O Citroën Basalt, o novo SUV coupé da montadora francesa, está prestes a ser lançado no mercado brasileiro. Com produção confirmada no Polo Industrial de Porto Real, no Rio de Janeiro, o modelo já desperta a curiosidade do público, que aguarda detalhes sobre as versões e motorizações disponíveis. A montadora divulgou que o Basalt será equipado com o motor 1.0 Turbo 200 flex, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol.
Esse motor, já conhecido em outros modelos da Stellantis, como o C3 e o C3 Aircross, será acoplado a uma transmissão automática CVT, com simulação de sete marchas. Essa combinação promete garantir uma experiência de direção eficiente, alinhada com as tendências de mercado para SUVs compactos. A Citroën busca atender às necessidades dos consumidores com um veículo que oferece bom desempenho e economia de combustível, fatores cada vez mais valorizados no Brasil.
Ainda há especulações sobre as versões de entrada do Basalt, que podem receber o motor 1.0 Firefly aspirado, também da Stellantis, capaz de gerar 75 cv e 10,7 kgfm de torque com etanol. Caso essa motorização seja confirmada, ela deverá vir acompanhada de uma transmissão manual de cinco marchas, o que posicionaria o modelo em uma faixa de preço mais acessível dentro do portfólio da marca.
O design do Citroën Basalt segue a linha de SUVs coupé, com dimensões que prometem agradar a quem busca um veículo prático, mas sem abrir mão de espaço interno. O modelo tem 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e uma distância entre-eixos de 2.651 mm. O porta-malas oferece uma capacidade de 470 litros, ideal para o dia a dia e pequenas viagens.
No que diz respeito à suspensão, o Basalt adota um sistema McPherson na dianteira e barra de torção transversal na traseira, uma configuração comum em veículos dessa categoria. Os freios dianteiros são a disco ventilados, enquanto os traseiros são a tambor. A direção será elétrica, proporcionando mais conforto e precisão ao dirigir.
A Citroën também destaca a tecnologia presente no Basalt. O motor Turbo 200 conta com injeção direta de combustível, turbocompressor com wastegate elétrica e o sistema de comando de válvulas MultiAir III, uma inovação dentro do segmento. Essa configuração permite maior controle sobre a eficiência do motor, o que contribui para um desempenho equilibrado em termos de potência e economia.
O Basalt se junta ao portfólio de modelos produzidos no Brasil pela Citroën, que inclui o C3 hatch e o C3 Aircross. A estratégia da marca é oferecer uma ampla gama de opções dentro do segmento de SUVs, um dos mais competitivos do mercado automotivo nacional. O novo SUV coupé promete ser uma alternativa interessante para quem busca um veículo estiloso, com tecnologia de ponta e diferentes opções de motorização.
Além do motor Turbo 200, a Citroën já utiliza essa tecnologia em outros veículos como o C3 YOU!, que se destaca como o hatch turbo automático mais acessível da categoria. A empresa reforça seu compromisso em oferecer produtos que combinam inovação e acessibilidade, sempre focando em entregar eficiência sem abrir mão do desempenho.
O lançamento oficial do Citroën Basalt deve ocorrer em breve, com mais detalhes sobre preços e versões a serem revelados. A expectativa é que o modelo se posicione entre o C3 hatch e o C3 Aircross em termos de preço, oferecendo uma opção intermediária para os consumidores que desejam um SUV coupé com estilo e praticidade.
O Basalt é um dos lançamentos mais aguardados no mercado brasileiro, com previsão de chegada entre setembro e outubro de 2024. Esse novo SUV coupé, produzido pela Citroën, promete atrair consumidores que buscam um veículo moderno, com design arrojado e preço competitivo. Com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, o modelo se posiciona como uma opção acessível dentro de um segmento altamente competitivo, rivalizando com modelos como Volkswagen Nivus e Fiat Fastback.
O Citroën Basalt, que será lançado no Brasil até 2025, terá preços variando entre R$ 119.900 e R$ 136.200, dependendo da versão e dos recursos oferecidos. As versões de entrada contam com um motor 1.0 Firefly, enquanto as versões superiores incluem um motor 1.0 turbo com 130 cv, oferecendo diferentes níveis de desempenho e tecnologia.
Fonte: Stellantis, R7 e Motor1.