Carro conceito: Nissan Frontier Tarmac é uma das picapes mais estranhas já feitas por uma montadora

Nissan lança a Frontier Tarmac, um conceito de picape rebaixada e superalimentada que parece mais uma criação de reality show de tuning do que um modelo sério de uma montadora. A picape mistura potência e visual de "muscle truck" com estética exagerada, despertando curiosidade e divisão de opiniões.
Publicado por Alan Corrêa em Opinião dia 1/11/2024

Tenho que admitir: a Nissan Frontier Tarmac é uma das coisas mais estranhas que eu já vi uma montadora lançar. Não que seja um carro feio, mas há algo nessa picape que me faz pensar nos reality shows de customização e tuning de veículos — aqueles onde o foco é pegar o carro de um desconhecido e transformar em uma máquina extravagante. Olhando para o conceito, parece difícil acreditar que essa criação venha da própria Nissan e não de um programa de TV. O que a montadora pretende com isso? Um retorno aos tempos das “muscle trucks”? Uma provocação para o público jovem?

Pontos principais:

  • Frontier Tarmac é uma picape conceito da Nissan, com visual semelhante a veículos de reality shows de tuning.
  • Equipada com motor V6 de 3,8 litros superalimentado, entrega 440 cavalos e 55,2 kgfm de torque.
  • Suspensão NISMO ajustável e carroceria em fibra de carbono são voltadas para pistas.
  • Design inspirado nas “muscle trucks” dos anos 2000, com uma estética que busca atrair fãs de personalização.

Eu sei que é um carro conceito e que, normalmente, esses veículos são criados para estimular a criatividade das equipes de design e engenharia. Mas a Nissan realmente foi um passo além da normalidade aqui. Não que isso seja ruim; sair da caixa para tentar quebrar paradigmas é sempre uma estratégia interessante. Eu só não esperava realmente ver algo assim feito por uma montadora — mesmo que em parceria — na minha vida de jornalista automotivo.

Com motor V6 de 3,8 litros e 440 cv, a Frontier TARMAC revela o potencial das picapes para a alta performance. O motor superalimentado reflete a aposta da Nissan no conceito de muscle truck.
Com motor V6 de 3,8 litros e 440 cv, a Frontier TARMAC revela o potencial das picapes para a alta performance. O motor superalimentado reflete a aposta da Nissan no conceito de muscle truck.

A Nissan Motorsports, junto com Chris Forsberg e o Nissan Design America, mergulhou fundo no projeto dessa picape conceito, que será revelada no SEMA Show em Las Vegas. Com uma carroceria de fibra de carbono, uma suspensão NISMO rebaixada e um motor V6 de 3,8 litros superalimentado com 440 cavalos, a Frontier Tarmac não economiza em potência. Mas o visual exagerado e a postura extremamente baixa trazem um toque de nostalgia daqueles programas de TV onde carros comuns se transformam em “máquinas de pista”.

A Nissan Frontier TARMAC Concept, projeto conjunto da Nissan Motorsports e Forsberg Racing, destaca uma picape transformada para o desempenho em pistas, com estilo agressivo e visual moderno.
A Nissan Frontier TARMAC Concept, projeto conjunto da Nissan Motorsports e Forsberg Racing, destaca uma picape transformada para o desempenho em pistas, com estilo agressivo e visual moderno.

Para quem, como eu, cresceu assistindo esses programas, é quase impossível não associar o conceito Frontier Tarmac a essa estética. A suspensão ajustável, as rodas de fibra de carbono de 20 polegadas com pneus Yokohama Advan e a pintura laranja “Afterburn Orange” criam uma identidade que parece mais ligada a um show de tuning do que a uma linha de produção de montadora. Kevin Lutz e Paul Boyer, que lideraram o projeto, afirmam que a ideia surgiu em 2021, com o objetivo de reviver as “muscle trucks” de alto desempenho dos anos 2000. Segundo Lutz, a Tarmac reflete a paixão dos donos de Frontier por modificações — e, sem dúvida, é um convite ao tuning em grande escala.

A carroceria em fibra de carbono da TARMAC combina leveza e robustez. Detalhes como spoiler e capô otimizam a aerodinâmica, enquanto a pintura Afterburn Orange reforça seu apelo ousado.
A carroceria em fibra de carbono da TARMAC combina leveza e robustez. Detalhes como spoiler e capô otimizam a aerodinâmica, enquanto a pintura Afterburn Orange reforça seu apelo ousado.

O motor V6 superalimentado foi equipado com uma admissão de ar frio em fibra de carbono NISMO e um escapamento especial. Isso garantiu um aumento de potência significativo e colocou a Tarmac entre as picapes mais rápidas já feitas pela Nissan. Os freios personalizados, com rotores ranhurados e pinças duplas na traseira para drifting, reforçam a sensação de que essa picape é feita para impressionar, mesmo que o visual faça pensar em um carro de reality show.

A suspensão NISMO foi ajustada para performance urbana, com sistema coil over totalmente adaptável na frente e um kit de suspensão especial na traseira, ideal para postura rebaixada.
A suspensão NISMO foi ajustada para performance urbana, com sistema coil over totalmente adaptável na frente e um kit de suspensão especial na traseira, ideal para postura rebaixada.

O interior segue a mesma linha: bancos Recaro com estofamento laranja e um volante de fibra de carbono combinam com o exterior e parecem saídos diretamente de um episódio de tuning radical. Forsberg explica que o objetivo era criar um espaço que prolongasse a experiência de desempenho. A Nissan Design America contribuiu com detalhes e ajustes no design, liderada por Hiren Patel, que ajudou a adaptar o conceito às expectativas de quem busca uma picape rebaixada para pistas.

Por dentro, a picape destaca bancos Recaro e volante de fibra de carbono. A ausência do freio de estacionamento regular libera espaço, evidenciando a preparação para o uso esportivo.
Por dentro, a picape destaca bancos Recaro e volante de fibra de carbono. A ausência do freio de estacionamento regular libera espaço, evidenciando a preparação para o uso esportivo.

Forsberg, que começou sua parceria com a Nissan em 2003, é conhecido por personalizar veículos para as pistas e trazer essa estética ousada para modelos que, normalmente, não seriam pensados para isso. E, com a Frontier Tarmac, ele continua essa trajetória, buscando atrair motoristas que ainda veem charme e potencial em uma picape tunada para a pista.

A TARMAC mostra a Frontier além do uso utilitário. Voltada ao público jovem, promove a ideia de uma picape divertida, veloz e adaptada para as pistas, sem perder a funcionalidade prática.
A TARMAC mostra a Frontier além do uso utilitário. Voltada ao público jovem, promove a ideia de uma picape divertida, veloz e adaptada para as pistas, sem perder a funcionalidade prática.

Se essa Frontier parece algo mais apropriado para um show de tuning do que para um showroom, é exatamente esse o ponto. Para quem gosta de veículos personalizados, o conceito Tarmac oferece um show à parte. Com sua potência, visual de “muscle truck” e componentes de pista, a Nissan aposta em algo completamente diferente. Essa picape é mais do que uma vitrine de peças da marca: é um lembrete de que o tuning ainda pode ter espaço nas grandes montadoras.

Fonte: Nissan.