Chegou a hora de você conhecer o novo Ford Mustang GT3 e o Ford Mustang Dark Horse da Nascar

A Ford tem se destacado no automobilismo com duas versões incríveis do Mustang: o Mustang GT3 e o Mustang Dark Horse. Ambos os modelos trazem inovações e uma forte herança de corrida, garantindo desempenho excepcional nas pistas.
Publicado em Ford dia 18/05/2024 por Alan Corrêa

No início de maio de 2024, a Ford Performance introduziu uma pintura especial para o Ford Mustang GT3, denominada “Champion Spirit Livery”. Este design foi aplicado aos veículos da equipe Ford Multimatic Motorsport durante duas etapas específicas da temporada 2024 da IMSA GTD PRO nos Estados Unidos.

A primeira aparição dessa pintura ocorreu na WeatherTech Raceway Laguna Seca, entre os dias 10 e 12 de maio, seguida por uma exibição no Grande Prêmio de Detroit, de 31 de maio a 1º de junho. Após essas datas, a equipe retornou à pintura original do veículo para as corridas subsequentes, incluindo o evento em Watkins Glen, de 20 a 23 de junho.

O Mustang GT3 foi apresentado na temporada 2024 da IMSA GTD PRO, estreando com uma pintura especial, a Champion Spirit Livery, em eventos selecionados.
O Mustang GT3 foi apresentado na temporada 2024 da IMSA GTD PRO, estreando com uma pintura especial, a Champion Spirit Livery, em eventos selecionados.

A pintura “Champion Spirit Livery” foi criada para homenagear oito modelos históricos do Mustang que tiveram participações notáveis em competições de automobilismo. Esta escolha refletiu uma seleção criteriosa de designs representativos de diferentes períodos da história do Mustang nas corridas.

Esta pintura especial homenageia oito versões icônicas do Mustang, celebrando conquistas desde o Tour de France de 1964 até as competições da IMSA GTO de 1985.
Esta pintura especial homenageia oito versões icônicas do Mustang, celebrando conquistas desde o Tour de France de 1964 até as competições da IMSA GTO de 1985.

Entre os modelos homenageados estava o Mustang de 1964 que participou do Tour de France. Apenas cinco meses após o lançamento do carro, os Mustangs preparados pela Alan Mann Racing interromperam a sequência de vitórias da Jaguar na categoria de turismo ao conquistar o primeiro e o segundo lugar no evento, que incluiu uma série de corridas ao longo de dez dias e mais de 5.600 km. Os pilotos Peter Proctor e Andrew Cowan estavam ao volante dos dois Mustangs que conquistaram nove troféus em circuitos europeus renomados como Le Mans e Monza.

O design do GT3 não apenas honra os sucessos antigos, mas também inspira a equipe Ford Performance a buscar novas vitórias nas pistas de corrida.
O design do GT3 não apenas honra os sucessos antigos, mas também inspira a equipe Ford Performance a buscar novas vitórias nas pistas de corrida.

O Mustang GT350 de 1965, homologado para corridas pela Shelby American, também foi lembrado. Este veículo dominou o campeonato SCCA B Production daquele ano sob a condução de Jerry Titus, iniciando uma sequência de três títulos consecutivos para a Ford nessa série.

Outro destaque foi o Mustang Shelby American de 1966, que venceu quatro das sete corridas da temporada inaugural da SCCA Trans-Am Series. Os pilotos Tom Yeager e Bob Johnson contribuíram para esse sucesso, garantindo a primeira vitória do Mustang Trans-Am no Mid-America 300.

1970 - Com a equipe Bud Moore, o Mustang Boss 302 dominou a SCCA Trans-Am Series. Parnelli Jones e George Follmer lideraram o carro a seis vitórias, ganhando os títulos de fabricantes e pilotos.
1970 – Com a equipe Bud Moore, o Mustang Boss 302 dominou a SCCA Trans-Am Series. Parnelli Jones e George Follmer lideraram o carro a seis vitórias, ganhando os títulos de fabricantes e pilotos.

O Mustang Boss 302 de 1970, dirigido pelos pilotos da equipe Bud Moore, Parnelli Jones e George Follmer, foi outro carro homenageado. Este modelo foi decisivo na SCCA Trans-Am Series daquele ano, vencendo seis corridas e obtendo os títulos de fabricantes e de pilotos.

