Por que comprar uma Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 Automática Cabine Dupla 2013 usada pode ser uma boa opção? Ficha técnica e preço da picape

A Hilux SRV 3.0 4x4 automática 2013 é ideal para trabalho e off-road, com motor potente e alta durabilidade. Pontos positivos: robustez e boa revenda. Negativos: manutenção cara e suspensão sensível. Antes de comprar, verifique tração 4x4, turbina e histórico de revisões. Avaliação técnica é essencial.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 20/01/2025

A Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 2013 é um modelo amplamente reconhecido pela durabilidade e desempenho em condições adversas. Ideal para quem busca uma picape versátil, ela atende tanto ao trabalho em terrenos acidentados quanto ao uso urbano, oferecendo conforto, potência e tração eficiente para enfrentar desafios off-road. O motor turbodiesel de 171 cavalos e 36,7 kgfm de torque garante força suficiente para transportar cargas pesadas, enquanto a cabine dupla oferece espaço para cinco passageiros com relativo conforto.

Pontos Principais:

  • Motor 3.0 turbodiesel com 171 cv e tração 4×4 adequada para terrenos difíceis.
  • Verificar suspensão, desgaste no sistema de tração e histórico de revisões.
  • Custo de manutenção pode ser elevado, mas modelo tem alta liquidez no mercado.
  • É recomendável avaliar o veículo com mecânico de confiança antes de comprar.

Apesar da fama de confiabilidade, é essencial avaliar o histórico de uso antes de adquirir uma unidade usada. Um ponto a se observar são desgastes no sistema de suspensão, especialmente em veículos que rodaram em terrenos irregulares, já que esse é um ponto vulnerável do modelo. Além disso, o consumo de combustível e o custo de manutenção podem ser altos em comparação a concorrentes. Contudo, a robustez mecânica e a alta liquidez no mercado de revenda são grandes atrativos para quem valoriza investimentos seguros.

Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4x4 2013 combina versatilidade e desempenho. Ideal para trabalho e lazer, requer atenção à manutenção ao comprar uma unidade usada para evitar problemas futuros.
Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 2013 combina versatilidade e desempenho. Ideal para trabalho e lazer, requer atenção à manutenção ao comprar uma unidade usada para evitar problemas futuros.

Antes de fechar negócio, certifique-se de que a tração 4×4 e a reduzida estão funcionando adequadamente, verifique o estado da turbina e inspecione possíveis vazamentos no motor. Além disso, é recomendável consultar o histórico de revisões para confirmar se a manutenção foi realizada de forma adequada. Dicas importantes incluem testar o veículo em diferentes situações de rodagem e buscar um mecânico de confiança para avaliação. A compra de um exemplar bem cuidado pode ser sinônimo de tranquilidade e desempenho por muitos anos.

Desempenho, motor e potência

O motor 4 cilindros a diesel gera 171 cv e 36,7 kgfm. Faz 0 a 100 km/h em 11,8 s e atinge 180 km/h. Ideal para quem busca força e eficiência em terrenos variados.
O motor 4 cilindros a diesel gera 171 cv e 36,7 kgfm. Faz 0 a 100 km/h em 11,8 s e atinge 180 km/h. Ideal para quem busca força e eficiência em terrenos variados.

O modelo é equipado com um motor de 4 cilindros em linha, instalado de forma longitudinal, com aspiração por turbocompressor e alimentação por injeção direta. Esse conjunto, de 2982 cm³ de deslocamento, entrega potência máxima de 171 cv a 3600 rpm e torque de 36,7 kgfm a apenas 1400 rpm. Com uma razão de compressão de 15:1 e acionamento do comando por correia dentada, o desempenho é eficiente tanto na estrada quanto em terrenos off-road.

A tração é integral temporária, acionada por meio de um câmbio automático de 5 marchas com acoplamento via conversor de torque. A plataforma IMV oferece robustez e durabilidade, ideal para condições adversas. Com velocidade máxima de 180 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, é uma opção versátil para quem busca potência e funcionalidade.

Consumo e autonomia

Consumo de 9,5 km/l urbano e 11,2 km/l rodoviário. Tanque de 80 litros oferece autonomia de até 896 km, ideal para viagens longas sem reabastecimento.
Consumo de 9,5 km/l urbano e 11,2 km/l rodoviário. Tanque de 80 litros oferece autonomia de até 896 km, ideal para viagens longas sem reabastecimento.

O consumo é um destaque, com média urbana de 9,5 km/l e rodoviária de 11,2 km/l, resultados sólidos para um veículo de porte médio movido a diesel. Com um tanque de combustível de 80 litros, a autonomia pode alcançar 760 km na cidade e 896 km na estrada, o que reforça a eficiência e a capacidade de longos trajetos sem necessidade frequente de reabastecimento.

Interior

Tração integral temporária, direção hidráulica e câmbio automático de 5 marchas garantem estabilidade e facilidade ao dirigir em estradas e terrenos off-road.
Tração integral temporária, direção hidráulica e câmbio automático de 5 marchas garantem estabilidade e facilidade ao dirigir em estradas e terrenos off-road.

O interior foi projetado para oferecer conforto e funcionalidade, acomodando até cinco ocupantes em bancos revestidos em couro. O banco do motorista possui ajustes elétricos e apoio de braço, garantindo maior comodidade durante a condução. Há ainda controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, além de ajuste elétrico dos retrovisores.

