa acirrada no segmento de SUVs híbridos no Brasil.

Os dois SUVs trazem design característico, mas com enfoques diferentes. O BYD Song Plus mantém o estilo mais refinado, com faróis full-led, rodas diamantadas de 19 polegadas e lanternas que atravessam a traseira. Uma novidade para 2025 é a disposição horizontal do logotipo, que agora exibe o nome “BYD”.

O GWM Haval H6 também mantém seu design robusto, com destaque para a grade tridimensional e detalhes em preto brilhante. As rodas exclusivas de 19 polegadas também possuem acabamento diamantado, mas os pneus do Haval H6 são maiores que os do Song Plus, proporcionando uma sensação de maior imponência.

  • O Song Plus foca em um design mais refinado, com mudanças no logotipo.
  • O Haval H6 mantém um design mais robusto e aposta em detalhes em preto brilhante.
  • Ambos têm rodas de 19 polegadas com acabamentos diferenciados.
  • As lanternas dos dois modelos atravessam a traseira, conferindo um visual moderno.

Interior e espaço

O interior dos dois modelos apresenta diferenças notáveis. O BYD Song Plus investe em uma central multimídia giratória de 15,6 polegadas, que se destaca no painel. O quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas e oferece boa visualização das informações. O acabamento interno utiliza uma mistura de texturas e cores, o que contribui para um ambiente visualmente agradável.

O GWM Haval H6, por sua vez, adota um design mais sóbrio, com linhas horizontais e superfícies lisas. A versão PHEV19 inclui apliques em bronze e revestimentos mais claros, mas a central multimídia é menor, com 12,3 polegadas. Apesar disso, o painel do Haval H6 é mais espaçoso, proporcionando mais conforto para os ocupantes.

  • O Song Plus traz uma central multimídia giratória de 15,6 polegadas, enquanto o Haval H6 tem uma de 12,3 polegadas.
  • O quadro de instrumentos do Song Plus é maior, com 12,3 polegadas, em comparação com as 10,25 polegadas do Haval H6.
  • O acabamento do Song Plus é mais detalhado, com uma combinação de texturas e cores.
  • O Haval H6 oferece mais espaço interno, especialmente na parte dianteira.

Mecânica e desempenho

Na linha 2025, o BYD Song Plus vem com uma bateria maior, passando de 8,3 kWh para 18,3 kWh, o que proporciona uma autonomia elétrica de até 68 km. O motor a combustão tem 105 cv, enquanto o motor elétrico gera 194 cv, somando 235 cv de potência combinada.

O GWM Haval H6 PHEV19, por outro lado, oferece uma bateria de 19 kWh e autonomia de até 74 km. Ele possui recarga rápida, permitindo carregamento em até 33 kW. O motor a combustão é de 1.5 turbo, combinando com o elétrico para gerar 326 cv e 54 kgfm de torque.

  • O Song Plus tem uma bateria de 18,3 kWh e autonomia de 68 km.
  • O Haval H6 tem uma bateria de 19 kWh e autonomia de 74 km.
  • O Song Plus oferece uma potência combinada de 235 cv, enquanto o Haval H6 chega a 326 cv.
  • O Haval H6 oferece recarga rápida de até 33 kW, enquanto o Song Plus só tem opção de recarga lenta.

Equipamentos e tecnologia

Em termos de tecnologia, ambos os modelos oferecem recursos avançados. O Song Plus traz diferenciais como aquecimento dos bancos dianteiros, sistema NFC para abrir e ligar o carro e retrovisores com aquecimento. A central multimídia giratória de 15,6 polegadas é um dos principais destaques tecnológicos do modelo.

O Haval H6, por sua vez, conta com head-up display, sistema de alerta de tráfego cruzado e internet 4G com Wi-Fi. Além disso, o sistema Auto Reverse, que refaz os últimos 50 metros em marcha a ré, é um diferencial importante para manobras em espaços apertados.

  • O Song Plus tem aquecimento nos bancos dianteiros e sistema NFC.
  • O Haval H6 possui head-up display e internet 4G com Wi-Fi.
  • O sistema Auto Reverse do Haval H6 refaz os últimos 50 metros em marcha a ré.
  • Ambos os modelos oferecem câmeras 360°, teto solar panorâmico e seis airbags.

Consumo e autonomia

O consumo dos dois modelos também apresenta diferenças. O Song Plus tem médias de 18,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Já o Haval H6 apresenta um consumo urbano de 17,1 km/l e rodoviário de 13,4 km/l.

Embora o consumo do Song Plus seja superior, o Haval H6 compensa com mais potência e desempenho, o que pode ser um fator decisivo para quem valoriza acelerações mais rápidas e dirigibilidade mais esportiva.

  • O Song Plus faz 18,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.
  • O Haval H6 faz 17,1 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.
  • O Song Plus se destaca por ser mais econômico em consumo.
  • O Haval H6 tem maior potência e aceleração mais rápida.

Veredicto final

A escolha entre o BYD Song Plus 2025 e o GWM Haval H6 PHEV19 depende do que o comprador valoriza em um SUV híbrido. O Song Plus oferece um consumo mais econômico e um interior com mais tecnologia e conforto, enquanto o Haval H6 se sobressai em desempenho, espaço interno e dirigibilidade. Ambos são opções competitivas no mercado brasileiro, mas cada um atende a diferentes necessidades.

Quem vende mais Haval H6 ou Song Plus?

Segundo dados da Fenabrave, No acumulado de vendas até julho de 2024, a disputa entre dois SUVs chineses, Haval H6 e BYD Song Plus, tem sido acirrada. O BYD Song Plus mantém uma leve vantagem, com 12.176 unidades vendidas, enquanto o Haval H6 registrou 11.829 unidades comercializadas no mesmo período. Ambos os modelos vêm se destacando no mercado brasileiro, com ofertas tecnológicas e uma proposta voltada para consumidores exigentes.

O BYD Song Plus tem conquistado o público com seu design moderno e tecnologias avançadas, especialmente em termos de eletrificação, característica que a BYD tem apostado fortemente. Isso pode ter contribuído para o pequeno diferencial em vendas sobre o Haval H6, oferecendo uma linha de SUVs que se destacam pela eficiência energética.

Por outro lado, o Haval H6, fabricado pela Great Wall Motors (GWM), também tem atraído consumidores por seu estilo robusto e uma proposta de alta durabilidade e desempenho. A marca entrou recentemente no Brasil, mas tem ganhado espaço rapidamente, com destaque para o H6, que se posiciona como uma opção competitiva no segmento de SUVs.

Apesar da diferença pequena em vendas, ambos os modelos representam a crescente popularidade de SUVs chineses no Brasil. A batalha entre o Haval H6 e o BYD Song Plus mostra que o mercado está aquecido, com consumidores atentos às inovações e à eficiência desses veículos.

Fonte: Fenabrave, UOL, R7, AutoEsporte e QuatroRodas.