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Citroën Ami: a nova solução de mobilidade elétrica para 2025 no Brasil

O Citroën Ami, apresentado como uma alternativa de mobilidade sustentável, deve chegar ao Brasil em 2025. Compacto, elétrico e eficiente, o modelo foi projetado para atender às demandas de deslocamento urbano em pequenas distâncias, posicionando-se como uma solução inovadora para áreas privadas e corporativas. Com dimensões reduzidas, velocidade limitada e foco em praticidade, o Ami é classificado como um quadriciclo, não sendo considerado um carro convencional.
Publicado em Citroën dia 5/01/2025 por Alan Corrêa

O Citroën Ami, microveículo elétrico lançado na Europa em 2020, foi projetado para atender a deslocamentos urbanos com baixa emissão de poluentes e eficiência energética.

Pontos Principais:

  • Veículo elétrico com autonomia de até 80 km.
  • Carregamento completo em menos de 4 horas.
  • Velocidade máxima limitada a 45 km/h.
  • Dimensões reduzidas, com apenas 2,41 metros de comprimento.

O veículo mede 2,41 metros de comprimento e 1,39 metros de largura, sendo extremamente compacto. Ele foi projetado para acomodar dois ocupantes e apresenta uma estrutura simétrica, com as mesmas peças usadas na parte frontal e traseira. Seu peso e potência também atendem aos critérios para classificação como quadriciclo, permitindo o uso em países com legislação mais flexível para veículos de baixa potência.

O modelo, que já vendeu mais de 65 mil unidades no mercado europeu, deverá ser vendido no Brasil em 2025, ampliando as opções de mobilidade sustentável no país.

Principais características técnicas

O Citroën Ami é movido por uma bateria de 5,5 kWh, que proporciona uma autonomia de até 80 km, ideal para trajetos curtos e deslocamentos dentro de áreas privadas. Sua velocidade máxima é limitada a 45 km/h, o que o torna adequado para espaços com baixa circulação e ambientes urbanos restritos. O carregamento da bateria pode ser feito em tomadas comuns de 110V ou 220V, e a recarga completa leva menos de quatro horas.

O modelo mede apenas 2,41 metros de comprimento e 1,39 metros de largura, características que o classificam como um dos veículos mais compactos do mercado. Ele tem capacidade para dois ocupantes e foi projetado para ser funcional e prático, com dimensões que facilitam o estacionamento e a manobrabilidade em espaços pequenos.

Com estrutura simétrica, o Ami utiliza as mesmas peças na frente e na traseira, uma escolha que reduz custos de produção e manutenção. Além disso, conta com um teto solar panorâmico e carenagem resistente à chuva, ampliando sua versatilidade em diferentes condições climáticas.

Aplicações práticas e mercado

O Ami foi concebido como uma solução para ambientes controlados, sendo utilizado principalmente em áreas privadas como condomínios, shoppings, fábricas e aeroportos. Sua funcionalidade também o torna útil em cidades turísticas, onde a circulação de veículos maiores é limitada. Na Europa, ele já é amplamente utilizado em áreas como transporte corporativo e até por forças policiais em algumas regiões.

Empresas no Brasil têm demonstrado interesse no modelo como parte de iniciativas para reduzir emissões de carbono e adotar práticas alinhadas às metas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). O Ami oferece uma alternativa econômica e sustentável, especialmente para deslocamentos de curta distância em espaços corporativos e logísticos.

Na Europa, o modelo já vendeu mais de 65 mil unidades desde seu lançamento em 2020, destacando-se como uma solução acessível e eficiente. A expectativa é que o mercado brasileiro aproveite sua versatilidade e eficiência, especialmente em setores que buscam inovações em mobilidade elétrica.

Preço e posicionamento

Na Europa, o Citroën Ami é vendido por preços que variam entre €7.990 e €8.990, o que equivale a aproximadamente R$ 45.000 a R$ 51.000. No Brasil, especialistas estimam que o modelo será comercializado por valores abaixo de R$ 100.000, considerando impostos e custos logísticos. Mesmo com o preço ajustado, o Ami se posiciona como uma alternativa competitiva para empresas e consumidores que priorizam mobilidade sustentável.

O modelo deverá ser disponibilizado no Brasil em 2025, com estratégias voltadas para venda direta e parcerias corporativas. A Citroën já desenvolveu uma página dedicada ao Ami no país, indicando o crescente interesse no microveículo e suas potenciais aplicações no mercado nacional.

Fonte: Citroen, Stellantis, MobiAuto e AutoPapo.