Com valor aproximado de R$ 140.400, o Arrizo 6 chega para disputar com o Corolla e Civic. O novo modelo usa a mesma plataforma e powertrain do Arrizo 5, porém numa carroceria maior e mais imponente. São 4,67 m de comprimento, sendo pelo menos 3 cm mais comprido que Civic e Corolla, o que lhe rende um porta-malão de 570 litros, contra 470 litros do Toyota e 525 litros do Honda.
Mesmo com valor abaixo dos outros carros da mesma categoria, o Arrizo 6 é muito bem equipado, conta, por exemplo, com teto solar, chave presencial, botão de partida, rebatimento elétrico dos retrovisores, freio de estacionamento eletrônico, central multimídia com tela de 9″ e ar-condicionado com comandos sensíveis ao toque, além de sistema de câmeras 360 graus para auxílio de estacionamento.
Oferecido em versão única GSX, o novo Arrizo 6 tem um design bem elaborado, moderno e elegante, porém com alguns elementos em comum com outros carros da marca, como a grade dianteira hexagonal e a tampa traseira abaulada na parte inferior, como no Tiggo 7. O teto curvo e a tampa traseira curtinha dão um ar dinâmico ao Arrizo 6. Já os faróis possuem guias de LEDs para rodagem diurna e as lanternas são LEDs, enquanto as rodas aro 17″ vestem pneus Michelin 205/50 R17.
O acabamento interno tem detalhes que remetem a carros premium, o painel é em espuma injetada e com inserções em couro, além de apliques imitando aço escovado em diversos pontos da cabine, como nas molduras das caixas de som e das saídas de ar-condicionado traseira. Os bancos também são em couro, com as costuras em quadradinhos na parte central. Também chama a iluminação em LED azul que percorre a linha central do painel.
O Arrizo 6 é equipado com um cluster digital central com diversas informações, a central multimídia de 9″ é compatível com Apple Carplay e Aindroid Auto. Já o quadro de instrumentos apresenta o velocímetro e o conta-giros analógicos com uma tela TFT de 7″ para o computador de bordo,que inclui até temperatura dos pneus, além da pressão.
O motor é 1.5 turboflex e o câmbio automático do tipo CVT, com simulação de 9 marchas, são os mesmos do Arrizo 5. Com 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, de acordo com a marca. Já o consumo é de 7,6 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, o rendimento sobe para 11 km/litro e 13,3 km/litro, respectivamente, sempre pelos dados do Inmetro.
A maior curiosidade sobre a caixa CVT do Arrizo 6 é o acionamento manual da nona marcha, que serve como overdrive na estrada para baixar o giro do motor. Se o motorista deixar a alavanca em Drive, ele simula somente até a oitava marcha. Para usar a nona, é preciso colocar a alavanca na posição manual e acionar manualmente a última marcha.
Fonte: Caoa Chery.