Quem não gosta daquele cheirinho de carro novo, bem característico dos veículos comprados 0km, nunca usados por ninguém? Claro que todo mundo gosta. Mas você sabia que ele pode ser cancerígeno?
Uma recente pesquisa realizada por norte-americanos indica que alguns elementos químicos presentes nesse “cheirinho”, como o benzeno e o formaldeído, podem ser prejudiciais para a saúde e até causar câncer.
Ainda que seja por pouco tempo, talvez dois ou três dias apenas, o cheiro de carro novo é algo que estimula as pessoas. Aquela sensação de ter um carro novinho, sem nenhum defeito, com uma longa vida pela frente, uma certeza – muitas vezes só hipotética – de passar um longo período sem “dor de cabeça” com o carro, nada melhor.
Estrear um carro zerinho, sair com ele da loja, limpo e novo em todos os sentidos, um motor que está fazendo suas primeiras rotações, nada dentro do carro faz barulho, tudo está bem encaixado. O cheirinho de novo vem coroar essa experiência. Que maravilha!
Mas será que tudo é tão maravilhoso assim? Infelizmente, parece que não. Em recente estudo, um grupo de pesquisadores norte-americanos descobriu algo que vai diminuir consideravelmente essa sensação de bem estar.
A pesquisa, realizada na Universidade da Califórnia Riverside, revelou que alguns elementos do carro quando é novo, os responsáveis pelo “cheirinho de novo”, são prejudiciais para a saúde e podem até ser considerados elementos cancerígenos.
Segundo os estudos, a origem dessa fragrância provém de elementos químicos como benzeno e formaldeído, entre outros, os quais são nocivos para os seres humanos.
Aalekhya Reddam e David C. Volz, chefe da pesquisa, isolou os componentes dos gases que produzem esse cheiro nos carros novos, bem como o tempo a que ficamos expostos, e chegou à conclusão de que são perniciosos para nosso organismo.
A conclusão é que a exposição a esses elementos, especialmente o benzeno e o formaldeído, por mais de 20 minutos consecutivos são prejudiciais à saúde. Claro que, apesar de serem elementos considerados cancerígenos, tudo vai depender do tempo de exposição à que a pessoa seja exposta, e quanto de gás é liberado nesse período.
Claro que esse cheiro não é aleatório. As fabricantes empenham grande esforço no sentido de “cativar” seus clientes com o “cheiro de carro novo”. Faz parte da sua estratégia de marketing, é uma forma de ajudar na tomada de decisão pela aquisição do veículo. Não é mera coincidência que todos os modelos e unidades de uma mesma marca tenham exatamente o mesmo “cheiro de novo”.