O Porsche 911 Carrera S Cabriolet é um dos carros conversíveis mais “descolados”, com muita esportividade, tecnologia, conforto e segurança. Um design impressionante e lendário dá ao modelo uma força incomum. O preço, contudo, não é para qualquer um.
O preço base do Porsche 911 Carrera S Cabriolet é de R$ 604.000. Por preço base queremos dizer que esse é o valor de entrada, mas se o piloto quiser agregar qualquer outro opcional, ou pacote tecnológico, ou ainda customizar o acabamento, terá que desembolsar uma quantia ainda maior.
Apenas para dar uma ideia, só a pintura customizada – na qual o cliente escolhe a tonalidade exclusiva do seu carro – pode custar mais de 50 mil reais. Mas quem está comprando um modelo como esse provavelmente não está contando moedas.
A motorização é um dos elementos que mais chama a atenção no Porsche 911 Carrera S Cabriolet. Composta pelo motor 3.0 de 6 cilindros em alumínio, horizontalmente opostos, com sobrealimentação twin-turbo, sendo capaz de gerar até 420 cv de potência e um torque máximo de 500 Nm entre 1.950 e 4.500 rpm.
Esse motor conta também com o bloco e cabeçote em alumínio, seu refrigeramento é feito a água com gerenciamento térmico. Ele ainda conta com 4 válvulas por cilindro, 2 turbocompressores, 2 intercoolers, com comando de válvulas variável VarioCam Plus, e injeção direta de combustível (DFI).
Aliada a ele está a tecnologia Porsche Doppelkupplung (PDK) que compreende a embreagem dupla e o câmbio de 7 velocidades, com Paddle Shift para troca de marcha. Sua tração é traseira.
Apesar de vir de fábrica com uma transmissão automática de 7 velocidades, a marca permite ao piloto a escolha de um câmbio manual também de 7 velocidades para deixar o veículo ainda mais esportivo. O curso curto da alavanca e o encaixe preciso proporcionam uma experiência única. Independente de qual seja o câmbio, o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) faz parte integrante do conjunto.
A tecnologia Porsche Doppelkupplung (PDK) que atua junto à motorização, especialmente junto à embreagem e transmissão, é a última palavra no assunto. O sistema de dupla embreagem permite trocas tão rápidas que praticamente não há perda da energia cinética.
A tecnologia também conta com um sistema de “desacoplamento” do motor, o qual em determinadas circunstâncias fica em “planagem” para aproveitar ao máximo o impulso produzido, evitando o efeito do freio motor e provocando um arrasto desnecessário do veículo. Isso ajuda a reduzir consideravelmente o consumo de combustível.
Para completar a economia de combustível proporcionada pela motorização inteligente do 911 Carrera S Cabriolet a marca desenvolveu a função Start Stop, pela qual o motor é desligado automaticamente quando o veículo está numa velocidade inferior a 7 km/h, e religado quando o piloto aciona o acelerador.
Um motor com toda essa potência precisava de um sistema prático de refrigeração, para isso foram desenvolvidas as aletas inteligentes. Trata-se de um sistema que abre ou fecha as aletas da dianteira do veículo de acordo com a necessidade, evitando o superaquecimento do motor.
A rigor, sempre que os modos Sport e Sport Plus são acionados as aletas se abrem, e quando nos outros modos elas se fecham para ajudar na aerodinâmica e diminuir o arrasto do veículo, priorizando a economia de combustível.
A tecnologia Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) é responsável por auxiliar o piloto a manter o controle e estabilidade do veículo, especialmente em curvas de alta velocidade. O sistema age sobre cada uma das rodas individualmente, entregando o torque necessário em cada momento para a execução perfeita da manobra.
O mesmo deve-se dizer da tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM), mas esta atua direta e continuamente sobre as suspensões do veículo, também de forma individual, de modo a oferecer a maior segurança e o melhor do conforto.
Com ela é possível reduzir a altura total do modelo em até 10 mm, de modo que a aerodinâmica também fica privilegiada pelo sistema, o qual aliás, é capaz de fazer a “leitura” do estilo de pilotagem e calibrar automaticamente a intensidade dos amortecedores.
Outra tecnologia importante é a Porsche Stability Management. Através de sensores e um aperfeiçoado sistema o veículo tem sua velocidade, direção de movimento e taxa de guinada constantemente monitorados. Com base em cálculos precisos o sistema executa a frenagem em cada uma das rodas individualmente para ajudar o piloto a manter a direção desejada sem perder a estabilidade nem derrapar.
O pacote Porsche Sport Chrono é uma das melhores ferramentas que a marca poderia oferecer. Para começar ele oferece 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Junto a esses modos de condução está o Sport Response, um sistema que uma vez acionado impulsiona o veículo com muito mais potência, e que pode ficar ativado por cerca de 20 segundos.
O pacote também inclui a função Launch Control, pela qual o veículo ganha potência e aderência para executar uma boa largada. Por fim, o pacote também traz um aplicativo, o Porsche Track Precision (PTPA) pelo qual é possível monitorar algumas funções e informações do veículo, bem como registrar e compartilhar os tempos de suas voltas.
Para algumas pessoas o fato do modelo ser muito baixo pode representar um problema e até mesmo um impedimento para a aquisição. Para diminuir essa dificuldade a marca criou o sistema de elevação do eixo dianteiro, permitindo que a dianteira suba até 40 mm em velocidades de até 35 km/h. Com isso, passar numa lombada mais alta, subir a rampa mais inclinada de uma garagem ou até mesmo superar o meio-fio não será mais um transtorno.
Um dos benefícios de ter um Porsche 911 Carrera S Cabriolet é o sistema de direção do eixo traseiro. Esse sistema inteligente é capaz de movimentar ligeiramente as rodas traseiras de modo a auxiliar o piloto nas manobras.
Quando o veículo está em baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta das rodas dianteiras, possibilitando um ângulo de esterço mais amplo e facilitando a entrada ou saída de uma vaga de estacionamento, por exemplo.
Quando o veículo está em velocidade elevada, o sistema identifica que precisa ajudar o piloto virando as rodas traseiras no mesmo sentido das dianteiras, de modo a proporcionar manobras mais rápidas e numa distância menor, aumentando a aderência ao chão e dando mais estabilidade.
Para ampliar ainda mais os elementos que garantem a segurança dos ocupantes, o modelo conta com uma proteção especial em caso de capotamento. Um sistema monitora continuamente a posição do veículo, e se notar que ele está saindo da posição horizontal aciona o mecanismo da capota quem em fração de segundo abre e protege os ocupantes.
Um item que já faz parte de outros veículos menos luxuosos e que não podia faltar no 911 Carrera S Cabriolt é o de abrir o veículo sem precisar pegar a chave, o Porsche Entry & Drive permite isso e ainda possibilita da mesma forma a abertura da tampa do porta-malas.
Outro elemento de comodidade é o Porsche Active Safe, sistema que controla a velocidade pre-programada do veículo, sendo capaz de manter a velocidade e de perceber a presença de um veículo mais lento à frente, desacelerando e eventualmente até acionando ligeiramente o sistema de freio, podendo até mesmo fazer a parada completa do veículo. É esse um dos itens opcionais.