No quesito entretenimento, o modelo conta com rádio, CD player, conexão USB e navegador GPS. O volante multifuncional e o computador de bordo aumentam a praticidade no uso diário, enquanto o controle automático de velocidade e o ar-condicionado automático com zonas de climatização asseguram uma viagem confortável.

Embora o interior seja bem equipado, a configuração voltada para robustez e trabalho pode comprometer o refinamento em relação a veículos puramente urbanos. Ao adquirir um modelo usado, é importante verificar o funcionamento do sistema de ar-condicionado, estado dos revestimentos e componentes elétricos, além de avaliar ruídos internos provenientes de desgaste.

Caçamba

A caçamba tem capacidade de 1000 litros e suporta até 1000 kg. Ideal para transporte de cargas, combina robustez e praticidade em diversas situações.
A caçamba tem capacidade de 1000 litros e suporta até 1000 kg. Ideal para transporte de cargas, combina robustez e praticidade em diversas situações.

A caçamba oferece capacidade de carga útil de 1000 kg e um volume de 1000 litros, ideal para transporte de mercadorias, equipamentos ou objetos de grande porte. A estrutura robusta, aliada à suspensão traseira com feixe de molas semielípticas, proporciona resistência e estabilidade mesmo em condições de carga máxima. É essencial inspecionar o estado da caçamba ao considerar a compra, especialmente em modelos usados, verificando desgastes, ferrugem ou danos estruturais.

Medidas

O modelo possui 5260 mm de comprimento, 1835 mm de largura, 1860 mm de altura e uma distância entre-eixos de 3085 mm. Com altura mínima do solo de 222 mm e ângulos de entrada e saída de 30 e 23 graus, respectivamente, é capaz de enfrentar terrenos acidentados com facilidade.

A suspensão dianteira independente com braços sobrepostos e mola helicoidal, aliada à suspensão traseira de eixo rígido, oferece equilíbrio entre conforto e robustez. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor, garantindo boa capacidade de frenagem. Os pneus 265/65 R17, presentes em todas as posições, possuem flanco com altura de 172 mm, entregando aderência e estabilidade em diferentes superfícies.

Preços aproximados da Toyota Hilux 2013

  • Toyota Hilux Chassi D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel Mec. 2013 – Preço Aproximado: R$ 110 mil
  • Toyota Hilux CD D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel Mec. 2013 – Preço Aproximado: R$ 112 mil
  • Toyota Hilux CD SR D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel 2013 – Preço Aproximado: R$ 119 mil
  • Toyota Hilux CD SR D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 122 mil
  • Toyota Hilux CD SRV D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel 2013 – Preço Aproximado: R$ 127 mil
  • Toyota Hilux CD SRV D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 127 mil
  • Toyota Hilux CS D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel Mec. 2013 – Preço Aproximado: R$ 129 mil
  • Toyota Hilux CD 4×4 2.7 16V Flex Mec. 2013 – Preço Aproximado: R$ 95 mil
  • Toyota Hilux CD SR 4×2 2.7 16V/2.7 Flex Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 97 mil
  • Toyota Hilux CD SRV 4×4 2.7 Flex 16V Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 113 mil

Ficha Técnica do Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 AT CD 2013

Suspensão dianteira independente, traseira com eixo rígido. Freios a disco ventilado na frente e tambor atrás. Pneus 265/65 R17 proporcionam aderência sólida.
Suspensão dianteira independente, traseira com eixo rígido. Freios a disco ventilado na frente e tambor atrás. Pneus 265/65 R17 proporcionam aderência sólida.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Diesel
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Picape
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 7
  • Plataforma: IMV

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Longitudinal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 746 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 96 mm
  • Razão de compressão: 15:1
  • Curso do pistão: 103 mm
  • Deslocamento: 2982 cm³
  • Potência máxima: 171 cv a 3600 rpm
  • Código do motor: 1KD
  • Torque máximo: 36,7 kgfm a 1400 rpm
  • Peso/potência: 11,32 kg/cv
  • Torque específico: 12,3 kgfm/litro
  • Peso/torque: 52,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 57,3 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Integral temporária
  • Câmbio: Automático de 5 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 12,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/65 R17
  • Traseiros: 265/65 R17
  • Estepe: 265/65 R17

Dimensões

  • Comprimento: 5260 mm
  • Largura: 1835 mm
  • Distância entre-eixos: 3085 mm
  • Altura: 1860 mm
  • Caçamba: 1000 litros
  • Tanque de combustível: 80 litros
  • Peso: 1935 kg
  • Carga útil: 1000 kg
  • Ângulo de entrada: 30 graus
  • Ângulo de saída: 23 graus
  • Altura mínima do solo: 222 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,8 s

Consumo

  • Urbano: 9,5 km/l
  • Rodoviário: 11,2 km/l

Autonomia

  • Urbana: 760 km
  • Rodoviária: 896 km

Equipamentos do Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 AT CD 2013

Freios ABS, airbags, controle de tração, bancos de couro, ar-condicionado automático, câmera traseira, GPS e volante multifuncional são destaques.
Freios ABS, airbags, controle de tração, bancos de couro, ar-condicionado automático, câmera traseira, GPS e volante multifuncional são destaques.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Tração integral

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro rebatível
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: KBB, Webmotors, Icarros e Motor1.