Carro elétrico C10 da Leapmotor chega ao Brasil com alcance de até 1.190 km e motor gerador

Modelo C10 da Leapmotor estreia no Brasil entre agosto e setembro com sistema híbrido por extensor de autonomia. SUV tem motor gerador e roda até 1.190 km com recarga automatizada.
Publicado por em Leapmotor dia

A Stellantis confirmou a estreia do primeiro modelo da marca chinesa Leapmotor no Brasil. Batizado de C10, o SUV elétrico será lançado entre agosto e setembro, e aposta em uma proposta técnica pouco comum no país: o uso de um extensor de autonomia com motor a combustão que atua apenas como gerador de energia para a bateria. Essa configuração permite que o veículo percorra até 1.190 km sem depender exclusivamente da rede elétrica.

Pontos Principais:

  • Leapmotor C10 será lançado no Brasil entre agosto e setembro.
  • SUV usa sistema REEV, com motor a combustão que gera energia.
  • Autonomia combinada pode chegar a 1.190 km com uma carga.
  • Modelo marca estreia da Leapmotor no mercado nacional.
  • Montagem futura pode ocorrer em fábrica da Stellantis em Betim.

O sistema adotado pela Leapmotor é conhecido como REEV (Range Extender Electric Vehicle), e se diferencia de um carro híbrido convencional. O motor térmico não move as rodas diretamente: ele funciona como um gerador que alimenta o conjunto de baterias, garantindo uma condução inteiramente elétrica e silenciosa.

O C10 é o primeiro SUV da Leapmotor no Brasil e estreia entre agosto e setembro. A proposta é inédita no país, com motor gerador e condução 100% elétrica.
O C10 é o primeiro SUV da Leapmotor no Brasil e estreia entre agosto e setembro. A proposta é inédita no país, com motor gerador e condução 100% elétrica.

O C10 faz parte de um acordo firmado entre a Stellantis e a Leapmotor em 2023, que deu à montadora global o direito de explorar os modelos da startup chinesa fora da Ásia. Essa parceria também inclui a construção de veículos da marca Leapmotor em unidades da Stellantis ao redor do mundo, como a planta de Betim (MG), que poderá receber no futuro parte da montagem nacional.

O SUV se destaca pelas linhas modernas, tecnologia embarcada e espaço interno amplo. A cabine adota um visual minimalista, com duas grandes telas digitais, materiais de acabamento refinado e conectividade de ponta. A autonomia de mais de mil quilômetros será um dos principais atrativos frente à concorrência direta entre elétricos puros e híbridos plug-in no Brasil.

Além da versão com extensor de autonomia, a Leapmotor também trabalha com versões 100% elétricas, com alcance menor, voltadas para mercados com infraestrutura de recarga mais desenvolvida. No caso brasileiro, o uso do gerador a combustão serve como solução intermediária até que a rede de carregamento ganhe maior capilaridade.

O C10 foi visto rodando em testes no Brasil ainda camuflado, com flagras divulgados nas redes sociais. O visual segue o padrão adotado por SUVs médios do segmento premium, com faróis finos, grade fechada e traseira aerodinâmica. As rodas grandes e os detalhes cromados reforçam a proposta de sofisticação do modelo.

A chegada do Leapmotor C10 marca também a estreia oficial da marca chinesa no país. Apesar de pouco conhecida no Brasil, a Leapmotor é uma das startups mais promissoras da nova geração de elétricos na China, com forte investimento em inovação e produção em larga escala. Sua inserção no mercado brasileiro, sob o guarda-chuva da Stellantis, reforça a ofensiva global por novos players no setor de mobilidade sustentável.

Fonte: Estadao e UOL.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.