Chevrolet Celta LT 1.0 2015: principais pontos a observar antes de comprar usado; preço consumo e desempenho

A compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado pode ser uma escolha interessante, desde que alguns pontos cruciais sejam verificados, como motor, consumo e itens de segurança. Confira o que avaliar antes de tomar uma decisão e saiba se esse veículo atende às suas expectativas no mercado de usados.
Publicado em Usados dia 17/09/2024 por Alan Corrêa

Quando se considera a compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado, há uma série de fatores importantes a serem analisados. Esse modelo compacto, com motor de 78 cv e deslocamento de 999 cm³, tem um desempenho satisfatório para o uso urbano. Porém, antes de fechar negócio, é essencial verificar o estado do motor, sobretudo no que diz respeito ao sistema de injeção multiponto e à correia dentada, que precisa estar em boas condições para evitar problemas mecânicos futuros.

A suspensão do veículo também merece atenção. O Celta possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Esses componentes sofrem desgaste ao longo dos anos, especialmente se o carro tiver sido utilizado em estradas com condições irregulares. Verificar o estado das molas helicoidais e amortecedores é fundamental para garantir um bom desempenho de rodagem e evitar gastos extras com manutenção.

Outro ponto relevante é o consumo de combustível. O Chevrolet Celta LT 1.0 2015 tem boas médias de consumo, com 7,6 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, rodando com gasolina. No entanto, é importante certificar-se de que essas médias estão de acordo com o esperado. Se o carro não tiver passado por manutenções regulares, o consumo pode aumentar, impactando o custo-benefício do veículo.

Itens de segurança, como freios ABS e airbags frontais, também devem ser inspecionados. Apesar de serem itens de série no Celta, é fundamental verificar se estão funcionando corretamente, já que problemas nesses sistemas podem comprometer a segurança dos ocupantes. Um carro com freios ou airbags danificados pode exigir reparos caros e reduzir a confiabilidade do veículo.

Outro aspecto a ser considerado é o custo de manutenção. Embora o Chevrolet Celta seja conhecido por suas peças relativamente acessíveis, é importante verificar se o veículo passou por revisões regulares e se componentes como pneus, direção hidráulica e ar-condicionado estão em pleno funcionamento. O custo médio do seguro também deve ser levado em conta. Para o modelo 2015, o seguro gira em torno de R$ 2.391, o que pode impactar no custo total de manutenção anual.

Por fim, ao considerar o preço de mercado, o Celta LT 1.0 2015 tem uma desvalorização de 3,57%, o que pode representar uma boa oportunidade de compra para quem busca um carro compacto e acessível. O valor médio gira em torno de R$ 32.747, mas é essencial negociar o preço com base no estado geral do veículo e nos custos adicionais, como IPVA e seguro.

A compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado pode valer a pena se o comprador observar com cuidado todos esses aspectos, desde a condição mecânica até os itens de segurança e conforto. Garantir que o veículo está em boas condições pode evitar surpresas desagradáveis e garantir uma experiência satisfatória com o carro.

Qual é o preço do Celta?

Desempenho, motor e potência

O veículo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado transversalmente, com alimentação por injeção multiponto. Esse motor tem quatro cilindros em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada. Cada cilindro possui uma cilindrada unitária de 250 cm³, com um diâmetro de 71,1 mm e um curso de pistão de 62,9 mm. A razão de compressão é de 12,6:1, gerando um deslocamento total de 999 cm³.

A potência máxima do motor é de 78 cv quando abastecido com álcool e 77 cv com gasolina, atingidos a 6400 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina), disponível a 5200 rpm. Com essa configuração, o veículo consegue uma velocidade máxima de 161 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. O peso do carro em relação à potência é de 11,41 kg/cv, enquanto o peso por torque é de 91,8 kg/kgfm. A potência específica atinge 78,1 cv por litro, com um torque específico de 9,7 kgfm/litro.

A tração do carro é dianteira, e a transmissão é manual de 5 marchas, utilizando o câmbio código f17 minus hr. A embreagem é do tipo monodisco a seco, o que proporciona uma troca de marchas eficiente para um hatchback compacto.

Consumo e autonomia

O veículo apresenta desempenho de consumo razoável para a categoria de compactos. No ciclo urbano, com álcool, ele atinge 7,6 km/l, enquanto no rodoviário chega a 8,7 km/l. Com gasolina, esses números sobem significativamente, para 10,7 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. A autonomia urbana com álcool é de aproximadamente 410 km, e rodoviária, 470 km. Com gasolina, a autonomia urbana aumenta para 578 km, e na rodovia pode alcançar até 691 km.

Interior

O interior do veículo oferece um ambiente simples e funcional, com capacidade para cinco ocupantes. O espaço interno é adequado para a proposta do carro, proporcionando conforto básico para viagens curtas ou deslocamentos urbanos. O porta-malas tem capacidade para 260 litros, o que é suficiente para atender às necessidades de um hatchback compacto. A carga útil do carro é de 460 kg, garantindo boa capacidade de transporte de passageiros e bagagem.

Os ocupantes da cabine têm à disposição uma série de funcionalidades básicas, como ar-condicionado com uma zona de climatização e ar quente. O controle elétrico dos vidros dianteiros e o banco traseiro rebatível são recursos adicionais que tornam o carro mais prático para o uso diário. O veículo também conta com direção assistida, o que facilita as manobras em espaços reduzidos e melhora o conforto ao dirigir.

Medidas

O veículo possui uma suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico. Na traseira, o carro utiliza um eixo de torção, também com molas helicoidais, garantindo uma boa estabilidade e absorção de irregularidades da via.

Em termos de medidas, o carro tem um comprimento total de 3788 mm, largura de 1626 mm, altura de 1429 mm e uma distância entre-eixos de 2443 mm. A bitola dianteira é de 1387 mm, enquanto a bitola traseira mede 1388 mm. A altura mínima do solo é de 115 mm, o que proporciona um equilíbrio entre estabilidade e capacidade de enfrentar pequenas irregularidades no pavimento.

Os freios dianteiros utilizam discos sólidos, enquanto os traseiros são do tipo tambor, oferecendo um desempenho de frenagem adequado para o porte do carro. A direção conta com assistência hidráulica e tem um diâmetro de giro de 9,8 metros, facilitando manobras em espaços urbanos.

O carro vem equipado com pneus de medidas 165/70 r13 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 116 mm. O estepe segue as mesmas especificações dos pneus principais, garantindo uniformidade no caso de substituição emergencial.

Ficha Técnica do Chevrolet Celta LT 1.0 2015

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Chevrolet Celta LT 1.0 2015

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Wikipedia, Webmotors e OLX.