O Chery Tiggo 9 híbrido plug-in foi apresentado no Salão de Pequim e deve chegar ao Brasil em breve, já que foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este modelo é o topo da linha e vem com opções de 5 e 7 lugares. Ele será um concorrente direto dos SUVs chineses BYD Song Plus e GWM Haval H6.
O sistema híbrido plug-in do Tiggo 9 combina um motor a combustão de 238 cv com um motor elétrico traseiro, proporcionando tração integral. A potência total combinada é de 366 cv, com um torque máximo de 40,8 kgfm. Este conjunto está acoplado a um câmbio automático de oito marchas, com um consumo médio de 19,2 km/l. Segundo o ciclo chinês, a autonomia total é de 1.400 km.
O design do Chery Tiggo 9 mantém a identidade visual da linha Tiggo, com uma grade octogonal e faróis em LED. As rodas de 20 polegadas têm um desenho diferenciado e há detalhes em preto na carroceria. O teto solar panorâmico e as lanternas horizontais com o nome da marca são outros pontos de destaque.
No interior, o Tiggo 9 oferece uma central multimídia HD de 15,6 polegadas e um painel de instrumentos moderno. Os bancos e o volante são revestidos em couro, e há tomadas de carregamento disponíveis em todos os assentos. O passageiro dianteiro também dispõe de apoio para as pernas.
O preço do Tiggo 9 híbrido plug-in no Brasil ainda não foi confirmado. Na China, ele varia de US$ 23.700 a US$ 26.500, o que equivale a R$ 127 mil e R$ 142 mil na conversão direta. Para competir com o BYD Song Plus, que custa a partir de R$ 229.800, o Tiggo 9 pode ser vendido na faixa dos R$ 240 mil.
A chegada do Chery Tiggo 9 ao Brasil representa uma nova opção no segmento de SUVs híbridos plug-in. Com um conjunto mecânico robusto e uma boa autonomia, ele pode atrair consumidores que buscam eficiência e inovação. A expectativa é que a marca confirme os preços em breve e inicie as vendas ainda este ano.
*Wikipedia, MobiAuto, AutoEsporte e Motor1.