A fabricante chinesa Seres confirmou a introdução de seu terceiro modelo no mercado brasileiro, o Seres M7. Este modelo segue os lançamentos anteriores da marca, o Seres 3 e o Seres 5. As primeiras unidades do M7 serão entregues aos consumidores brasileiros em abril, conforme anunciado pela empresa. Os detalhes de preço ainda não foram divulgados, mas espera-se que exceda R$ 500 mil.
O novo SUV Seres M7 combina um motor elétrico com um motor a combustão 1.5 turbo, que atua apenas como gerador, sem tracionar as rodas, o que o diferencia de um híbrido tradicional. Essa configuração única permite uma autonomia de até 1.150 km.
O M7 é um SUV que combina dois motores elétricos com um motor a gasolina de 1.5 turbo. Este último funciona apenas como gerador de energia para o sistema e não contribui diretamente para a tração do veículo, o que o diferencia de modelos híbridos tradicionais. O sistema oferece uma potência de 439 cv e um torque de 66,7 kgfm. O SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem um peso total de 2.460 kg.
A autonomia do veículo, usando apenas o sistema elétrico, é de cerca de 200 km. Com a adição do motor a gasolina e uma bateria de 40 kWh, a autonomia total atinge 1.150 km, conforme medido pelo padrão europeu WLTP.
O M7 tem 5,02 metros de comprimento, 1,94 metros de largura, 1,76 metros de altura e 2,82 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 755 litros, com um compartimento adicional na frente do veículo que comporta mais 188 litros.
O design do SUV é diferenciado em relação aos outros modelos da marca. A frente do veículo apresenta uma ampla tomada de ar com detalhes cromados, faróis de LED e uma grade frontal. As maçanetas das portas se ocultam e surgem apenas quando as portas são destravadas. As rodas são de liga leve de 21 polegadas. A lanterna traseira tem semelhança com a do Jeep Grand Cherokee, embora o balanço traseiro seja arredondado.
O interior do M7 oferece um ambiente focado no conforto e na tecnologia. A central multimídia mede 15,6 polegadas, e o painel digital, 10,25 polegadas. O veículo inclui dois carregadores de celulares por indução e um teto solar panorâmico. Os bancos, tanto dianteiros quanto traseiros, são de couro e contam com ventilação e massageadores.
O pacote de segurança do SUV inclui oito airbags, monitoramento da pressão dos pneus, 12 sensores de estacionamento, controle de estabilidade e de tração, câmera com visão de 360 graus, frenagem automática de emergência e correção de faixa.
O modelo já está disponível para visualização na matriz da Seres em Alphaville e no showroom da marca na Avenida Europa, em São Paulo. Segundo a Seres, o sucesso do M7 já é evidente na China, onde o modelo, conhecido como Aito M7, registrou mais de 130 mil encomendas nos quatro meses desde seu lançamento em setembro de 2023.
Este lançamento representa um passo significativo para a Seres no mercado brasileiro de veículos elétricos, oferecendo uma opção que combina uma autonomia extensa com recursos de conforto e segurança. Os pedidos estão em alta na China, e a capacidade de produção da montadora está sendo um fator limitante nas entregas, indicando uma recepção positiva do modelo pelo mercado.
A chegada do M7 ao Brasil faz parte de uma tendência crescente de adoção de veículos elétricos no país, que busca alternativas mais sustentáveis e eficientes em termos de consumo de energia. A expectativa é que o novo modelo da Seres atenda às demandas dos consumidores brasileiros que estão cada vez mais interessados em tecnologia avançada e veículos com baixo impacto ambiental.
*Com informações da Seres, Terra, Wikipedia, Forbes e Autoesporte.