Quando se considera a compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado, há uma série de fatores importantes a serem analisados. Esse modelo compacto, com motor de 78 cv e deslocamento de 999 cm³, tem um desempenho satisfatório para o uso urbano. Porém, antes de fechar negócio, é essencial verificar o estado do motor, sobretudo no que diz respeito ao sistema de injeção multiponto e à correia dentada, que precisa estar em boas condições para evitar problemas mecânicos futuros.
A suspensão do veículo também merece atenção. O Celta possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Esses componentes sofrem desgaste ao longo dos anos, especialmente se o carro tiver sido utilizado em estradas com condições irregulares. Verificar o estado das molas helicoidais e amortecedores é fundamental para garantir um bom desempenho de rodagem e evitar gastos extras com manutenção.
Outro ponto relevante é o consumo de combustível. O Chevrolet Celta LT 1.0 2015 tem boas médias de consumo, com 7,6 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, rodando com gasolina. No entanto, é importante certificar-se de que essas médias estão de acordo com o esperado. Se o carro não tiver passado por manutenções regulares, o consumo pode aumentar, impactando o custo-benefício do veículo.
Itens de segurança, como freios ABS e airbags frontais, também devem ser inspecionados. Apesar de serem itens de série no Celta, é fundamental verificar se estão funcionando corretamente, já que problemas nesses sistemas podem comprometer a segurança dos ocupantes. Um carro com freios ou airbags danificados pode exigir reparos caros e reduzir a confiabilidade do veículo.
Outro aspecto a ser considerado é o custo de manutenção. Embora o Chevrolet Celta seja conhecido por suas peças relativamente acessíveis, é importante verificar se o veículo passou por revisões regulares e se componentes como pneus, direção hidráulica e ar-condicionado estão em pleno funcionamento. O custo médio do seguro também deve ser levado em conta. Para o modelo 2015, o seguro gira em torno de R$ 2.391, o que pode impactar no custo total de manutenção anual.
Por fim, ao considerar o preço de mercado, o Celta LT 1.0 2015 tem uma desvalorização de 3,57%, o que pode representar uma boa oportunidade de compra para quem busca um carro compacto e acessível. O valor médio gira em torno de R$ 32.747, mas é essencial negociar o preço com base no estado geral do veículo e nos custos adicionais, como IPVA e seguro.
A compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado pode valer a pena se o comprador observar com cuidado todos esses aspectos, desde a condição mecânica até os itens de segurança e conforto. Garantir que o veículo está em boas condições pode evitar surpresas desagradáveis e garantir uma experiência satisfatória com o carro.
O veículo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado transversalmente, com alimentação por injeção multiponto. Esse motor tem quatro cilindros em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada. Cada cilindro possui uma cilindrada unitária de 250 cm³, com um diâmetro de 71,1 mm e um curso de pistão de 62,9 mm. A razão de compressão é de 12,6:1, gerando um deslocamento total de 999 cm³.
A potência máxima do motor é de 78 cv quando abastecido com álcool e 77 cv com gasolina, atingidos a 6400 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina), disponível a 5200 rpm. Com essa configuração, o veículo consegue uma velocidade máxima de 161 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. O peso do carro em relação à potência é de 11,41 kg/cv, enquanto o peso por torque é de 91,8 kg/kgfm. A potência específica atinge 78,1 cv por litro, com um torque específico de 9,7 kgfm/litro.
A tração do carro é dianteira, e a transmissão é manual de 5 marchas, utilizando o câmbio código f17 minus hr. A embreagem é do tipo monodisco a seco, o que proporciona uma troca de marchas eficiente para um hatchback compacto.
O veículo apresenta desempenho de consumo razoável para a categoria de compactos. No ciclo urbano, com álcool, ele atinge 7,6 km/l, enquanto no rodoviário chega a 8,7 km/l. Com gasolina, esses números sobem significativamente, para 10,7 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. A autonomia urbana com álcool é de aproximadamente 410 km, e rodoviária, 470 km. Com gasolina, a autonomia urbana aumenta para 578 km, e na rodovia pode alcançar até 691 km.
O interior do veículo oferece um ambiente simples e funcional, com capacidade para cinco ocupantes. O espaço interno é adequado para a proposta do carro, proporcionando conforto básico para viagens curtas ou deslocamentos urbanos. O porta-malas tem capacidade para 260 litros, o que é suficiente para atender às necessidades de um hatchback compacto. A carga útil do carro é de 460 kg, garantindo boa capacidade de transporte de passageiros e bagagem.
Os ocupantes da cabine têm à disposição uma série de funcionalidades básicas, como ar-condicionado com uma zona de climatização e ar quente. O controle elétrico dos vidros dianteiros e o banco traseiro rebatível são recursos adicionais que tornam o carro mais prático para o uso diário. O veículo também conta com direção assistida, o que facilita as manobras em espaços reduzidos e melhora o conforto ao dirigir.
O veículo possui uma suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico. Na traseira, o carro utiliza um eixo de torção, também com molas helicoidais, garantindo uma boa estabilidade e absorção de irregularidades da via.
Em termos de medidas, o carro tem um comprimento total de 3788 mm, largura de 1626 mm, altura de 1429 mm e uma distância entre-eixos de 2443 mm. A bitola dianteira é de 1387 mm, enquanto a bitola traseira mede 1388 mm. A altura mínima do solo é de 115 mm, o que proporciona um equilíbrio entre estabilidade e capacidade de enfrentar pequenas irregularidades no pavimento.
Os freios dianteiros utilizam discos sólidos, enquanto os traseiros são do tipo tambor, oferecendo um desempenho de frenagem adequado para o porte do carro. A direção conta com assistência hidráulica e tem um diâmetro de giro de 9,8 metros, facilitando manobras em espaços urbanos.
O carro vem equipado com pneus de medidas 165/70 r13 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 116 mm. O estepe segue as mesmas especificações dos pneus principais, garantindo uniformidade no caso de substituição emergencial.