Chevrolet Montana consegue apenas três estrelas em teste de segurança do Latin NCAP

A Chevrolet Montana, produzida no Brasil, recebeu três estrelas no teste de colisão do Latin NCAP. Embora tenha apresentado bons resultados na proteção de ocupantes adultos e em testes de impacto lateral, a escolha da posição das cadeirinhas infantis e a ausência de frenagem autônoma de emergência limitaram a nota final.
Publicado em Ficha técnica dia 3/09/2024 por Alan Corrêa

A Chevrolet Montana, fabricada no Brasil, passou recentemente por uma avaliação rigorosa do Latin NCAP, uma organização que testa a segurança de veículos comercializados na América Latina e Caribe. O modelo obteve três estrelas de um total de cinco, resultado que traz à tona tanto pontos positivos quanto aspectos que ainda precisam de melhorias.

No teste de colisão frontal, realizado a 64 km/h contra uma barreira móvel, a Montana demonstrou uma estrutura estável, o que garantiu uma boa proteção para os ocupantes adultos. A picape apresentou resultados consistentes também no impacto lateral, tanto contra uma barreira móvel quanto contra um poste, sem sinais de vazamento de combustível ou abertura inesperada das portas. No entanto, o Latin NCAP destacou estruturas perigosas atrás do painel, que podem comprometer a segurança dos joelhos dos passageiros.

Chevrolet Montana alcança três estrelas em teste de colisão do Latin NCAP.
Chevrolet Montana alcança três estrelas em teste de colisão do Latin NCAP.

Apesar dos pontos fortes, a nota final foi afetada pela decisão da Chevrolet de posicionar as cadeirinhas infantis voltadas para frente durante os testes. Esta prática vai contra as recomendações globais que indicam a instalação das cadeirinhas voltadas para trás, especialmente para crianças pequenas. A escolha comprometeu a proteção das crianças simuladas nos testes, resultando em cargas altas no pescoço e no peito dos dummies. Mesmo com a presença de sistemas como o ISOFIX, a decisão de não seguir as melhores práticas globais impactou negativamente a avaliação.

Outro ponto que limitou a nota da Montana foi a ausência de um sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB). Este recurso, que vem se tornando cada vez mais comum em veículos modernos, não está disponível nem mesmo como opcional na picape. A falta do AEB influenciou negativamente a pontuação no quesito de proteção para pedestres, onde a Montana recebeu uma avaliação “pobre” para a parte superior da perna no teste de impacto.

O Latin NCAP também testou o Toyota Raize, um SUV compacto que não é comercializado no Brasil, mas está disponível em outros mercados da América Latina. O Raize, fabricado na Indonésia, obteve apenas uma estrela, mostrando uma estrutura instável nos testes de colisão e uma intrusão significativa na cabine. A ausência de airbags laterais impediu a realização do teste de impacto contra poste, resultando em uma avaliação geral bastante desfavorável.

A Chevrolet Montana mostrou um desempenho aceitável no teste do Latin NCAP, especialmente na proteção de ocupantes adultos e em impactos laterais. No entanto, para alcançar notas mais altas, a fabricante precisa revisar sua abordagem em relação à proteção infantil e considerar a inclusão de tecnologias de assistência à condução, como o AEB, que podem melhorar significativamente a segurança do veículo.

Fonte: Latinncap, Terra, iG e QuatroRodas.