A retomada das corridas pela Ford em 1981 trouxe o Mustang IMSA GTX ao palco, com Klaus Ludwig pilotando o Mustang Miller turbo Zakspeed Nº 6. Este carro se destacou ao vencer importantes corridas no Brainerd International Speedway e em Sears Point na classe GTX.

1985 - Após uma vitória em Daytona no ano anterior, o Mustang Roush GTO teve um desempenho excepcional em 1985, vencendo nove corridas. Lynn St. James tornou-se a primeira mulher a vencer na categoria, ajudando a Ford a garantir o título de fabricantes.
1985 – Após uma vitória em Daytona no ano anterior, o Mustang Roush GTO teve um desempenho excepcional em 1985, vencendo nove corridas. Lynn St. James tornou-se a primeira mulher a vencer na categoria, ajudando a Ford a garantir o título de fabricantes.

O Mustang Roush IMSA de 1985 também foi lembrado, especialmente pela vitória em Daytona com Willie T. Ribbs e Wally Dallenbach Jr., e pelas nove vitórias na temporada IMSA daquele ano, que ajudaram John Jones a conquistar o campeonato de pilotos e Lynn St. James a tornar-se a primeira mulher a vencer na categoria.

As 24 horas de Daytona de 1987 também foram recordadas com o Mustang Roush nº 11, pilotado por Tom Gloy, Bill Elliott, Lynn St. James e Scott Pruett, que venceu a classe GTO.

1997 - Tommy Kendall dominou a temporada da SCCA Trans-Am com o Mustang Cobra Roush All-Sport, conquistando 11 vitórias consecutivas. Mike Borkowski venceu as duas últimas corridas, consolidando o terceiro título de pilotos para Kendall.
1997 – Tommy Kendall dominou a temporada da SCCA Trans-Am com o Mustang Cobra Roush All-Sport, conquistando 11 vitórias consecutivas. Mike Borkowski venceu as duas últimas corridas, consolidando o terceiro título de pilotos para Kendall.

Por fim, o Mustang Cobra Trans-Am de 1997, dirigido por Tommy Kendall, foi destacado. Kendall conquistou 11 vitórias consecutivas, e Mike Borkowski venceu as duas últimas corridas da temporada, consolidando o terceiro título consecutivo de pilotos para Kendall.

Este resgate histórico através da “Champion Spirit Livery” não apenas serviu como uma forma de celebração das conquistas do Mustang, mas também como um elemento de inspiração e conexão entre o passado glorioso e o presente competitivo do modelo nas pistas de corrida.

Ford Mustang Dark Horse da Nascar

Ford Mustang Dark Horse tem mostrado sua força na Nascar
Ford Mustang Dark Horse tem mostrado sua força na Nascar

Brad Keselowski, ao volante do novo Ford Mustang Dark Horse, conquistou a primeira vitória da temporada para a marca e sua inicial como sócio da equipe RFK Racing, ao vencer a Goodyear 400 no autódromo de Darlington, na Carolina do Sul, Estados Unidos.

A Goodyear 400, uma corrida de 400 milhas (644 km), é um dos eventos mais icônicos do calendário da NASCAR Cup Series, sendo parte da competição desde 1957. A Ford destaca-se como a maior vencedora deste evento, acumulando agora 20 vitórias. O Mustang Dark Horse, equipado com um motor V8 de 5.0, representa o modelo esportivo homologado para uso urbano que mais se aproxima de um carro de corrida. Sua adaptação para as pistas foi realizada pela Ford Performance, a divisão de veículos de alto desempenho da empresa.

Exclusiva para carros de série, a NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing) é uma das categorias mais seguidas nos Estados Unidos. Desde sua introdução na competição em 2019, o Mustang já alcançou significativas conquistas, incluindo um título de campeonato de fabricantes em 2020 e um campeonato de pilotos com Joey Logano em 2022. Além disso, o modelo se destacou em várias corridas de prestígio, conquistando duas vezes a Daytona 500, além da Southern 500 e a Brickyard 400, e também vencendo a corrida inaugural da nova geração em 2022 no Los Angeles Memorial Coliseum.

“Eu adoro correr em Darlington. É um lugar especial para mim, seja ganhando ou não. Mas correr na frente o dia todo, ter um ótimo carro e vencer foi incrível. A Ford tem trabalhado muito para nos trazer até aqui, e aqui estamos. E há mais coisas boas por vir”, disse Brad Keselowski, que também já venceu a prova em 2018 com o Ford Fusion.

*Com informações da Ford.