A indústria automotiva segue em constante transformação, e uma das novidades mais aguardadas para 2025 é a chegada da marca chinesa Leapmotor ao Brasil. Em parceria com a Stellantis, a fabricante trará ao mercado brasileiro o SUV elétrico C10, um modelo que já circula na China e na Europa. A expectativa é que ele amplie as opções de veículos eletrificados e dispute espaço diretamente com BYD e GWM.
Pontos Principais:
A Leapmotor é uma marca de veículos eletrificados que busca expandir sua atuação globalmente. A Stellantis, que detém 21% das ações da empresa, será responsável por estruturar a operação da marca fora da China. No Brasil, o primeiro passo dessa estratégia será o lançamento do C10, um SUV que combina opções 100% elétricas e de autonomia estendida (EREV).
O C10 já está em fase de testes no Brasil, com previsão de chegada às concessionárias ainda este ano. A operação da marca no país contará com cerca de 40 concessionárias, incluindo grupos como Toriba e Grupo Sinal. Além do Brasil, o modelo também será comercializado no Chile, como parte do plano de expansão da Leapmotor para diversos mercados internacionais.
O Leapmotor C10 é um SUV médio com medidas similares às de modelos já estabelecidos no mercado brasileiro. Ele tem 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura, 1,90 m de largura e um entre-eixos de 2,83 metros. Seu porta-malas possui capacidade de 370 litros.
O design externo do modelo aposta em um visual moderno e minimalista, com maçanetas retráteis e uma aerodinâmica que visa otimizar o desempenho energético. O C10 foi desenvolvido sobre a plataforma modular Leap 3.0, permitindo a configuração tanto para versões elétricas quanto para as de autonomia estendida.
No interior, o SUV traz uma central multimídia flutuante de 14,6 polegadas e um painel digital de 10,25 polegadas. O acabamento inclui materiais emborrachados, e a cabine conta com iluminação interna de LED com 256 opções de cor. Além disso, o modelo possui um sistema de leitor facial, capaz de reconhecer até oito motoristas diferentes.
O C10 será oferecido em duas versões: uma totalmente elétrica e outra com autonomia estendida (EREV). A configuração elétrica conta com um motor de 231 cv e torque de 32,6 kgfm, acompanhado de duas opções de bateria, uma de 52,9 kWh e outra de 69,9 kWh. A autonomia varia entre 410 km e 530 km, conforme o ciclo chinês CLTP.
Na versão EREV, o SUV possui um motor a combustão 1.5 aspirado de 96 cv, operando exclusivamente como gerador de energia. O motor não traciona as rodas, o que diferencia essa tecnologia de um híbrido convencional. Essa configuração permite uma autonomia de 210 km no modo elétrico, estendendo-se para até 1.190 km com a utilização do gerador a combustão.
Os testes do modelo no Brasil estão sendo realizados pela equipe de engenharia do Stellantis Tech Center South America. O C10 também passou por avaliações internacionais de segurança, recebendo cinco estrelas no Euro NCAP, com notas de 89% na proteção de adultos, 85% na proteção de crianças, 77% na proteção de pedestres e 76% nos sistemas de assistência à condução.
O Leapmotor C10 chega ao mercado equipado com uma série de recursos voltados para conforto e segurança. Entre os itens de série, estão:
Além disso, o modelo conta com tecnologia NFC, permitindo que o veículo seja destravado por meio de um cartão digital. Esse recurso visa oferecer maior praticidade e segurança para os motoristas.
O projeto de internacionalização da Leapmotor inclui mercados além do Brasil e do Chile. A Stellantis pretende levar a marca a países como Turquia, Israel, norte da África, Índia, Nova Zelândia, Tailândia e Malásia. Toda a representação comercial e industrial da Leapmotor fora da China será gerenciada pela Stellantis.
No Brasil, a estratégia da marca incluirá uma websérie divulgada nas redes oficiais da Leapmotor, apresentando detalhes sobre os modelos e a operação no país. O C10 será o primeiro de uma linha de SUVs planejados para o mercado sul-americano, de acordo com a Stellantis.
O segmento de veículos elétricos e eletrificados tem crescido no Brasil, impulsionado por incentivos fiscais e aumento da infraestrutura de carregamento. A chegada da Leapmotor amplia a concorrência no setor, trazendo uma nova opção para consumidores que buscam SUVs eletrificados.
O Leapmotor C10 será posicionado para competir diretamente com modelos como BYD Song Plus, GWM Haval H6 e Toyota Corolla Cross híbrido. A estratégia da Stellantis para a marca no Brasil será determinante para seu sucesso, especialmente diante da crescente aceitação de modelos chineses no mercado.
Nos próximos meses, mais informações sobre preços e versões serão divulgadas, conforme a marca avança na implementação de sua rede de concessionárias no país.
Fonte: Leapmotor, AutoEsporte, R7 e Terra.