O mercado de carros para PcD já está consolidado e atraindo cada vez mais montadoras para este segmento. Um dos veículos com mais sucesso é o Spin da Chevrolet, que ganhou uma nova configuração. Para conquistar a liderança de vendas, o novo Spin adicionou câmbio automático com seis marchas e outros equipamentos tecnológicos, complementando as vantagens do amplo espaço, versatilidade e valor competitivo que já possui.
A Chevrolet está investindo em cheio no mercado PcD e não é a toa que o único veículo deste segmento apresentado no Salão do Automóvel 2018 foi o Spin, com uma adaptação terceirizada para cadeirante na parte traseira.
A última geração do Spin, desde o lançamento no meio do ano, tem mantido as vendas em alta. Em novembro, por exemplo, teve o número recorde de 4.100 unidades comercializadas. Assim, o Spin já detém o posto de terceiro veículo mais vendido da Chevrolet e vice-líder dentro da própria categoria de crossover e SUV compactos.
Sem dúvida, o fato de disponibilizar sete lugares é um dos principais diferenciais e atrativos do Spin. Além é claro do preço mais baixo dentro da classe de minivans.
O sucesso também gerou um aumento de preços, sendo que a versão LT utilizada como base para a versão PcD pode ser encontrada até por R$ 73.690. Logo, como o teto limite para isenção de impostos é de R$ 70.000, a solução foi readaptar o veículo para ficar com o valor de R$ 69.990, sendo que com os benefícios pode sair até por R$ 54.350.
O Spin está equipado com motor Flex 1.8 ECO, 8V, 111 cv de potência, 17,7 kgfm de torque a 2.600 rpm, câmbio automático com 6 velocidades, aceleração de 0 a 110 km/h em 11,3 segundos, consumo a gasolina na cidade de 10,3 km/l e na estrada 12,0, e etanol 7,0 km/l e 8,3 km/l respectivamente.
Ao contrário da tendência de enxugar os veículos PcD, a Chevrolet não utilizou como base a versão de entrada LS mas a logo acima LT, possibilitando uma ampla lista de equipamentos:
Também estão incluindo diversos recursos tecnológicos e de assistência, entre os quais se destacam:
Espaço é o que não falta no Spin e se torna uma das principais atrações para pessoas com deficiência. Com espaço na porta malas maior da categoria, com capacidade de 710 litros e com bancos bipartidos e rebatíveis, o Spin se adapta facilmente as necessidades do segmento PcD.
O exemplo apresentado pela Cavenaghi, especializada no ramo de adaptações, no Salão do Automóvel foi o acesso para cadeirante, com sua própria cadeira de rodas, através de uma rampa acoplada na parte traseira.
Entre os dispositivos de segurança incorporados originalmente ao Spin estão: