Caoa Chery Tiggo 9 será produzido no Brasil em 2025

O Caoa Chery Tiggo 9, o maior SUV da linha, será fabricado no Brasil a partir de 2025. O modelo terá versões a combustão e híbridas, com opções de cinco ou sete lugares. O anúncio foi feito por Carlos Alberto Oliveira Andrade Filho durante o lançamento do Tiggo 8, revelando os planos da marca para o mercado brasileiro.
Publicado em Notícias dia 24/08/2024 por Alan Corrêa

O Caoa Chery Tiggo 9, maior modelo da linha Tiggo, será fabricado no Brasil a partir de 2025, reforçando a estratégia da montadora sino-brasileira de expandir sua presença no mercado nacional. O anúncio ocorreu durante a apresentação do Tiggo 8 e foi feito por Carlos Alberto Oliveira Andrade Filho, atual comandante da operação no país.

Esse SUV de grande porte já foi registrado no Brasil pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e deve chegar para complementar a gama de modelos da marca, que inclui o Tiggo 5X, 7 e 8. Além das versões a combustão e híbridas, o Tiggo 9 será oferecido em opções de cinco ou sete lugares, embora ainda não esteja claro quais dessas configurações estarão disponíveis no mercado brasileiro.

O design do Tiggo 9 apresenta diferenças significativas entre as versões. Na opção a combustão, a grade dianteira é composta por barras verticais vazadas, enquanto a versão híbrida exibe uma peça fechada, que se expande a partir do logotipo da Chery. O visual robusto do SUV é complementado por faróis afilados e uma traseira com lanternas que invadem as laterais, unidas por uma barra luminosa.

Em termos de dimensões, o Tiggo 9 mede 4,82 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e tem um entre-eixos de 2,82 metros, o que garante um espaço interno amplo. O porta-malas, com os sete lugares posicionados, tem capacidade de 200 litros, o que pode impactar a escolha dos consumidores que procuram mais espaço para bagagem.

A versão híbrida plug-in do Tiggo 9 já está sendo comercializada na China. Essa variante combina um motor a combustão de 238 cavalos de potência com um motor elétrico traseiro, oferecendo uma potência conjunta de 366 cavalos e 40,8 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas, e a autonomia combinada chega a impressionantes 1.400 km, com um consumo médio de 19,2 km/l.

Ainda que os preços do Tiggo 9 na China variem entre US$ 21.500 e US$ 28.800 (aproximadamente R$ 110 mil a R$ 147 mil), a expectativa é de que os valores praticados no Brasil sejam ajustados para o mercado local. A produção da versão a combustão acontecerá na unidade da Caoa em Anápolis (GO), enquanto a versão híbrida será importada da China.

O Tiggo 9 entrará em um segmento de concorrência acirrada, enfrentando SUVs como Chevrolet Trailblazer, Jeep Commander e Toyota SW4, especialmente na configuração de sete lugares. A Caoa Chery aposta em um veículo que alia design moderno, versatilidade de configurações e tecnologia avançada, em um mercado brasileiro cada vez mais competitivo e em busca de alternativas sustentáveis.

Fonte: MobiAuto, Wikipedia e Autopapo.