Em 2024, a fabricante chinesa BYD alcançou um marco importante no mercado japonês de veículos elétricos ao ultrapassar a Toyota em vendas. A BYD comercializou 2.223 unidades no período, superando a Toyota, que registrou 2.038 unidades. Essa diferença de 185 veículos marcou a primeira vez que uma montadora estrangeira liderou o segmento de carros elétricos no Japão.
Pontos Principais:
O mercado japonês de veículos elétricos apresentou uma queda significativa em 2024. Foram vendidas 59.736 unidades, representando uma redução de 33% em relação ao ano anterior. A participação dos veículos elétricos no total de vendas no Japão ficou abaixo de 2%, refletindo desafios na adoção dessa tecnologia no país.
A BYD entrou no mercado japonês em 2023 e rapidamente expandiu sua presença. Modelos como o Atto 3 e o Dolphin foram bem recebidos, e o sedã Seal EV tornou-se o carro elétrico importado mais vendido, com preços iniciais de 5,28 milhões de ienes.
A liderança da BYD no segmento de veículos elétricos provocou respostas estratégicas das montadoras japonesas. A Toyota anunciou planos para lançar 30 novos modelos elétricos até 2030, sob sua linha “bZ” (Beyond Zero). Entre os destaques está o bZ4X, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca.
A Nissan também busca ampliar sua presença no mercado de elétricos, com novos lançamentos, incluindo uma versão eletrificada do Qashqai prevista para 2025. A empresa mantém liderança no mercado japonês de veículos elétricos, apesar da queda nas vendas do Leaf, que registrou 30.749 unidades em 2024, um declínio de 44% em relação ao ano anterior.
A Honda, por sua vez, anunciou um plano para vender apenas veículos eletrificados até 2040. O primeiro modelo elétrico da marca está previsto para 2026. Além disso, Honda e Nissan estão em negociações para uma possível fusão, o que poderia formar a terceira maior montadora do mundo, aumentando sua competitividade global.
A transição para veículos elétricos no Japão enfrenta obstáculos significativos. Entre os principais desafios estão a falta de infraestrutura de carregamento adequada, o alto custo dos veículos elétricos e a preferência dos consumidores japoneses por carros a gasolina. Essas barreiras têm limitado a expansão da tecnologia no país, mesmo com iniciativas de montadoras e incentivos do governo.
Para superar esses desafios, as fabricantes japonesas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. A Toyota foca em baterias de estado sólido, enquanto Honda e Nissan formaram uma aliança para desenvolver sistemas de bateria e software avançados. Essas iniciativas visam tornar os veículos elétricos mais acessíveis e eficientes no mercado japonês.
A BYD, por sua vez, mantém uma estratégia agressiva de expansão. Além de oferecer veículos com preços competitivos, a empresa planeja abrir 100 lojas no Japão até 2025. A diversificação de modelos, como o lançamento do Sealion 07, um SUV elétrico de médio porte, reforça o compromisso da fabricante com o mercado local.
A liderança da BYD no Japão sinaliza uma mudança no equilíbrio de forças no mercado de veículos elétricos. Enquanto as montadoras japonesas enfrentam dificuldades para adaptar suas cadeias de suprimentos e alinhar suas estratégias à demanda por elétricos, a BYD se consolida como uma concorrente de peso.
Entre as marcas importadas, a Tesla continua sendo a líder geral, mas a BYD vem aumentando sua participação, representando cerca de 40% das vendas da Tesla no Japão. Essa competição intensificada reflete a evolução do mercado japonês e sua abertura gradual a fabricantes estrangeiras.
Apesar dos desafios, o avanço de empresas como a BYD e as iniciativas das montadoras locais indicam que o mercado japonês de veículos elétricos está em transformação. As próximas etapas da transição para veículos mais sustentáveis dependerão da capacidade das montadoras de responder às demandas do mercado e de superar as barreiras estruturais existentes.